15/04/2021

Renata Dias assume a presidência da Fhemig

A gestora pública Renata Ferreira Leles Dias tomou posse como presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) nesta quinta-feira, 15 de abril, em cerimônia realizada na Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ela irá substituir o ex-presidente da instituição e atual secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vítor.
“Trabalhei com a Renata no Ipsemg e conheço a sua capacidade técnica e de gestão. Também tive o prazer de trabalhar com a Fernanda Paes, que assume a chefia de gabinete, e junto com essa competente equipe de diretores e assessores tenho certeza de que elas irão realizar um excelente trabalho”, elogiou Baccheretti.

13/04/2021

Fhemig apresenta balanço das práticas de segurança do paciente após um ano de pandemia

Passado mais de um ano desde o início da pandemia do coronavírus, a demanda por leitos está em seu nível máximo e pacientes continuam chegando com quadros graves aos hospitais. Porém, a experiência trazida com o atendimento à doença, treinamentos, elaboração de protocolos e mudanças logísticas e estruturais nas unidades, objetivando a ampliação de leitos, gerou um grande aprendizado para a área da saúde como um todo. Neste mês, quando é realizada a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, do Ministério da Saúde, a Rede Fhemig faz um balanço de suas ações relativas às práticas desenvolvidas em meio aos esforços voltados para a assistência de pacientes com a covid-19.

08/04/2021

MOV cria iniciativa de acolhimento emocional para trabalhadores

Em funcionamento desde o início deste ano, o Espaço Escutar tem o objetivo de ouvir e amparar os profissionais da unidade.

Em meio ao momento atual de pandemia, permeado por angústias, incertezas e dor, a escuta qualificada se apresenta como uma importante estratégia de acolhimento. Com o intuito de contribuir com a resolução de demandas emocionais dos trabalhadores da Maternidade Odete Valadares (MOV), a servidora Rosane Guimarães Soares, que possui formação em psicologia, implantou, no início deste ano, o Espaço Escutar.

07/04/2021

Hospital Eduardo de Menezes abre 10 leitos de terapia intensiva

O Hospital Eduardo de Menezes (HEM), principal referência no atendimento aos casos de covid-19 na rede estadual pública de saúde, abriu nessa terça-feira (6/4), 10 novos leitos de terapia intensiva, aumentando a oferta ao Sistema Único de Saúde (SUS) municipal e do Estado. O Eduardo de Menezes operava até então com 30 leitos de terapia intensiva e 70 de enfermaria - incluindo 15 de terapia semi-intensiva. Com a crescente demanda por vagas na UTI, foram redimensionados os leitos, revertendo 10 de enfermaria para pacientes que necessitam de cuidados intensivos.

24/03/2021

Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares convoca doadoras

Hoje, dia 24 de março de 2021, a Maternidade Odete Valadares (MOV) completa 66 anos de existência. Referência em Minas Gerais na assistência integral à saúde da mulher e do neonato, a unidade enfrenta, atualmente, o desafio de manter os estoques de leite humano abastecidos em níveis satisfatórios, diante das dificuldades ocasionadas pela pandemia de covid-19 em seu momento de maior disseminação e contágio desde o ano passado.

20/03/2021

Comunicado à população

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informa à população mineira que, a partir do dia 22 de março, segunda-feira, o Hospital Júlia Kubitschek (HJK) passará a atender integralmente aos casos suspeitos e confirmados de covid-19, respondendo à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte para ampliar a oferta de leitos exclusivos a esses pacientes. A decisão é necessária diante do aumento expressivo dos casos registrado nos últimos dias e, consequentemente, da demanda crescente por atendimento hospitalar.

20/03/2021

Governo de Minas amplia ainda mais oferta de leitos na rede pública

Na Fhemig, 33 novas unidades de terapia intensiva foram disponibilizadas para público adulto e infantil

Em mais uma ação de enfrentamento à pandemia para salvar vidas, o Governo de Minas Gerais abriu, nesta semana, mais 33 leitos de UTI nos hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A ação vem acompanhada da contratação de 31 profissionais entre médicos e técnicos de Enfermagem.

09/03/2021

Balneoterapia é reinaugurada na Unidade de Queimados do HJXXIII

A sala de balneoterapia foi entregue totalmente reformada aos pacientes da Unidade de Tratamento de Queimados Prof. Ivo Pitanguy, do Hospital João XXIII, no dia 2 de março. A Balneoterapia foi criada em 2010 e é o local onde são realizados os banhos e as trocas de curativos de forma segura e confortável para os pacientes. A prática desse procedimento garante uma fundamental redução nas infecções comuns em caso de queimaduras.

08/03/2021

Mulheres na linha de frente: profissionais da Saúde enfrentam plantões de até 24h na luta contra a covid-19

A enfermeira Didi, a técnica de enfermagem Sandra e a psicóloga Palowa falam dos maiores desafios nesse um ano de pandemia.

“Covid, covid, covid!”, grita a enfermeira Adileia Pereira de Jesus, a Didi, de 52 anos, quando o neto de 7 anos corre para abraçar a vó que chega de mais um plantão no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. O menino sente saudade do hábito carinhoso que tinha antes da pandemia da covid-19, quando os abraços não representavam um risco à saúde pública.

05/03/2021

Visitas técnicas previstas no edital das OS’s no HRAD estão suspensas

O Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) está localizado na faixa da “onda roxa” do Minas Consciente, onde são contempladas medidas mais severas de restrição à circulação em decorrência da pandemia de covid-19 (Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº 131, de 3 de março de 2021) no período entre 4 e 18 de março. Dessa forma, estão suspensas as visitas técnicas ao hospital, previstas no edital.
Acompanhe no sítio eletrônico da Fhemig, http://www.fhemig.mg.gov.br/oss, novas informações acerca das visitas técnicas.

24/02/2021

Fhemig publica edital para contrato de gestão com OS

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou hoje (24/02) edital para celebração de contrato de gestão com entidade sem fins lucrativos, qualificada ou que pretenda qualificar-se como Organização Social (OS) do Estado de Minas Gerais. A parceria entre Fhemig e OS acontecerá no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas, e tem por objetivo trazer melhorias na operacionalização da gestão hospitalar e na execução das atividades e serviços, sendo uma alternativa viável para obtenção de maior qualidade e produtividade e proporcionando melhorias significativas ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

25/01/2021

Casas de saúde da Fhemig iniciam vacinação

Grande parte dos servidores das casas de saúde da Rede Fhemig começou a receber na quinta-feira (21/01), a primeira dose da vacina contra a covid-19. Somente no primeiro dia, 31 profissionais de saúde da Fhemig foram vacinados na Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), em Betim, e outros 120 profissionais da área assistencial da Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), em Ubá, já estão sendo imunizados.

21/01/2021

Nova ala de CTI do Hospital Júlia Kubitschek é inaugurada

 

O Hospital Júlia Kubitschek (HJK), da Rede Fhemig, inaugurou hoje, 21 de janeiro (quinta-feira), às 8h30, o novo CTI da unidade. A ala, que oferece 40 leitos de terapia intensiva, foi totalmente reformada, gerando inúmeras melhorias aos usuários do SUS. Autoridades como o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, o presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato e o diretor-geral do DER-MG, Fabrício Torres Sampaio, estiveram presentes do evento de abertura.

21/01/2021

Governo de Minas inicia vacinação de profissionais dos hospitais João XXIII e João Paulo II, em Belo Horizonte

Quase 3 mil servidores que atuam na linha de frente da covid-19 nas duas instituições receberão a dose


Quase 3 mil servidores da Saúde que atuam nos hospitais João XXIII e João Paulo II, em Belo Horizonte, começaram a receber nesta quarta-feira (20/1) as doses da vacina contra a covid-19. Ao todo, serão 2.000 servidores vacinados no João XXIII e 850 no Hospital Infantil João Paulo II.

20/01/2021

Início da vacinação na Fhemig traz esperança de superação da pandemia

Trabalhadores dos hospitais Eduardo de Menezes (HEM) e do Júlia Kubitschek (HJK) começaram a ser imunizados nessa terça-feira, 19/01.

“A sensação que experimentei ontem, ao receber a vacina, foi de enfim ver uma luz no fim do túnel. De sentir alívio e imaginar que, em alguns meses, a vida poderá voltar à normalidade. Estou trabalhando na assistência à covid-19 desde os primeiros casos e convivemos diariamente com uma apreensão muito grande. Estou muito feliz em ter recebido a vacina e espero que ela chegue logo para toda a população, para que as pessoas também sintam o que eu estou sentindo agora”.

26/12/2020

HJXXIII abre inscrições para primeira residência de queimados de MG

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) abrirá, na próxima segunda-feira, 28, as inscrições para a primeira residência médica voltada ao tratamento de queimados em Minas Gerais. Os selecionados vão atuar no Hospital João XXIII (HJXXIII), uma das maiores unidades de pronto-socorro da América Latina, referência nacional no atendimento a pacientes queimados. Serão apenas duas vagas e o prazo para se inscrever vai até o dia 06 de janeiro.