25/10/2019

Maternidade Odete Valadares realiza Simpósio Multidisciplinar de Boas Práticas

A Maternidade Odete Valadares (MOV) promoveu, por meio de seu Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), nos dias 23 e 24 de outubro, o II Simpósio Multidisciplinar de Boas Práticas. O evento reuniu, na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), profissionais da maternidade e de outras unidades para discussão de temas que permeiam o cuidado à saúde da mulher durante fases diversas da vida. 

Integraram a mesa de abertura do simpósio a diretora da Maternidade Odete Valadares, Flávia Ribeiro de Oliveira, a gerente assistencial da MOV, Gisela Iside Gagliardo, a coordenadora do NEP, Érika Marina Rabelo, e a coordenadora médica da Ginecologia e Obstetrícia, Júlia Corrêa. Também estiveram presentes a promotora de Saúde do Ministério Público de Minas Gerais, Josely Ramos Pontes, e a ex-gerente assistencial da MOV, Iara Chaves.

A coordenadora do NEP, Érika Rabelo, ressaltou a mudança de perspectiva da primeira edição do simpósio para a deste ano. “Em 2013, o evento esteve focado nos debates sobre o cuidado humanizado no parto. Agora, na segunda edição, optamos por trazer discussões sobre o cuidado à saúde da mulher que contemplem seus diferentes ciclos de vida, sem perder de vista a humanização, que é o mote desse simpósio. O objetivo é estimular a reflexão dos profissionais de saúde, tanto da MOV quanto de outras unidades, sobre temas atuais”, afirma.

O primeiro dia do evento tratou da temática sexualidade, gênero e planejamento reprodutivo. A palestra de abertura foi da médica ginecologista e obstetra da MOV, Lívia Leni, que apresentou o projeto AdoleSer, desenvolvido no bairro Floramar, e que tem orientado adolescentes da região em relação a gravidez precoce a apresentado resultados expressivos. 

Entre os outros assuntos tratados no primeiro dia de simpósio estiveram: expressões de gênero na prática diária do profissional de saúde, experiência do ambulatório Trans do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), direitos da gestante, anticoncepção no pré-natal, cesárea a pedido e plano de parto. 

O segundo dia do simpósio foi norteado pelos debates acerca da gestação, nascimento e pós-parto. A palestra de abertura ficou a cargo do ginecologista e obstetra do Hospital Sofia Feldman, Edson Borges, que tratou das evidências científicas no uso de tecnologias apropriadas na assistência ao parto e nascimento. Os outros debates versaram sobre aspectos científicos da transformação do papel da mulher/mãe, luto no período perinatal e boas práticas para o recém-nascido.

Por Fernanda Moreira Pinto