19/01/2022

Fhemig contrata médicos para os hospitais Cristiano Machado e Júlia Kubitschek

Inscrições no Cristiano Machado vão até 31/1 e no Júlia Kubitschek até 24/1

O Hospital Cristiano Machado (HCM), em Sabará, está contratando médicos das especialidades de Clínica Médica, Geriatria, Psiquiatria, Ginecologia, Endocrinologia, Reumatologia, Nefrologia, Neurologia, Dermatologia, Infectologia, Pneumologia, Família, Emergência, Intensivista, Cardiologia e Cirurgia Geral em processo seletivo simplificado para 4 vagas e formação de cadastro de reserva. 

14/01/2022

Fhemig oferece diversas vagas para profissionais de saúde em BH e interior

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou diversos editais para contratações temporárias de profissionais de saúde que irão atuar nas unidades da capital e do interior. Ao todo, são 126 vagas distribuídas para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de patologia clínica, fisioterapeutas respiratórios e assistente social.

07/01/2022

Rede Fhemig aumenta a oferta de leitos para pacientes da covid-19 e demais síndromes respiratórias

Em resposta à crescente demanda por leitos para casos da covid-19 e outras doenças respiratórias, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) aumentou a oferta em suas unidades. A mobilização imediata se deve ao aumento de casos notificados de covid-19, especialmente com a variante ômicron, e de influenza A/ H3N2, que vêm sobrecarregando as unidades de saúde na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

07/01/2022

Parceria entre HJXXIII e UFMG produz pesquisa pioneira

Uma pesquisa pioneira conduzida pelo grupo de estudo de lesões encefálicas traumáticas de Minas Gerais, que reúne pesquisadores da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Hospital João XXIII (HJXXIII) e da Santa Casa de Belo Horizonte, abre caminho para novas perspectivas de abordagem do traumatismo cranioencefálico (TCE) leve. Um dos pesquisadores deste grupo é o neurocirurgião e coordenador do setor de Neurologia do HJXXIII, Rodrigo Faleiro.

03/01/2022

Campanha “Janeiro Roxo” promove conscientização sobre a hanseníase

 Unidades da Fhemig que atendem às pessoas acometidas pela doença mostram a evolução do tratamento por meio dos seus serviços e equipes especializadas

Doença milenar, crônica e curável, mas ainda cercada de mitos, estigmas e preconceitos, a hanseníase tem em janeiro um mês dedicado à atenção para o tema e ao esclarecimento sobre sintomas, prevenção e tratamento. O objetivo da campanha “Janeiro Roxo” é ampliar o conhecimento da população sobre a doença, por meio de ações de conscientização, e reforçar a importância do diagnóstico precoce para evitar a ocorrência de sequelas graves, que geram incapacidades físicas.

30/12/2021

Unidades da Fhemig receberam novos equipamentos para diagnóstico e mobiliário

Mais de R$ 1,8 milhão foram investidos na compra de fibrobroncoscópios e camas hospitalares elétricas

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), maior prestadora de serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS) na atenção de média e alta complexidade hospitalar do estado, está investindo na modernização e renovação dos equipamentos de suas unidades assistenciais. Os processos de aquisição foram finalizados em setembro e visam oferecer ao usuário tratamentos assertivos e conforto ainda maiores nos hospitais da rede.

30/12/2021

Cuidados para prevenir doenças respiratórias são os mesmos adotados durante a pandemia da covid-19

Casos fora de época de influenza A/ H3N2 não são graves em sua maioria, mas podem ser evitados

Em meio ao aumento considerável de casos de doenças respiratórias nas últimas semanas em vários estados brasileiros, incluindo Minas Gerais, a notificação de diagnósticos relacionados à influenza A/ H3N2 tem despertado a atenção de muitas pessoas. Isso porque os vírus da influenza A são comuns, mas sazonais – ocorrem nos meses do inverno. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde no dia 23/12 mostram que 147 casos do H3N2 foram diagnosticados por meio de amostras coletadas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), além de um aumento de 36% nos atendimentos às doenças respiratórias somente na capital mineira.