01/11/2019

Ação de prevenção a infecção respiratória com o tema Halloween mobiliza servidores da UTI do HJXXIII

Profissionais da UTI Adulto do HJXXIII realizam nessa semana uma ação denominada “Qual o maior fantasma da UTI?”, com o tema Halloween, criada para disseminar entre os servidores boas práticas sobre como evitar em pacientes a pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV). A atividade consta de um quiz, realizado entre os profissionais da UTI, que fazem perguntas entre si sobre as orientações. Caso acertem, ganham um doce, em referência à tradição do Dia das Bruxas. 

 

A atividade é fruto da participação do HPS no projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI, SUS). Além de reduzir a PAV, o projeto tem como meta diminuir infecções de trato urinário e relacionadas ao cateter venoso central. As práticas, que não requerem investimento financeiro e se tratam apenas de pequenas mudanças no dia a dia, já trouxeram resultados significativos para a UTI. Desde a inclusão do hospital no projeto, o setor já atingiu a meta para 2020, que é reduzir em 50% o índice de PAV. Atualmente, os profissionais vêm conseguindo manter os números, mesmo sendo a PAV uma infecção frequente em UTI´s, pelo perfil dos pacientes.

Segundo a servidora do Núcleo de Risco e a coordenadora de fisioterapia da UTI, Patrícia de Moura e Magdeline Trindade, iniciar as ações do projeto na UTI foi um grande desafio, já que é o maior setor da unidade, com 42 leitos. “Como a equipe é muito grande – cerca de 250 pessoas-, sentimos a necessidade de envolver mais o grupo com atividades lúdicas, além de apenas o treinamento teórico. Antes, para que as informações chegassem a todos era mais difícil”, afirmam as profissionais.

Divisão em equipes

Como forma de divulgar as informações mais eficácia, foram criados times, sendo cada um responsável pelas práticas relacionadas a um tipo de infecção. “A criação de times foi justamente uma orientação dos hospitais de excelência, que fazem tutoria no projeto. Cada time é formado por equipes multiprofissionais, o que contribui para as trocas de conhecimentos. O objetivo é que os profissionais sejam multiplicadores de boas práticas hospitalares”, explica Magdeline Trindade.

A técnica de enfermagem, Elaine Gomes, aprovou as atividades desenvolvidas no setor. “Acho que conseguimos nos aprofundar melhor sobre as práticas, e passar as informações para o colega de forma mais eficaz. Eu, por exemplo, tenho insistido bastante na higienização da boca, que é uma das orientações para evitar a PAV. Os familiares chegam e ficam encantados. O paciente precisa desse amor”, afirmou a profissional.

O diretor do HJXXIII, Frederico Bruzzi, também apoiou a iniciativa dos profissionais da UTI. “É notório o envolvimento dos servidores nas atividades relacionadas ao projeto. Buscaremos cada vez mais estimular ações de prevenção a infecções hospitalares, pois os resultados são visíveis”, opina o diretor.

 

Por Anni Sieglitz