21/08/2019

Maternidades da Rede Fhemig celebram o Agosto Dourado

“Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje e para o futuro” foi o tema deste ano para a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e, consequentemente, do Agosto Dourado, eventos vinculados que lembram a importância da amamentação para os bebês e seus pais. As quatro maternidades da Rede Fhemig - Maternidade Odete Valadares (MOV) e as maternidades dos hospitais Júlia Kubitschek (HJK), Regional Antônio Dias (HRAD) e Regional João Penido (HRJP) - se mobilizaram e promoveram atividades para usuários e servidores.

O Hospital Júlia Kubitschek realizou, no dia 20, a abertura do seu Agosto Dourado, com uma programação de três dias na unidade. A fala inicial do evento foi feita pelo presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti Vitor, ao lado da direção da unidade: Samar Musse Dib (diretor geral), Inessa Beraldo (gerente assistencial), Maria Patrícia Azevedo (gerente da Maternidade) e Cláudia Andrade (gerente de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico).

O presidente da Fhemig destacou o trabalho da equipe de Aleitamento: “São profissionais habilitadas e dedicadas que orientam as mães que, muitas vezes, passam por momentos de angústia, dúvidas e desconforto. Elas ensinam técnicas que desmistificam as dicas populares e acalmam sobre opiniões erradas. É só ter paciência que vão conseguir amamentar”.
Fábio Baccheretti, presidente da Fhemig, abre evento no HJK

No HJK existe, há 15 anos, um Comitê de Aleitamento Materno atuante, que acompanha gestantes e mães mesmo após a alta hospitalar. O Comitê também atende durante a semana todas as mães que o procuram para receber orientações, mesmo que não sejam pacientes da unidade. O aleitamento também é abordado durante o curso “Casal Grávido”, oferecido desde 2013 para a população da região.

O evento contou também com a palestra da enfermeira e consultora em amamentação, Marina Martins. Ainda na programação, a participação de outras palestrantes, como a neonatologista do HJK, Janete Maria Ferreira, as enfermeiras Núbia de Ávila Santos, Zaíra Guimarães Rezende e Juliana Marcatto, as nutricionistas Cléia Costa Barbosa (também presidente do Comitê de Aleitamento Materno e membro da IBFAN) e Nicole Delgado Rocha, a pedagoga Vânia Lima (membro do Comitê Estadual de Amamentação) e a enfermeira obstetra Elis Regina.

Eventos nas demais unidades

Agosto Dourado na MOVA Maternidade Odete Valadares realizou, durante o mês, uma série de atividades para celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno e o Agosto Dourado. Blitz educativa, abordagem junto às gestantes e puérperas do Alojamento Conjunto, Casa da Gestante e Neonatologia e palestra destinada aos servidores foram algumas das ações protagonizadas pelo Banco de Leite Humano (BLH) da MOV, que é referência no Estado de Minas Gerais.

Para a coordenadora do BLH/MOV, Maria Hercília Barbosa, o tema escolhido para a SMAM e Agosto Dourado deste ano é importante na medida em que enfatiza a necessidade do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade. “O papel do pai na amamentação, por exemplo, é fundamental. Ele deve participar desse processo apoiando a mãe que está amentando e cuidando do bebê para que ela possa descansar. Por isso é tão importante que existam leis que favoreçam a presença dele junto à mulher em aleitamento. Quem amamenta precisa de uma rede de proteção”, ressalta.

Agosto Dourado no HRADNa maternidade do HRAD, em Patos de Minas, foi promovida uma tarde de palestras sobre amamentação e trabalho de parto para as gestantes internadas na unidade e em acompanhamento no pré-natal de alto risco no Centro Estadual de Especialidades Médicas.Agosto Dourado no HRJP

Já na Maternidade Viva Vida do HRJP, em Juiz de Fora, foi elaborada uma programação especial destinada às pacientes, acompanhantes e servidores da unidade. Abordagens junto às gestantes, puérperas e familiares sobre a importância do aleitamento materno, palestras e dinâmicas de mitos e verdades a respeito da amamentação foram algumas das ações promovidas na ocasião.

Agosto Dourado

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (1 a 7 de agosto) foi lançada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (Waba). No tema abordado este ano, a campanha incentiva a presença dos pais no aleitamento, principalmente nas primeiras semanas pós-gestação.

Um estudo divulgado pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN) mostra que as mães que podem contar com a presença do pai no dia a dia têm 72% de chance a mais de fornecer aleitamento exclusivo para os bebês. O resultado é positivo não só para a amamentação, mas também para a saúde da mulher, que ficou menos ansiosa – o que facilita a produção de leite – e precisou ir menos vezes ao hospital.

Felizmente, ainda citando o estudo, os pais atuais se mostram diferentes dos pais das gerações de 30, 40 anos atrás. Eles estão mais conscientes do papel que possuem na amamentação e na formação da criança.

Por Michèlle Toledo e Fernanda Moreira Pinto