04/05/2021

Casa de Saúde Santa Izabel inaugura Unidade de Cuidados Continuados

Começou a funcionar, nesta terça-feira (4/5), na Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), a Unidade de Cuidados Continuados. O espaço servirá como retaguarda para a rede de urgência da microrregião de Betim, composta por 13 municípios, prestando assistência integral aos usuários.

Desde 1988 atuando na prevenção de incapacidades de pacientes acometidos pela hanseníase, a CSSI conta com servidores altamente capacitados, o que possibilitou a criação da nova unidade de atendimento. O espaço tem 25 leitos, que serão destinados aos usuários que necessitam de reabilitação e/ou adaptação a sequelas provenientes de algum procedimento clínico, cirúrgico ou traumatológico.

O atendimento será prestado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista e enfermeiros. Com foco na assistência integral, as famílias dos pacientes ainda receberão orientação e os encaminhamentos necessários durante o processo.

Para o diretor da CSSI, Fabrício Giarola Oliveira, a microrregião de Betim e o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) ganham muito com o novo serviço. “Agregamos uma nova linha de cuidado à CSSI, com um espaço confortável e próprio para a reabilitação do paciente, promovendo o giro de leito em uma unidade hospitalar aguda, como a do Hospital Regional de Betim".

unidade cuidados continuados cssi 2

A gerente assistencial da unidade, Eliane Daniele Teixeira Magalhães, concorda. “A inauguração desta unidade é de grande relevância para região, pois receberemos pacientes que estão em internação, em leitos como os de terapia intensiva (CTI/ UTI), que ainda não possuem condições de retornar para casa e precisam de um atendimento com foco na reabilitação”, afirma. “Esta iniciativa, além de proporcionar um atendimento qualificado e humanizado, ainda contribui para desafogar os leitos da microrregião neste momento de pandemia”, explica a gerente.

O serviço, oficializado a partir de termo firmado no início deste ano com a Prefeitura de Betim, teve seu início antecipado para atender também aos pacientes com necessidade de reabilitação pós-covid.  Os leitos são destinados aos pacientes da microrregião que já saíram da fase de cuidado hospitalar típico e que se encontram em situação clínica estável, porém necessitando de reabilitação e/ou adaptação.

A diretora assistencial da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Lucineia Carvalhais, ressalta que este tipo de flexibilização aconteceu em todas as unidades de saúde da Fhemig.  "É importante destacar que todas as unidades precisaram se revocacionar. Ou seja, realizar atendimentos que antes não eram suas especialidades, oferecendo uma resposta à pandemia sem deixar de atender a sua linha principal. No caso da CSSI, também foi apresentada essa resposta à Rede de Atenção à Saúde, fortalecendo o cuidado e a reabilitação”.

Por Aline Castro Alves