Banco de Leite Humano

Importância da amamentação

A amamentação é o melhor começo de vida para o bebê, pois fortalece o vínculo afetivo com a mãe e proporciona inúmeros benefícios, como redução em 13% da mortalidade até os cinco anos; diminuição de diarreia, infecções respiratórias, alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão; além de possibilitar melhor nutrição, reduzindo as chances de obesidade. 

O bebê deverá se alimentar exclusivamente com leite materno até o sexto mês de vida. Após esse período, deve-se iniciar a introdução de outros alimentos, de acordo com as orientações pediátricas.

 

Você sabia que o Banco de Leite Humano oferece o curso de amamentação?

O curso é gratuito e pode ser agendado pelos telefones (31) 3298-6008 ou (31) 3237-5678.

 

Cuidados com a mama durante a gravidez

Durante a gestação, as mamas passam por mudanças. São exemplos dessas transformações:

- Aumento de tamanho;

- Maior sensibilidade;

- Escurecimento do mamilo e aréola;

- Mamilos mais salientes;

- Veias da mama mais evidentes.

 

Importante:

Não utilize cremes e pomadas, seringas para protrair (tirar para fora) o mamilo, limão ou qualquer outro alimento para fortalecê-lo. A mama já produz secreções sebáceas que mantêm a aréola e o mamilo lubrificado e protegido;

Utilize sutiã confortável, sem aro e bojo, com alças largas, para sustentar toda a mama;

Não massageie ou esfregue os mamilos com toalhas ou buchas.

Lembre-se: todos os tipos de mamilos são possíveis de amamentar.         

Caso tenha dificuldades, procure o Banco de Leite!

 

Na maternidade

Os profissionais estão preparados para apoiar e ajudar nas necessidades com a amamentação.

A amamentação na primeira hora de vida é fundamental para fortalecer o vínculo entre mãe e filho, além de favorecer o sucesso no aleitamento materno.

Ao nascer, o bebê fica um período em estado de alerta, sendo o momento ideal para estimular o contato com o seio de sua mãe. É importante solicitar à equipe que está acompanhando o parto que coloque o bebê junto à mama logo após o nascimento, para favorecer um bom início da amamentação.

Além disso, o aleitamento materno logo após o parto contribui para o útero voltar ao tamanho normal mais rapidamente, diminuindo o risco de hemorragia pós-parto. 

Os demais cuidados com o bebê, como pesar e medir, podem ser feitos mais tarde.

 

Na primeira semana em casa

Nos primeiros dias, a descida do leite se dá em pequenos volumes, mas que são suficientes para suprir a necessidade do bebê. É um leite mais viscoso, amarelo, denominado colostro. Ele é muito importante, pois é como se fosse a primeira vacina do  bebê e ajudará em sua imunidade.

É fundamental que a mãe fique atenta aos sinais de hidratação de seu bebê, como:

- Várias fraldas ao dia com xixi, de coloração clara e sem cheiro forte;

- Boca bem hidratada e com presença de saliva.

- Esses são indicativos que a criança está bem e de que a  amamentação está dando certo.

- Entre o terceiro e quarto dia após o parto, é comum que as mamas fiquem maiores, doloridas  e quentes. Isso se chama apojadura. Este acontecimento é fisiológico e representa o preparo da mama para a produção de um volume maior de leite.

- A livre demanda, sem horários rígidos para amamentar, irá favorecer uma maior produção de leite, pois é a sucção do bebê que aumenta o volume de leite produzido.

- Para que tudo corra bem, é necessário que a mãe receba apoio da família nos cuidados com o bebê e com a casa, para que ela possa dormir, descansar e se alimentar adequadamente.

 

Como colocar o bebê para mamar

Encontre uma posição confortável. Com o bebê no colo, posicione-o o mais próximo ao seu corpo, em contato pele a pele (barriga com barriga). Para uma pega adequada, o bebê deverá abocanhar o máximo que conseguir da região da aréola (a parte mais escura da mama). Ele ficará com a boca aberta, como a de um peixinho.

Caso observe que a mama está muito cheia e endurecida, massageie com uma leve compressão em movimentos circulares e retire o excesso de leite para que a região da aréola fique mais macia e facilite a pega do bebê.

 

Em caso de excedente de leite, procure o Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares e se torne uma doadora. Os prematuros agradecem sua doação!

 

Doação de leite humano

Muitos bebês nascem prematuramente e ficam retidos nas unidades neonatais por um longo  período. Geralmente, devido ao estado emocional abalado pela prematuridade do filho e a ausência de estímulo pela sucção do bebê, as mães de prematuros têm sua produção de leite diminuída. Por isso é tão importante o trabalho dos bancos de leite, que distribuem o alimento aos recém-nascidos internados.

 

Quem pode doar

Toda mulher que:

- Estiver saudável;

- Não estiver utilizando medicamento que contraindique a doação de leite humano;

- Não fume, não consuma bebida alcoólica e não utilize drogas;

- Apresente os exames atualizados: VDRL, HIV, HbsAg, Hemograma e demais sorologias, a critério médico do Banco de Leite Humano.

 

CLIQUE AQUI para mais informações sobre doação ou ligue para (31) 3298-6008 / (31) 3237-5678.

 

Profissionais de Saúde - Ensino e pesquisa no Banco de Leite

O Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares é o centro de referência para Minas Gerais e tem o compromisso de prestar assessoria técnica e qualificar profissionais de bancos de leite e postos de coleta, ou que irão implantá-los, para o processo de trabalho.

O serviço está aberto, ainda, ao desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades. Para agendamento de visitas técnicas, entre em contato com o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .