Atendimento em urgência psiquiátrica para adulto

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB) atende usuários psiquiátricos adultos, referenciados pelo centro de atenção psicossocial (CAPS) municipal, que são recebidos em regime de internação. 

A unidade de internação de agudos (UIA) destina-se à assistência aos usuários portadores de transtorno mental durante a crise, quando põem em risco a própria vida ou a de terceiros. A unidade trabalha com o novo modelo assistencial que preconiza a permanência do portador de transtorno mental na família e, quando possível, inserido na sociedade, de modo a diminuir a segregação e a estigmatização.

Neste contexto, procura desenvolver um trabalho focado no sujeito e que valorize seu perfil sociocultural. A clientela atendida é bastante diversificada, seja na faixa etária, procedência, grau de instrução, nível socioeconômico, patologias e grau de dependência química. 

A terapêutica proposta pela UIA tem como pilar o “Projeto Terapêutico Individual” (PTI) que atende cada usuário a partir das suas especificidades. O interno é atendido pelo profissional de referência do PTI (profissional da saúde mental de nível superior): o psiquiatra, o médico clínico e profissionais de outras áreas do conhecimento e de atuação específica, conforme cada caso. Essa assistência humanizada busca promover uma relação terapêutica consistente, que possibilite o retorno ao convívio familiar e social de forma breve, harmônica e eficaz, minimizando reinternações. 

O CHPB e o Hospital Geral de Barbacena Dr. José Américo, oferecem, juntos, dez leitos clínicos para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, ou com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. São internações de curta permanência, durante crises de abstinência, e casos de intoxicações graves, de acordo com a Portaria nº 148, de 31 de janeiro de 2012, do Ministério da Saúde.

Valor da taxa: Gratuito.

Documentos necessários: Documento de identificação (carteira de identidade ou carteira de motorista ou carteira profissional).

Unidades onde o serviço é prestado

Município unidade :