19/05/2020

Covid-19: Fhemig aciona segunda fase do Plano de Capacidade Plena Hospitalar e redireciona Unidade de Emergência do HJK

Diante do crescimento dos casos de covid-19 em Minas Gerais, será acionada a segunda onda do Plano de Capacidade Plena Hospitalar (PCPH) da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), elaborado pela Fhemig com as colaborações da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMS BH) e da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Minas Gerais (SES), sobre a reorganização do fluxo de atendimento nos hospitais da rede.

O Hospital Eduardo de Menezes encontra-se hoje, com ocupação superior a 80% dos seus leitos atuais e, assim, o Hospital Júlia Kubitschek passa a participar de forma direta no acolhimento dos casos suspeitos de coronavírus.

Dessa forma, a partir do dia 27 de maio, a Unidade de Emergência do HJK irá receber apenas os pacientes transferidos e regulados pela Central de Internação de Belo Horizonte (CINT-BH), de acordo com os critérios estabelecidos pelo protocolo assistencial na Unidade de Emergência, sendo os demais casos absorvidos pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), em especial para a UPA Barreiro.

O início dessa etapa proporcionará melhor gestão de leitos no HEM que hoje são parcialmente ocupados por pacientes de baixa suspeição, aumentando a oferta para pacientes de alta suspeição para o covid-19. O acionamento desta fase do PCPH foi facilitado uma vez que o atendimento do PA do Hospital Júlia Kubitschek registra, atualmente, redução de 64%, refletindo o cenário de todas as portas de entrada nesse período de distanciamento social. Esse fluxo é viável e não compromete a assistência na região. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) permanecem atendendo normalmente e serão capazes de absorver a demanda do HJK.