29/12/2022

Unidades de Cuidados Prolongados da Fhemig recebem habilitação do Ministério da Saúde

Serviços habilitados pertencem às unidades da Rede localizadas em Betim e Barbacena 

A Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), em Betim, e o Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB) acabam de ter suas Unidades de Internação em Cuidados Prolongados (UCP’s) habilitadas pelo Ministério da Saúde. As portarias foram publicadas nos dias 21 e 22 de dezembro, respectivamente, no Diário Oficial da União. 

Com isso, passa a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC), do Estado de Minas Gerais e dos municípios de Betim e de Barbacena, o recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo de Atenção Especializada, no valor anual de R$ 1.783.937,50. 

O serviço tem como objetivo a reabilitação integral e intensiva da pessoa com perda transitória ou permanente de autonomia potencialmente recuperável. Para isso, cada uma das UCP’s conta com 25 leitos e uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social, que prestam um cuidado de qualidade, possibilitando que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) retome sua autonomia, parcial ou total, e retorne para a sua vida familiar e social. 

Para a diretora da CSSI, Gabriella Rodrigues da Silva Camargo, a habilitação é de grande significado para a unidade. “O trabalho realizado pela equipe multidisciplinar nos leitos de cuidados prolongados é essencial para aqueles pacientes que não se encontram no estágio agudo, mas necessitam da reabilitação. Receber a habilitação é um reconhecimento do papel que a unidade desempenha para a atenção hospitalar, proporcionando melhoria dos serviços para o cidadão, além de promover maior rotatividade dos leitos de retaguarda clínica”. 

No CHB, a UCP funciona dentro do Centro Hospitalar Psiquiátrico (CHPB). “Ela serve como um suporte para Hospital Regional de Barbacena (HRB-JA) – e também para os municípios da macrorregião centro-sul – onde é dada continuidade ao tratamento de pacientes nossos que tiveram sequelas de trauma e AVC, por exemplo. Na UCP, eles recebem todo o apoio necessário ao processo de reabilitação”, explica o diretor do complexo, Claudinei Emídio Campos. “Ficamos muito satisfeitos de ter esse reconhecimento e agora poderemos realizar ainda mais investimentos no serviço, que já vem tendo seu parque tecnológico renovado, além de termos adquirido novos equipamentos para fisioterapia e camas elétricas para proporcionar mais conforto aos pacientes”, conclui o diretor. 

Por Aline Castro Alves