Atendimento domiciliar terapêutico a pacientes com HIV/aids

Descrição : Serviço de assistência domiciliar terapêutica (ADT) a paciente adulto portador da aids. O serviço é solicitado pelo médico e atende a pacientes de qualquer unidade pública de saúde.

A assistência domiciliar terapêutica consiste em uma visita semanal ao paciente por um médico infectologista, geralmente acompanhado de uma equipe com enfermeira, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social. Em determinados casos, o médico pode pedir acompanhamento também de nutricionista e fonoaudiólogo fornecidos pelo próprio serviço.

O serviço orienta o paciente sobre como realizar exames complementares, como urina, fezes, sangue, tomografia computadorizada e outros serviços de diagnóstico. O programa assiste integralmente o paciente em todas as demandas necessárias, como medicação, inclusive as utilizadas no coquetel de tratamento da aids.

O serviço realiza também um trabalho de educação e saúde com os familiares. A equipe de enfermagem capacita o responsável para cuidar do paciente. Ele aprende noções de biossegurança, como fazer um curativo, a importância de seguir corretamente o horário da medicação e também pode solicitar, a qualquer momento, suporte da equipe da assistência domiciliar terapêutica.

Informações sobre como encaminhar o paciente podem ser obtidas na unidade de atendimento abaixo.

Valor da taxa: Gratuito.

Documentos necessários: Documento de identificação (carteira de identidade ou carteira de motorista ou carteira de trabalho ou CPF e cartão do SUS).

Unidades onde o serviço é prestado:

Município unidade :