Atendimento médico a pessoas afetadas pela hanseníase

Descrição: O serviço presta atendimento e acompanhamento a pacientes afetados pela hanseníase. Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento da doença, maiores as chances de prevenir as consequências. A doença pode causar perda da sensibilidade à dor, feridas e perda dos ossos das extremidades, com deformidades das mãos, pés, nariz e orelhas.

As pessoas em tratamento deixam de ser transmissoras da doença. Os pacientes passam por avaliações clínicas e neurológicas periódicas e recebem orientações sobre o uso correto da medicação. Para ser atendido em uma das unidades indicadas abaixo, o paciente deve ser encaminhado pelo médico do posto de saúde. Na unidade, um especialista indica os procedimentos necessários e providencia o pedido para a retirada dos medicamentos gratuitamente.

A medicação pode ser tomada em casa ou em dias pré-agendados nos serviços de saúde da comunidade (“medicação assistida”). A internação pode ser necessária quando o paciente apresenta reações alérgicas devido ao uso dos medicamentos; nos casos de doença recente (formas agudas da doença), em que o paciente tem muita febre, lesões de pele e dores em todo o corpo e juntas; em casos muito graves ou em que a família não tenha condições de acompanhar o início do tratamento em casa. 

A duração do tratamento varia de acordo com a forma da doença, podendo levar de seis meses (para as formas mais brandas) a 24 meses (para as formas mais graves ou de tratamento mais tardios ou resistentes). 

Os sintomas da doença são: aparecimento de caroços ou inchaços no rosto, orelhas, cotovelos e mãos; entupimento constante do nariz, com um pouco de sangue e feridas; redução ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor e ao tato; manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas; partes do corpo dormentes ou amortecidas.

Valor da taxa: Gratuito.

Documentos necessários: Documento de identificação (carteira de identidade ou carteira de motorista ou carteira de trabalho ou CPF e cartão do SUS).

Arquivo: icon Hanseníase (9.63 KB)

Unidades onde o serviço é prestado

Município unidade: