Ouvidoria Fhemig

Este espaço é para você registrar a sua manifestação, dúvida, sugestão, elogio, reclamação ou denúncia sobre a Fundação. Sua participação é muito importante para nós.

A Ouvidoria de Saúde é um canal de comunicação direta entre o cidadão e a Fhemig e tem como competência viabilizar o controle social, examinar manifestações referentes a procedimentos e ações do servidor, da Fundação e de seus Hospitais.

A Ouvidoria tem como objetivo identificar eventuais falhas que ocorram na prestação dos serviços, bem como apontar sugestões que ajudem a melhorar nossa gestão. Sua atuação fortalece o controle social, incentivando a participação popular nas ações realizadas pela Fhemig.

A manifestação é uma forma do usuário ou servidor expressar suas reclamações, sugestões, elogios e solicitações dos serviços prestados pela Fundação, além de denúncias que serão objeto de apuração. Assim, a Ouvidoria tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.

As manifestações podem ser anônimas, porém, para facilitar a apuração, as manifestações nominais e sob sigilo devem conter nome completo e contatos como telefone e e-mail, dados que permitirão à Ouvidoria, se for o caso, entrar em contato para tirar dúvidas ou complementar as informações.

A Lei nº 13.460, de 26/06/17, prevê que para garantir seus direitos, o usuário poderá apresentar manifestações perante a administração pública acerca da prestação de serviços públicos, as quais serão dirigidas à ouvidoria do órgão. Para isso, a OUVSUS disponibiliza os seguintes canais de atendimento: telefone (Disque Saúde 136), internet, carta e atendimento presencial.
A manifestação deve ser registrada sempre que o cidadão:

  • Relatar uma insatisfação (Ex: insatisfação com algum profissional de saúde, demora no atendimento, falta de material na unidade de saúde, falta de medicamento, etc.)
  • Denunciar uma irregularidade (Ex: Não cumprimento de carga horária pelo profissional de saúde, Cobrança por procedimentos cobertos pelo SUS, Negligência médica, etc.)
  • Obter uma instrução, orientação, esclarecimento ou ensinamento relacionado à saúde (Ex: locais e horário de atendimento);
  • Registrar elogios e/ou sugestões relacionados à saúde (Ex: elogiar o atendimento recebido / o profissional que o atendeu, sugerir a Inclusão de medicamento no SUS / contratação de profissionais, etc);
  • Enquanto servidor, relatar problemas nas relações de trabalho, serviços não realizados, etc.

Faça aqui o registro de suas manifestações.

Acompanhe sua manifestação.

Ouvidoria

pdf

Relatório Ouvidoria - 2020

Tamanho: 558.98 kb
Data do da criação: 08-04-2021
Data de modificação: 08-04-2021