14/10/2022

Fhemig recebe Prêmio Walter Mendes em congresso sobre segurança do paciente

A premiação reconhece trabalhos científicos e experiências exitosas de instituições de saúde públicas ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil

As equipes da assessoria técnica, responsável pela metodologia DRG da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), e a Coordenação da Segurança Assistencial da Fundação acabam de receber o certificado de primeiro colocado do Prêmio Walter Mendes, que busca incentivar o desenvolvimento e a disseminação de práticas seguras e inovadoras no cuidado da saúde. O anúncio da premiação aconteceu durante o 2º Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), realizado on-line, no mês de setembro, que teve como tema “Inovar para garantir a qualidade do cuidado e segurança do paciente no contexto das iniquidades em saúde”. 

Na ocasião, as equipes foram convidadas a apresentar dois estudos: “Desempenho hospitalar e ocorrência de condições adquiridas através do Diagnosis Related Group (DRG)” e o vencedor - "Diagnóstico dos eventos adversos: notificação profissional versus software Diagnosis Related Group (DRG)”. 

“Comparamos as incidências das ocorrências relacionadas à assistência à saúde registrados em 10 hospitais da Rede Fhemig, de julho de 2020 a abril de 2022, por meio da notificação profissional nos sistemas Siead e Notivisa e da codificação dos prontuários de alta no software Diagnosis Related Group (DRG). A partir dessa análise, sugerimos a adoção da tecnologia para gerar informações que apoiem os planos de ação a fim de alcançar melhorias da qualidade assistencial e segurança dos pacientes”, relata a assessora técnica DRG, Cynthia Andrade. 

A também assessora técnica DRG, Bárbara Martins, explica que a utilização da metodologia na Fhemig tem como enfoques a avaliação do uso do leito e a melhoria da eficiência hospitalar. “A segurança do paciente é uma temática que vem sendo cada vez mais discutida nos eventos científicos. Durante as análises realizadas ao longo dos últimos dois anos, nossa equipe reforçou a importância de ampliar o conhecimento e o uso do DRG nas diversas áreas técnicas da Fundação. Participar do congresso foi uma oportunidade de mostrar o potencial dessa ferramenta na busca pela melhoria da qualidade dos serviços prestados”. 

O trabalho foi realizado pela equipe da Assessoria Técnica DRG da Fundação, em parceria com a Coordenação da Segurança do Paciente, e teve como autores: Cynthia Carolina Duarte Andrade; Bárbara Ribeiro Martins; Marco Aurélio Fagundes Ângelo; Cínthia Neves Fonseca; Érika Cristina Fernandes Chamon; e Isabella Manetta de Morais. 

 

Por Aline Castro Alves