Cirurgias de urgência para pacientes com risco de morte

Descrição: Atendimento de urgência para pacientes que correm risco de morte e necessitam de intervenção cirúrgica imediata. Entre os casos atendidos estão apendicite, hemorragia interna e digestiva, úlcera supurada, cólica biliar, peritonite, obstrução intestinal aguda e infarto intestinal (quando as alças intestinais não recebem mais a circulação arterial ou venosa).

Os sintomas mais comuns são dores agudas e inchaço na região do abdômen. Nestes casos de urgência, o paciente deve ser encaminhado ao pronto-socorro de uma das unidades de atendimento listadas abaixo. Ao chegar, ele passa pelo serviço de triagem que verifica se há risco de morte. Havendo risco, é levado imediatamente para o bloco cirúrgico.

Quando não há risco de morte, o paciente é medicado e encaminhado pelo hospital por meio de uma central de leitos, que o realoca em uma enfermaria ou em outro hospital, que poderá operá-lo posteriormente, conforme o diagnóstico.

Em casos de urgência, as vítimas podem utilizar o serviço de resgate por meio do Corpo de Bombeiros (193) ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU (192).

Valor da taxa : Gratuito.

Documentos necessários: Documento de identificação (carteira de identidade ou carteira de motorista ou carteira de trabalho).

Unidades onde o serviço é prestado

Município unidade: