e-SIC
Fale conosco
Ouvidoria SUS
Credenciamento de profissionais médicos
Credenciamento Consórcios Intermunicipais de Saúde

Notícias

16/04/2024

Após dengue grave, ex-paciente retorna ao Hospital Eduardo de Menezes para agradecer equipe

Viviane Miranda ficou cinco dias na UTI e chegou a apresentar exames com taxa de plaquetas zerada

O que parecia ser um quadro de dengue com uma evolução dentro do esperado tornou-se um grande susto para a massoterapeuta Viviane Gomes Miranda. Após cinco dias com os sintomas clássicos da doença, um sangramento acendeu o sinal de alerta e a fez procurar uma unidade de pronto atendimento. No mesmo dia, já foi encaminhada para o Centro de Terapia Intensiva do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Seu caso era tão grave que, por três vezes, chegou a apresentar um resultado de hemograma preocupante: o número de plaquetas estava em zero.

10/04/2024

Bebê de 4,5 kg nasce na Maternidade Odete Valadares, em BH

Referência em gestação de alto risco, unidade da Fhemig alerta para riscos do diabetes na gravidez

Uma bebê “gigante” nasceu com 4,5 kg - um peso considerado acima do padrão - na Maternidade Odete Valadares (MOV), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Ketllin Sofia Araújo de Jesus, como foi chamada, veio ao mundo no dia 4/4, às 11h58. A criança nasceu com 39 semanas e 4 dias. A recém-nascida e a mãe Isabel Madalena de Jesus passam bem.

03/04/2024

Hospital da Fhemig traz esperança a casais que desejam ter filho

Ambulatório de Infertilidade do Júlia Kubitschek realiza tratamentos para viabilizar a gravidez

O Ambulatório de Infertilidade do Hospital Júlia Kubitschek (HJK), do Complexo Hospitalar de Especialidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), oferece o serviço e atende pacientes de todo o estado. Nele são identificadas as causas da infertilidade e realizados os tratamentos e procedimentos para melhorar as taxas de gravidez, como alternativa à fertilização in vitro.

27/03/2024

Casa de Saúde Santa Fé disponibiliza leitos exclusivos para pacientes com dengue tipo C

Unidade da Fhemig, em Três Corações, passa a contar com 10 leitos para atender às demandas crescentes de internação na região

A Casa de Saúde Santa Fé (CSSFé), em Três Corações, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), acaba de disponibilizar 10 leitos para atendimento exclusivo a pacientes diagnosticados com dengue clássica do grupo C, que exige internação devido à sua gravidade. Os pacientes são encaminhados pela prefeitura, após triagem feita na atenção primária. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em 26 de março, a cidade já conta com quase 2 mil casos notificados da doença.

26/03/2024

Hospital João XXIII abre 10 leitos de UTI Pediátrica para ampliar assistência aos casos de doenças respiratórias

Secretário de Estado de Saúde anunciou que irá dobrar a capacidade de atendimento para dar suporte à demanda do Hospital Infantil João Paulo II durante a sazonalidade dessas doenças

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, anunciou nesta terça-feira (26/3), no Hospital João XXIII, a abertura de dez novos leitos de terapia intensiva pediátrica, fundamentais para suprir o aumento da procura por internações nos próximos meses. Com equipe reforçada e equipamentos modernos, o Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) se prepara para a sazonalidade de doenças respiratórias em crianças.

25/03/2024

Fhemig abre leitos para atender a casos de dengue tipo C em Sabará

Hospital Cristiano Machado cria ala exclusiva com 12 leitos clínicos para pacientes diagnosticados com a doença

O Hospital Cristiano Machado (HCM), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), passou a contar com uma ala específica, com 12 leitos, para o atendimento exclusivo a pacientes diagnosticados com o tipo C da dengue – que apresenta sinais de alarme e pode evoluir para a forma mais grave. Os casos são transferidos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Prefeitura Municipal de Sabará.

24/03/2024

Sim, nós podemos acabar com a tuberculose!

No dia mundial de combate à doença, desafio ainda é a adesão ao tratamento

Eliminar a tuberculose (TB) em Minas, no Brasil e no mundo até 2030. Essa meta exige o esforço conjunto dos serviços de saúde pública e das pessoas infectadas por uma enfermidade milenar que tirou a vida de 1,3 milhões de homens, mulheres e crianças mundialmente em 2022. Uma média diária de 3.500 óbitos. Em solo nacional, foram 5 mil mortes e 78 mil novos casos no mesmo ano. Globalmente, é a segunda doença infecciosa e transmissível que mais mata (após a covid-19).

18/03/2024

Infecção por dengue pode causar complicações em grávidas e puérperas

Referência no atendimento a gestantes com arboviroses, Hospital Júlia Kubitschek atendeu, no último mês, quase 100 pacientes suspeitas ou confirmadas com a doença

A pior epidemia de dengue da história de Minas Gerais já apresenta mais de 500 mil casos prováveis da doença registrados em todo o estado. O cenário preocupante exige cuidados de toda a população, mas um público, em especial, necessita de ainda mais atenção: as gestantes e puérperas (mães que acabaram de dar à luz).

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig
Banco de Leite Humano
Doe Orgãos
Protocolos Clinicos
Redes Sociais

Processos seletivos - Notícias

Documentos

  • Programa de prevenção à corrupção
  • Canal denúncia CGE-MG
  • Declara SUS
  • Portal do Servidor MG
  • SEI/MG
  • Gestão do cuidado - COVID-19