15/09/2020

Setembro Verde lembra a importância da doação de órgãos

Setembro chegou e é hora de lembrar ainda mais sobre a importância da doação de órgãos, especialmente neste momento em que houve uma queda de cerca de 27%, no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados do MG Transplantes, de janeiro a agosto deste ano foram doadas 363 córneas, 43 escleras, 127 medulas ósseas, 340 rins, 32 corações, 6 fígados/rins, 88 fígados, 11 rins/pâncreas e 3 pâncreas. Um total de 1013 órgãos. Um número bem abaixo do ano passado quando, no mesmo período, foram realizadas 1539 doações. A queda em Minas Gerais, no entanto, é bem menos expressiva que em outros estados do país, como os das regiões Norte e Nordeste.

10/09/2020

Hospital Júlia Kubitschek, um dos maiores hospitais gerais do país, comemora 60 anos, e reafirma importância histórica

10 de setembro de 1960. Neste dia, o então presidente da república, Juscelino Kubitschek, descia triunfalmente de um helicóptero, para inaugurar a nova unidade hospitalar de Belo Horizonte, construída em um enorme terreno localizado no Barreiro e destinada ao tratamento da tuberculose: o Hospital Júlia Kubitschek, cujo nome é uma homenagem à mãe do político. A partir deste dia, cujas memórias estão eternizadas no famoso Livro de Ouro (onde são registrados todos os fatos importantes da unidade desde então), que foi também inaugurado este dia , o HJK se transformou em hospital referência em clínica pneumológica, após estender o tratamento a pacientes com outras patologias pulmonares. Hoje, 60 anos depois, o HJK comemora seu aniversário enfrentando um de seus maiores desafios: a pandemia do Coronavírus.

09/09/2020

Covid-19: Rede Fhemig apresenta balanço de atuação

Fundação Hospitalar desenvolveu, no início da pandemia, plano de capacidade plena para responder às demandas assistenciais geradas pela doença - Na tarde desta quarta-feira (9/9), o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fábio Baccheretti Vitor, apresentou um balanço da atuação da rede durante a epidemia da covid-19 no estado. De acordo com o presidente, a Fhemig participou das discussões sobre a pandemia no estado desde janeiro deste ano. O objetivo era preparar a rede para que a mesma pudesse a resposta assistencial para os casos em Minas.

08/09/2020

Nova síndrome que atinge crianças pode estar ligada ao coronavírus

Ainda não há confirmação, mas tudo indica que a nova Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), que tem preocupado médicos em todo o mundo, pode estar associada ao coronavírus. Isso porque, conforme observado até o momento, só desenvolve a doença quem já se infectou ou teve contato com pessoas infectadas pela Covid-19. Ao todo, já são mais de 600 casos da SIM-P confirmados em todo o mundo.

01/09/2020

Jovens com TDAH podem ter aumento de sintomas com isolamento social

O isolamento social tem sido uma fase difícil para a grande maioria da população, especialmente para aqueles em idade escolar, que precisam continuar os estudos pela internet. A tarefa pode ser ainda mais complicada para quem possui o Transtorno do Déficit de Atenção com Hipertividade (TDAH). Mais comum em crianças e adolescentes, o TDAH atinge cerca de 3% a 5% de crianças em todo o mundo, permanecendo, em mais da metade dos casos, durante a fase adulta, porém com sintomas de inquietude mais brandos, de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA).

29/08/2020

Com as crianças em casa, pediatra do HJXXIII alerta para o risco de acidentes com os curiosos e agitados exploradores mirins

Em tempos de pandemia, as casas se tornaram abrigos seguros para as famílias se distanciarem do risco de contaminação. Escolas e comércios fecharam e a circulação de pessoas diminuiu consideravelmente, principalmente no início dos casos no país. As consultas e os atendimentos de urgência também caíram drasticamente nesse período. Até mesmo os atendimentos pediátricos diminuíram em uma época de maior incidência de infecções respiratórias, consequência do afastamento das crianças e jovens das escolas e de outros locais de convívio social. Porém, os números de atendimentos na urgência pediátrica do Hospital João XXIII destoam do cenário.

28/08/2020

Consolidadas como polo formador, residências psiquiátricas da Fhemig têm papel preponderante na atenção à Saúde Mental

A residência médica da Fhemig, em suas diversas especialidades, ocupa o posto de segunda principal formadora de médicos especialistas em Minas Gerais. Os residentes atuam sob a orientação de profissionais, em diversos campos de prática, que fornecem uma excelente oportunidade de aprendizado, dada a diversidade e a complexidade do atendimento assistencial prestado nas unidades da Fhemig.

24/08/2020

ESP-MG abre inscrições para o Curso de Educação em Saúde nas práticas do ACS

O curso terá carga horária de 30 horas e será realizado na plataforma virtual da ESP-MG, na modalidade de Educação a Distância (EaD), com tutoria e certificação ao final. A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), por meio da Assessoria de Educação a Distância (AEaD), abre inscrições para o Curso de Educação em Saúde nas práticas do Agente Comunitário de Saúde (ACS). O período para inscrições começa nesta segunda-feira, 24/08 e segue até o dia 07/09/2020. Para se inscrever o candidato (a) deverá preencher o Formulário Eletrônico disponível em: https://forms.gle/3uy4qKo6Wz45x5Yk6

14/08/2020

Gravidez e Covid-19: Dia da Gestante alerta sobre a importância dos cuidados durante a pandemia

Desde março de 2020, vivemos uma pandemia que gerou uma grande reviravolta em todo o mundo. A alta e rápida propagação do novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, resultou no fechamento dos comércios, no isolamento social de grande parte da população, no colapso de sistemas de saúde e causou um medo coletivo, principalmente em pessoas consideradas grupo de risco. Por isso, maternidades como a do Hospital Júlia Kubitschek (HJK), da Fhemig, passaram por uma série de adaptações para receber e tratar grávidas com suspeita ou confirmação da doença. O cenário de pandemia, as medidas de proteção, higienização e distanciamento social, e todas as consequências deste período, como o desemprego e os impactos na economia, fizeram com que os planos comuns para uma gestação já não sejam mais os mesmos. O dia da gestante, comemorado amanhã, 15 de agosto (sábado), será uma data para reflexão sobre como as gestantes foram impactadas por todas estas mudanças, e para fazer um alerta sobre todos os cuidados que elas devem ter, especialmente nesta fase.

10/08/2020

Administração Central da Fhemig está de casa nova

Nesse mês de agosto, a Administração Central da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) está se transferindo para o 13º andar do Prédio Gerais, na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG). O novo ambiente de trabalho é moderno, comporta adequadamente os 500 servidores e permite uma maior integração entre os setores administrativos da Fundação, oferecendo ainda as vantagens de uma estrutura planejada para atender às necessidades tecnológicas, estruturais e laborais.

07/08/2020

Cepai completa 40 anos

O Centro Psíquico da Adolescência e Infância (Cepai), da Rede Fhemig, acaba de completar 40 anos, no último dia 03. Referência em Minas Gerais na Atenção em Saúde Mental da Criança e do Adolescente, especialmente para casos de maior complexidade e de vulnerabilidade social, a unidade também atua como centro de excelência e referência na formação de profissionais da Rede SUS, além de fazer parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) municipal e estadual, sendo porta de entrada por demanda espontânea ou via encaminhamento para casos de urgência.

05/08/2020

Dia Nacional da Saúde: A realidade da pandemia traz reflexões sobre a data

O Dia Nacional da Saúde, comemorado em 5 de agosto, é uma homenagem ao médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz, por sua preocupação com a saúde pública, educação sanitária e, principalmente, no combate às doenças transmissíveis. Porém, neste ano de 2020, em que vivemos a pandemia do novo Coronavírus, que gerou uma das maiores crises sanitárias e humanitárias da história, a data traz ao invés de comemoração, algumas reflexões, como sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Brasil, dos nossos profissionais de saúde, e também dos cuidados com a nossa própria saúde.

03/08/2020

SMAM 2020 discute importância do aleitamento materno para um planeta mais saudável

Celebrada desde 1992, a primeira semana de agosto é dedicada, em todo o mundo, à promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno. A OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde) recomenda a amamentação exclusiva até o 6º mês de vida e o aleitamento complementar por outros alimentos até pelo menos os dois anos de idade. Em 2020, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2020) tem como mote o tema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”. Tal perspectiva tem o objetivo de propor uma reflexão sobre o impacto da alimentação infantil no meio ambiente e da necessidade de apoiar e estimular o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seus habitantes.

27/07/2020

Acidentes com moto continuam sendo o principal motivo de atendimento no João XXIII

Mesmo em tempos de isolamento social, devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), em que o número de pessoas e veículos circulando nas ruas é consideravelmente menor, os acidentes com motociclistas continuam ganhando destaque e sendo o maior número de atendimento no Hospital João XXII (HJXXIII), referência em traumas na América Latina. Somente no primeiro semestre de 2020 foram atendidas 1940 pessoas vítimas de acidentes com moto, a maioria motoboys, que fazem uso das motocicletas para ganhar a vida. Apesar de menor que o mesmo período do ano passado, quando foram atendidas, de janeiro a junho, 2376 pessoas, o número de acidentes continua sendo motivo de preocupação. Isso porque, no Brasil, por ano, cerca de 150 mil pessoas morrem vítimas de acidentes com moto e outras cerca de 450 mil ficam com sequelas permanentes.

21/07/2020

Residência de Cirurgia Plástica do HJXXIII está entre as 4 melhores do país

Na divulgação do resultado da prova de obtenção do título de especialista, referente às avaliações realizadas nos últimos três anos, o Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital João XXIII teve a quarta maior nota do país e a maior nota de Minas Gerais dentre todos os serviços credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Ao todo, são 75 serviços credenciados em todo o país e somente a SBCP emite o certificado de especialista na área da cirurgia plástica.

17/07/2020

Hospital Regional Antônio Dias comemora 90 anos

Neste dia 18 de julho, o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) comemora seus 90 anos de atuação na saúde pública mineira. Referência para os 33 municípios da Região Ampliada Noroeste, com mais 700 mil habitantes. A unidade presta diversos serviços assistenciais de forma estratégica, segura e eficaz, incorporando novas tecnologias, com protocolos clínicos bem definidos, dentro dos princípios do SUS. Somente no ano passado, o HRAD contabilizou 31,5 mil atendimentos e quase 4 mil internações.

17/07/2020

HJK terá aberto 40 novos leitos de CTI para atendimento à Covid-19 até o fim de julho

Seguindo o Plano de Capacidade Plena Hospitalar em Resposta à Pandemia de Covid-19, elaborado pela Diretoria Assistencial (Dirass) da Fhemig, o Hospital Júlia Kubitschek terá aberto 40 leitos de UTI para atendimento à Covid-19 em até quinze dias. Desde maio, com a ativação da segunda fase do plano, o HJK é utilizado como hospital de recebimento dos pacientes com suspeita de Covid-19. A unidade já era, desde 21 de março, durante a primeira onda do Plano, maternidade preferencial para gestantes, parturientes e puérperas com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, no fluxo de responsabilidade do Programa de Parceria de Investimentos PPI em Belo Horizonte.

16/07/2020

ESP-MG abre inscrições para curso de Cuidados Clínicos voltado para a SRAG

O curso, na modalidade EaD, com 30h, é destinado a profissionais de saúde que trabalham em UTIs com pacientes acometidos pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), abre inscrições, a partir desta quinta-feira, 16/07, para o curso “Cuidados Clínicos na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”. O curso tem carga horária de 30 horas e será ofertado na modalidade de educação a distância, no formato autoinstrucional (sem tutor) e com certificação para os concluintes. A previsão para início das aulas é o dia 23 de julho de 2020.

07/07/2020

Fhemig e HAC participam do Julho Verde e alertam para a importância da prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

Junto com o mês de julho, também dá as caras o “Julho Verde”, campanha que objetiva conscientizar a população sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço e a importância de se fazer a prevenção. Apesar de o dia de combate à doença ser apenas no dia 27, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) desenvolve ao longo de todo o mês ações e atividades de promoção da informação visando o combate a este tipo de câncer. Neste ínterim, o Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), referência estadual em oncologia, alerta para a importância da auto-observação para um diagnóstico precoce.

22/06/2020

Visita virtual e comunicação alternativa humanizam assistência aos pacientes com covid-19 internados no HEM

O uso de videochamadas e de pranchas de comunicação alternativa, como recursos para viabilizar o contato com a família e promover a compreensão das demandas dos pacientes com covid-19, internados no Hospital Eduardo de Menezes (HEM), humaniza a assistência, com impactos positivos para a saúde dos homens e mulheres atendidos na unidade, primeiro hospital de Minas dedicado exclusivamente ao tratamento do novo coronavírus.