Atendimento médico e internação de pacientes com complicações da tuberculose

Descrição: Atendimento a pacientes com complicações clínicas ou cirúrgicas relacionadas à tuberculose (doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões). São realizados exames para identificar a presença do Bacilo de Koch, bactéria que provoca a doença. Em caso de urgência, o paciente será encaminhado, via central de leitos, a uma das unidades listadas abaixo.

Os sintomas da tuberculose são: tosse persistente, que pode estar associada à produção de escarro; sangue no escarro ou tosse com sangue puro; febre; suor excessivo à noite; perda de peso; perda do apetite e fraqueza. A tuberculose é uma doença curável, mas a adesão do paciente é essencial. O tratamento médico deve ser seguido até o final, e pode ser feito em um posto de saúde próximo à casa do paciente, que fornece a medicação gratuitamente, com a apresentação de pedido médico.

Se o paciente abandonar o tratamento, que dura cerca de seis meses, ou não tomar corretamente a medicação, a doença pode evoluir para uma forma resistente que, em geral, exige internação hospitalar de longa permanência. Neste caso, o paciente somente recebe alta quando curado (teste com resultado negativo).

Valor da taxa: gratuito.

Documentos necessários: documento de identificação (carteira de identidade ou carteira de motorista ou carteira de trabalho ou CPF e cartão do SUS).

Unidades onde o serviço é prestado