18/09/2019

HJK celebra 25 anos da Residência de Clínica Médica

O Hospital Júlia Kubitschek realizou na manhã do dia 17 de setembro (terça-feira), o “I Encontro da Residência de Clínica Médica do HJK”, evento de comemoração pelos 25 anos do programa, que contou com a presença de residentes e profissionais atuantes no serviço da unidade da Fhemig. A celebração foi organizada pela coordenadora da Residência, Jucilene Mendes, com o apoio do NEP e de outros residentes.

Inaugurada em 1994, a Residência do HJK já formou mais de 240 especialistas em Clínica Médica de todas as regiões do Brasil, com a supervisão de uma equipe de preceptores comprometidos em plantar conhecimentos, visando sempre o atendimento holístico ao paciente baseado na ética e no respeito. “A Residência é motivo de orgulho para todos os funcionários do HJK, da Fhemig e da comunidade do Barreiro, para a qual o serviço de Clínica Médica tem prestado um primoroso trabalho, no que se refere atendimento humano”, afirmou Jucilene Mendes. O diretor geral do HJK, Samar Musse, participou da mesa de abertura ao lado da presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme), Ana Cristina Lobato; da coordenadora da Clínica Médica do HJK, Luciana Mafra; e da residente do HJK em 1994, Cynthia Lopes, que representou todos os residentes que passaram pela unidade. “Uma história de 25 anos com certeza não foi construída de qualquer jeito: foram muitos dias de luta, e por isto deve ser valorizada. Apesar das dificuldades, e dos desafios de cada dia, buscamos sempre a excelência, e a Residência de Clínica Médica é a representação disto”, disse o diretor geral.

A programação do evento teve início com a palestra do médico clínico e pneumologista, ex- diretor clínico e assistencial do HJK e ex-coordenador da Clínica Médica da unidade, Erix Curi Mafra. O médico falou sobre a história do programa, que começou no início dos anos 90 após a realização de uma série de contratações no hospital, as quais permitiram a abertura de diversas clínicas e decretaram a unidade como referência em pneumologia e cirurgia torácica. “Após cumprirmos uma lista de exigências, foram abertos cinco programas de residência no HJK, entre elas a de Clínica Médica, que era um sonho desde o início do funcionamento da especialidade no hospital. Víamos a diversidade de patologias que chegavam, e a importância da clínica médica para o atendimento, e isto nos encantava”, contou o especialista.

Durante a celebração, foi lançado o selo especial de comemoração pelos 25 anos do programa de Residência de Clínica Médica, e ainda foram prestadas homenagens aos preceptores Erix Curi Mafra, Caio Moreira, Ivaldo Resende, e Roberto Magalhães, profissionais que fundaram a residência de Clínica Médica do HJK e se dedicaram a ela até as suas aposentadorias. As duas primeiras residentes do programa, Flávia Loureiro e Cynthia Lopes, também foram homenageadas.

O futuro da prática

Segundo a coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Clínica Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Supervisora da Residência da Clínica Médica do HC/USP, Maria do Patrocínio Antunes, a Clínica Médica é considerada hoje apenas um caminho para o paciente chegar até um superespecialista para ser tratado. Porém, com as mudanças sociais e de sobrevida da população, esta cultura não é mais adequada. “Se vários médicos diferentes interagem em um único caso, certamente haverá eventos adversos.Por isso, a Clínica Médica é importante na gestão da saúde de um adulto que tem envelhecido, sendo inclusive fundamental para gestores públicos e privados de saúde, por gerar economia”, explicou a médica.

A programação seguiu com a palestra “Como se forma um especialista? O papel da residência de Clínica Médica”, ministrada pela preceptora da residência de Clínica Médica do Hospital das Clínicas/USP, Fabíola Duarte Baptista. Durante a apresentação, a médica, que fez residência no Hospital Alberto Cavalcanti, da Fhemig, discorreu sobre diversos conceitos atuais relacionados à Clínica Médica e a importância do preceptor para a educação médica.

 

Por Anni Sieglitz