Atendimento de urgência psiquiátrica infantojuvenil

Descrição : O serviço de urgência psiquiátrica atende crianças e adolescentes que sofreram alteração no pensamento (delírio) ou alteração nas ações (atos agressivos), situações que demandam atendimento rápido, devido ao de risco de morte.

Em geral, são casos de agressividade dentro de casa, quebra de brinquedos e móveis, ou agressão violenta aos professores e colegas na escola. Ocorrem quando crianças ou adolescentes ficam irritadiças sem motivo aparente e agridem a si mesmas ou às pessoas à sua volta. Também são atendidos pacientes com alterações mentais devido ao uso de drogas e realizado o acompanhamento dos que apresentam sequelas de traumas no crânio.

Para o atendimento de urgência, a criança ou adolescente deve ser encaminhada ao Centro Psíquico da Adolescência e Infância (Cepai), ou ser solicitado resgate por meio do Corpo de Bombeiros (193) ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU (192).

As principais situações de emergência psiquiátrica são: – comportamento violento (agressividade ou comportamento violento é uma emergência porque a pessoa apresenta atitudes que ameaçam outras pessoas e/ou o patrimônio); – comportamento depressivo e/ou ansioso (sintomas intensos de angústia podem causar sintomas corporais como sudorese, coração acelerado, falta de ar e sensação de morte iminente, além de retração e isolamento da pessoa que experimenta esses sintomas); – delírio (a pessoa fica sonolenta, tem dificuldade em prestar atenção no que se passa ao seu redor e apresenta alucinações - vê coisas que não existem); – psicoses agudas (a pessoa fica fora da realidade, desorientada, muitas vezes não sabe quem é ou onde está, vê e ouve coisas que ninguém mais vê ou ouve – alucinações –, acredita que alguém a persegue ou quer prejudicá-la ou em qualquer outra situação que não corresponde à realidade).

Valor da taxa: Gratuito.

Documentos necessários: Acompanhante ou responsável: documento de identificação (carteira de identidade ou carteira de motorista ou carteira de trabalho). Criança ou adolescente: certidão de nascimento ou carteira de identidade.

Unidades onde o serviço é prestado:

Município unidade: