09/03/2021

Balneoterapia é reinaugurada na Unidade de Queimados do HJXXIII

A sala de balneoterapia foi entregue totalmente reformada aos pacientes da Unidade de Tratamento de Queimados Prof. Ivo Pitanguy, do Hospital João XXIII, no dia 2 de março. A Balneoterapia foi criada em 2010 e é o local onde são realizados os banhos e as trocas de curativos de forma segura e confortável para os pacientes. A prática desse procedimento garante uma fundamental redução nas infecções comuns em caso de queimaduras.


O Hospital João XXIII é referência estadual e nacional no tratamento de grandes queimados. Foi reconhecido pela excelência no atendimento em tragédias como Janaúba, a explosão do barco no Acre, entre outras que comoveram o país. A experiência e a capacitação da equipe são fundamentais na recuperação desses pacientes, além de práticas e equipamentos adequados ao tratamento.

“O atendimento aos casos de queimados envolve vários profissionais, que se desdobram nas etapas do tratamento. É necessário se pensar em medidas que controlem o risco de infecções e, ao mesmo tempo, acelerem a recuperação dos tecidos lesionados. A balneoterapia reduz muito o risco de infecção, reduzindo também o uso de antimicrobianos nos pacientes”, explica a pediatra assistente da UTQ, Rosa Bertolin.

“O banho faz parte do tratamento do paciente queimado. A sala de balneoterapia traz conforto e segurança para o paciente, e maior qualidade no tratamento”, concorda a coordenadora de Enfermagem da UTQ, Juliana Aparecida Correa Nunes Feitosa.
A pele se configura como órgão vital, responsável pela barreira de proteção do organismo ao meio externo. Com queimaduras graves, o paciente se torna vulnerável a infecções – uma das principais causas de morte nesses casos.

Mesmo sendo fundamental ao tratamento, o banho pode causar desconforto ao paciente já fragilizado. Na balneoterapia, é possível minimizar a dor. A pediatra Rosa Bertolin explica que as crianças são sedadas e, assim, os procedimentos são monitorados e realizados com menor sofrimento para os pequenos. “Conto com uma equipe experiente que realiza o desbridamento e a troca de curativos em um ambiente projetado e equipado para o cuidado com nosso paciente”, enfatiza a médica.

Equipe da UTQ/ HJXXIII



A sala foi reformada em tempo recorde, com a iniciativa da equipe da Enfermagem e a execução da Manutenção da Fhemig. “Foi uma grande conquista para os pacientes e toda equipe da Unidade de Tratamento de Queimados do Complexo Hospitalar de Urgência. Com um ambiente adequado, conseguimos melhorar os processos de trabalho e garantir um atendimento seguro e de qualidade para os pacientes queimados”, avalia a enfermeira e coordenadora, Juliana Feitosa.

 

 


Balneoterapia

A balneoterapia é um excelente recurso técnico no tratamento de pacientes queimados. O procedimento possui três finalidades principais: higiênica (evita a infecção, por meio da remoção de impurezas), terapêutica (facilita a cicatrização, graças à melhoria das condições de circulação sanguínea); e preventiva (previne cicatrizes e sequelas, através dos exercícios ativos realizados pelo paciente, livre de ataduras).

 

Por Michèlle de Toledo Guirlanda