09/09/2020

Covid-19: Rede Fhemig apresenta balanço de atuação

Fundação Hospitalar desenvolveu, no início da pandemia, plano de capacidade plena para responder às demandas assistenciais geradas pela doença - Na tarde desta quarta-feira (9/9), o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fábio Baccheretti Vitor, apresentou um balanço da atuação da rede durante a epidemia da covid-19 no estado. De acordo com o presidente, a Fhemig participou das discussões sobre a pandemia no estado desde janeiro deste ano. O objetivo era preparar a rede para que a mesma pudesse a resposta assistencial para os casos em Minas.


“Ainda não se sabia como a doença iria se comportar no estado, então foi feito um planejamento de governo e, a partir daí, foi desenvolvido o Plano de Capacidade Plena. Atualmente, já estamos em sua sexta versão, tendo sido a primeira iniciada em março, quando o Hospital Eduardo de Menezes (HEM) se tornou uma instituição totalmente dedicada aos casos da covid-19”, explicou o presidente da Fhemig.

Fábio Baccheretti destacou que, tendo por base os planejamentos já realizados e o comportamento da curva epidemiológica, a rede expandiu seu número de leitos, buscando, ao mesmo tempo, manter as linhas de cuidado tradicionalmente ofertadas.
“Em Belo Horizonte, destacamos o Hospital Júlia Kubitschek, com o maior número de leitos na cidade, o João Paulo II, com leitos pediátricos para covid-19 e o João XXIII, também com leitos para covid”, detalhou.

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais é composta por 21 Unidades Assistenciais, divididas em 6 complexos, distribuídos em 9 municípios de Minas.

No interior do estado, o Hospital Antônio Dias, em Patos de Minas, abriu 10 novos leitos de CTI para covid. Em Barbacena, foram 6 novos leitos. Já o Hospital João Penido, em Juiz de Fora, abriu 20 leitos de terapia intensiva, sendo 10 novos e 10 remanejados.
“Nosso esforço foi para a abertura de leitos de CTI porque sabemos que esses são os leitos mais difíceis de se expandir e a Fhemig tem o compromisso junto ao estado de suprir essa necessidade”, afirmou Fábio Baccheretti.


Covid-19 em Minas

Ao longo da coletiva, a coordenadora da Sala de Situação da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eva Lídia Medeiros, atualizou as informações da covid-19 no estado.

“Até o momento foram 238.515 casos confirmados da covid-19 em Minas Gerais e 5.935 óbitos”, informou.

Já especificamente em relação aos atendimentos realizados pelos hospitais da Fhemig, o presidente da rede apresentou os números registrados.

“De acordo com o boletim epidemiológico da rede, foram 15.286 casos suspeitos da covid-19 atendidos, sendo 1.585 casos confirmados e 269 óbitos. Um total de 771 altas hospitalares foram registradas”, detalhou Baccheretti.

No que se refere ao perfil epidemiológico dos pacientes atendidos na rede, a maior parte dos atendimentos concentrou-se nos homens, com 52,8%, e 41% dos casos da doença ocorreram em pessoas acima de 60 anos.

“Os números da pandemia vem seguindo o platô e observamos uma queda na ocupação hospitalar, especialmente em Belo Horizonte e Juiz de Fora. No entanto, vale lembrar que o vírus continua circulando e, por isso, os cuidados básicos, como distanciamento, uso de máscara e álcool gel, devem seguir”, concluiu.


Por Jornalismo SES-MG

Foto: Fernanda Moreira Pinto - FHEMIG