10/12/2019

Fhemig busca parcerias para modernizar sua rede de hospitais

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fábio Baccheretti Vitor, participou, na terça-feira (10), no painel Gargalos e Oportunidades, do evento #Vem Pra Minas: Tecnologia e Serviços em Saúde, realizada pela Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI) e pelo Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor). Fábio falou para um grupo formado por investidores na área da saúde que possam identificar oportunidades de investimento para a Fhemig, num cenário em que Minas ocupa o segundo lugar no ranking nacional de biotecnologia.

Maior rede do SUS

Segundo Fábio, os problemas vivenciados pela Fhemig são proporcionais ao seu tamanho, maior rede de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), que reúne 20 unidades hospitalares e o MG Transplantes, num total de 2.408 leitos operacionais, quase cinco mil consultas mensais e um orçamento anual de cerca de R$1,4 bilhão de reais em 2018.

O presidente destacou ainda que a Fhemig é composta por hospitais antigos, alguns quase centenários. “Somos instituições antigas e desatualizadas. Isso dificulta a introdução de novas tecnologias. Além disso, cada hospital faz sua própria gestão”, frisou.

Papel fundamental

Por outro lado, o presidente ressaltou que hospitais da Fhemig são referências macrorregionais e exercem papel fundamental em suas localidades. “Sem a Fhemig, alguns municípios teriam um colapso em saúde”, garantiu.

Ao dimensionar a Rede, o presidente afirmou também que a Fundação possui um parque tecnológico obsoleto, heterogêneo e que apresenta dificuldades de gestão quanto à manutenção e alocação de seus equipamentos, que consomem aproximadamente R$15 milhões de reais por ano, distribuídos em 142 contratos de manutenção.

Oportunidade

“Qualquer tecnologia que diminua o retrabalho e gere valor para nossos clientes terá um impacto positivo para a realidade da instituição. Temos uma grande oportunidade de melhoria”, resumiu Fábio.

De acordo com o presidente do INDI, Thiago Toscano, “o diálogo com o empresariado faz com que eles queiram vir para Minas”. Toscano ressaltou que o Governo de Minas tem criado condições para atrair as empresas, em vários segmentos, inclusive o da saúde. “As empresas de medicamentos estão vindo para Minas. Hoje já são 19 empresas com formalização de pedidos para investir no Estado”, afirmou.