11/05/2021

Centro Psíquico da Adolescência e da Infância reforma Lar Abrigado

A revitalização contemplou troca de piso, pintura e nova área de lavanderia

O Lar Abrigado do Centro Psíquico da Adolescência e da Infância (Cepai), da Rede Fhemig, acaba de passar por uma revitalização e qualificação da sua estrutura. O espaço agora conta com piso, pintura e lavanderia novos, para atender com muito mais conforto a quem vive ali, deixando servidores e abrigados satisfeitos com o resultado.

Para a diretora do Cepai, Virgínia Salles, a reforma do espaço, trouxe muitos benefícios. “Tem possibilitado aos moradores uma nova oportunidade de humanização do cuidado, devolvendo a eles o local onde realmente reconhecem como lar. Um ambiente que garante a individualidade de cada um e, ao mesmo tempo, um espaço de convivência amplo, seguro e adequado. É uma forma de devolver a dinâmica de convivência que sempre estiveram acostumados, e também a alegria de ter o seu lugar garantido”, afirma emocionada.

cepai quartoCriado em 1998 para receber sete pacientes adultos, que viviam em antigas instituições e acabaram perdendo seus vínculos familiares, o Lar Abrigado, além de residência para essas pessoas, tem como objetivo promover o relacionamento social dos seus moradores, criando uma rotina que envolva interação com o espaço em que convivem e com o meio externo.

A Irmã Mercês, que está na unidade, desde a sua fundação, como tutora dos moradores do Lar Abrigado, também se mostrou muito feliz com a reforma. “Achei que valeu muito a pena, ficou ótima! Eles agora têm uma casa nova”.  

As obras foram realizadas com os recursos da emenda parlamentar 09/2020, que reconheceu a importância social da iniciativa.

De acordo com a diretora da unidade, as residências terapêuticas, vinculadas a um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), como é o caso do Lar Abrigado no Cepai, são alternativas de moradia para um grande contingente de pessoas. “São pessoas que permaneceram durante anos em instituições psiquiátricas, justamente por não contarem com suporte adequado na família ou na comunidade. Por isso, essa reforma foi tão importante na vida deles”, explica.

A auxiliar de enfermagem Sueli Cristina Fernandes da Silva, pôde comprovar: “Os abrigados têm tomado mais sol, estão mais corados, animados, está sendo ótimo para eles. Podemos ver o contentamento na feição deles”.  cepai lavanderia

Segundo a técnica de enfermagem Tânia Beatriz Lopes Amorim, a reforma foi a melhor coisa que aconteceu tanto para abrigados quanto para servidores da unidade. “Além deles estarem mais tranquilos e felizes com a volta ao lar - agora ainda melhor do que antes, a reforma foi positiva também para nós, servidores, que temos um espaço mais qualificado para o cuidado e a execução do trabalho como um todo”, explica.

Sobre o Cepai

Referência em Minas Gerais na Atenção em Saúde Mental da Criança e do Adolescente, especialmente para casos de maior complexidade e de vulnerabilidade social, a unidade atua como centro de excelência na formação de profissionais da Rede SUS, além de fazer parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) municipal e estadual, sendo porta de entrada por demanda espontânea ou via encaminhamento para casos de urgência.

Por Aline Castro Alves