Sobre o órgão
Maior rede hospitalar do Sistema Único de Saúde - SUS
Criada pela Lei Estadual 7.088, de 3 de outubro de 1977, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) foi formada pela fusão de três fundações estaduais de assistência à saúde: Feal (leprocomial), Feap (psiquiátrica) e Feamur (médica de urgência).
A instituição é uma das maiores gestoras de hospitais públicos do país e tem como competência prestar serviços de saúde e assistência hospitalar de importância estratégica estadual e regional, em níveis secundário e terciário de complexidade, por meio de unidades assistenciais organizadas e integradas ao SUS, e participar da formulação, do acompanhamento e da avaliação da política de gestão hospitalar, em consonância com as diretrizes definidas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Reconhecida nacionalmente por sua excelência na assistência à saúde em diversos serviços prestados à população mineira, a Fhemig conta com mais de 13 mil profissionais e possui 15 unidades assistenciais distribuídas em Belo Horizonte, região metropolitana e no interior do estado.
1 - Unidades Assistenciais de Urgência e Emergência: Hospital João XXIII (HJXXIII), Hospital Maria Amélia Lins (HMAL) e Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), em Belo Horizonte..
2 - Unidades Assistenciais de Referência: Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas; Hospital Regional Dr. João Penido (HRJP), em Juiz de Fora; Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo, em Barbacena; Maternidade Odete Valadares (MOV) e Hospital Eduardo de Menezes (HEM), em Belo Horizonte.
3 - Unidades Assistenciais de Especialidades: Hospital Alberto Cavalcanti (HAC) e Hospital Júlia Kubitschek (HJK), em Belo Horizonte.
4 - Unidades Assistenciais de Reabilitação e Cuidados Integrados: Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), em Ubá; Casa de Saúde São Francisco de Assis (CSSFA), em Bambuí; Casa de Saúde Santa Fé (CSSFe), em Três Corações; Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), em Betim e Hospital Cristiano Machado (HCM), em Sabará.
5 - Unidade Assistencial de Saúde Mental: Instituto Raul Soares (IRS), em Belo Horizonte.
6 - Sistema Estadual de Transplantes: MG Transplantes
Em mais de 40 anos de existência, a Fhemig participou de importantes processos históricos de mudança - entre eles o marco zero da reforma psiquiátrica; a transformação dos sanatórios (ex-colônias) em casas de saúde destinadas à reabilitação e ao cuidado ao idoso e a reintegração social de pacientes de tuberculose e hanseníase. A instituição possui ainda papel de destaque em pesquisa e é um dos grandes centros formadores de profissionais de saúde pública no estado.
Serviços
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) está vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) e é prestadora de serviços de complexidade secundária e terciária, exclusivamente, para o Sistema Único de Saúde (SUS).
- Atendimento à doação de leite materno
- Atendimento a doenças infectocontagiosas infantojuvenis
- Atendimento a feridos em casos de grandes catástrofes
- Atendimento a mulheres com urgências ginecológicas, obstétricas e puerpéricas
- Atendimento a pacientes com complicações da tuberculose
- Atendimento a pessoas com hepatites virais
- Atendimento adulto e pediátrico a vítimas de grandes queimaduras
- Atendimento ambulatorial a pacientes com AIDS/HIV
- Atendimento ambulatorial e de urgência aos pacientes adulto e pediátrico com doenças respiratórias
- Atendimento ambulatorial e de urgência infantojuvenil para doenças raras e doenças crônicas ou complexas
- Atendimento ambulatorial e domiciliar para crianças com doenças neuromusculares
- Atendimento ambulatorial e hospitalar para pacientes adultos com doenças neuromusculares
- Atendimento ambulatorial em transgeneralidade e processo transexual
- Atendimento ambulatorial para diagnóstico e linha de cuidados da hanseníase
- Atendimento ambulatorial para reabilitação física
- Atendimento aos recém-nascidos que necessitam de tratamento em unidade de terapia intensiva
- Atendimento às vítimas de intoxicação química, auto extermínio, envenenamento ou picada de escorpião e de outros animais peçonhentos
- Atendimento de cirurgias de urgência para pacientes com risco de morte
- Atendimento de urgência a vítimas de acidentes em estado grave
- Atendimento de urgência em clínica médica
- Atendimento de urgência psiquiátrica para adultos
- Atendimento especializado para pacientes com câncer
- Atendimento hospitalar à saúde da mulher
- Atendimento na casa da gestante
- Atendimento para adultos com doenças infectocontagiosas
- Atendimento para adultos que necessitam de tratamento em unidade de terapia intensiva (UTI)
- Atendimento para crianças que necessitam de tratamento em unidade de terapia intensiva (UTI)
Legislação
Estatuto da Fhemig
Decreto 48.651/2023
Dispõe sobre o estatuto da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
Critérios de classificação de porte das unidades assistenciais
Recursos humanos
Institui as carreiras do grupo de atividades de saúde do poder Executivo.
Lei 23.750/2020
Decreto 48.097/2020
Plano de cargos e salários
Quem é quem
Presidência
Renata Ferreira Leles Dias
Telefone: (31) 3915-9503
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Vice-Presidência
Patrícia Albergaria Iamin Curi
Telefone: (31) 3915-9503
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Gabinete
Carolina Santos Lages
Telefone: (31) 3915-9505
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Procuradoria
João Viana da Costa
Telefone: (31) 3915-8200
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Controladoria Seccional
Marcela Oliveira Ferreira Dias
Telefone: (31) 3915-9000
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Assessoria de Comunicação Social
Janaína de Oliveira
Telefone: (31) 3915-8314
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Assessoria Estratégica
Bárbara Campos de Andrade
Telefone: (31) 3915-8292
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Diretoria Assistencial
Lucinéia Maria de Queiroz Carvalhais Ramos
Telefone: (31) 3915-9362
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Gerência de Avaliação, Planejamento e Monitoramento de Aquisições Assistenciais
Luana Cristina de Matos
Telefone: (31) 3915-8397
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Gerência de Diretrizes Assistenciais
Ana Carolina Amaral de Castro Haddad
Telefone: (31) 3915-8357
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Gerência de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
Grazielle Gontijo de Araújo
Telefone: (31) 3915-8358
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Diretoria de Gestão de Pessoas
Thais Portela Amabile
Telefone: (31) 3915-8101
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Gerência de Solução de Pessoas
Ingrid Vitória Carvalho Fraga
Telefone: (31) 3915-9153
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Gerência de Benefícios e Desempenho do Servidor
Carlla Vasconcelos Tostes
Telefone: (31) 3915-9440 / 3915-9245
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Gerência de Pagamento e Frequência
Ícaro Demetrio Soares Magalhães
Telefone: (31) 3915-8779
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Gerência de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Flávia Moreira Fernandes
Telefone: (31) 3915-8322 / (31) 3915-8789
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Gerência de Saúde e Segurança do Trabalhador
Adolfo Vieira Sales
Telefone: (31) 3239-9643
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Diretoria de Contratualização, Faturamento e Parcerias
Diana Martins Barbosa
Telefone: (31) 3915-8083
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Gerência de Faturamento e Contratualização
Marisa Madureira
Telefone: (31) 3915-8411 / 8491
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Gerência de Implementação de Parcerias
Laura Monteiro de Castro Moreira
Telefone: (31) 3915-8063
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Gerência de Monitoramento de Parcerias
Maria Thereza Coelho Papatela Jabour
Telefone: (31) 3915-8083
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Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças
Lucas Salles de Amorim Pereira
Telefone: (31) 3915-9573
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Gerência de Infraestrutura Predial
Henrique Breguez Gonçalves Gomes Pinto Coelho
Telefone: (31) 3915-8820
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Gerência de Orçamento e Finanças
Fernando Henrique de Lima Ramos
Telefone: (31) 3915-9515
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Gerência de Suprimento, Logística e Patrimônio
Renata Abdala Nascimbene
Telefone: (31) 3915-9219
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Gerência de Licitações, Contratos e Convênios
Maria Célia Andrade Camponez
Telefone: (31) 3915-8050
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Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação
Thiago Santos Miranda Nunes
Telefone: (31) 3915-8050
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Organograma
Estrutura orgânica da Fhemig
A Fhemig tem a seguinte estrutura orgânica:
I – Unidade Colegiada: Conselho Curador;
II – Direção Superior:
a) Presidente;
b) Vice-Presidente;
III – Unidades Administrativas:
a) Gabinete;
b) Procuradoria;
c) Controladoria Seccional;
d) Assessoria de Comunicação Social;
e) Assessoria Estratégica;
f) Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças:
1 – Gerência de Infraestrutura Predial;
2 – Gerência de Orçamento e Finanças;
3 – Gerência de Suprimentos, Logística e Patrimônio;
4 – Gerência de Licitações, Contratos e Convênios;
5 – Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação;
g) Diretoria Assistencial:
1 – Gerência de Avaliação, Planejamento e Monitoramento de Aquisições Assistenciais;
2 – Gerência de Diretrizes Assistenciais;
3 – Gerência de Apoio Diagnóstico e Terapêutico;
h) Diretoria de Gestão de Pessoas:
1 – Gerência de Solução de Pessoas;
2 – Gerência de Benefícios e Desempenho do Servidor;
3 – Gerência de Pagamento e Frequência;
4 – Gerência de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa;
5 – Gerência de Saúde e Segurança do Trabalhador;
i) Diretoria de Contratualização, Faturamento e Parcerias:
1 – Gerência de Faturamento e Contratualização;
2 – Gerência de Implementação de Parcerias;
3 – Gerência de Monitoramento de Parcerias;
IV – Unidades Assistenciais:
a) Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência:
1 – Hospital João XXIII, em Belo Horizonte;
2 – Hospital Maria Amélia Lins, em Belo Horizonte;
3 – Hospital Infantil João Paulo II, em Belo Horizonte;
b) Complexo Hospitalar de Especialidades:
1 – Hospital Alberto Cavalcanti, em Belo Horizonte;
2 – Hospital Júlia Kubitschek, em Belo Horizonte;
c) Complexo Hospitalar de Barbacena:
1 – Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo, em Barbacena;
2 – Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, em Barbacena;
d) Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas;
e) Hospital Regional Dr. João Penido, em Juiz de Fora;
f) Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte;
g) Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte;
h) Casa de Saúde Padre Damião, em Ubá;
i) Casa de Saúde São Francisco de Assis, em Bambuí;
j) Casa de Saúde Santa Fé, em Três Corações;
k) Casa de Saúde Santa Izabel, em Betim;
l) Hospital Cristiano Machado, em Sabará;
m) Centro Mineiro de Toxicomania, em Belo Horizonte;
n) Centro Psiquiátrico da Adolescência e Infância, em Belo Horizonte;
o) Instituto Raul Soares, em Belo Horizonte;
p) MG Transplantes.
* Os portes das Unidades Assistenciais são definidos conforme a Portaria Presidencial 2.161/2022.
As unidades assistenciais, a que se refere o inciso IV, subordinam-se tecnicamente à Diretoria Assistencial e administrativamente ao Presidente da Fhemig.
A estrutura e as competências das unidades assistenciais serão definidas em portaria do Presidente da Fhemig.
As gerências da Fhemig, para cumprimento de suas competências e atribuições, poderão organizar os seus processos de trabalho internamente, por meio de portaria do Presidente da Fhemig.
São consideradas unidades assistenciais de urgência e emergência o Hospital João XXIII, o Hospital Maria Amélia Lins e o Hospital Infantil João Paulo II.
São consideradas unidades assistenciais de referência o Hospital Regional Antônio Dias, o Hospital Regional Dr. João Penido, o Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo, a Maternidade Odete Valadares e o Hospital Eduardo de Menezes.
São consideradas unidades assistenciais de especialidades o Hospital Alberto Cavalcanti e o Hospital Júlia Kubitschek.
São consideradas unidades assistenciais de reabilitação e cuidados integrados a Casa de Saúde Padre Damião, a Casa de Saúde São Francisco de Assis, a Casa de Saúde Santa Fé, a Casa de Saúde Santa Izabel e o Hospital Cristiano Machado.
São consideradas unidades assistenciais de saúde mental o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, o Centro Mineiro de Toxicomania, o Centro Psiquiátrico da Adolescência e Infância e o Instituto Raul Soares.
Estrutura orgânica das unidades assitenciais da Fhemig
Estrutura orgânica das unidades assistenciais subordinadas à Presidência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Fhemig:
As Unidades Assistenciais têm a seguinte estrutura orgânica (Portaria nº 1.712, de 24/7/2020)
I – Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência - Porte IV
1. Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2 Núcleo de Risco
1.3 Núcleo de Ensino e Pesquisa
1.4 Diretoria Administrativa
1.4.1 Gerência de Logística e Finanças
1.4.1.1 Coordenação de Compras e Contratos
1.4.1.2 Coordenação de Logística
1.4.1.3 Coordenação de Manutenção Predial
1.4.1.4 Coordenação de Finanças
1.4.1.5 Coordenação de Engenharia Clínica
1.4.1.6 Coordenação de Hotelaria
1.4.1.7 Coordenação de Patrimônio
1.4.2 Gerência de Gestão da Informação
1.4.2.1 Coordenação de Faturamento
1.4.2.2 Coordenação de Registro e Internação
1.4.2.3 Coordenação de Arquivo Médico e Estatística
1.4.2.4 Coordenação de Tecnologia da Informação
1.4.3 Gerência de Gestão de Pessoas
1.4.3.1 Coordenação de Gestão de Pessoas
1.4.3.2 Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalhador
1.4.3.3 Coordenação de Desempenho
1.5 Diretoria Assistencial
1.5.1 Gerência da Equipe Multidisciplinar
1.5.2 Gerência de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
1.5.2.1 Coordenação de Assistência Farmacêutica
1.5.2.2 Coordenação de Laboratório e Agência Transfusional
1.5.2.3 Coordenação da Central de Equipamentos
1.5.2.4 Coordenação do Serviço de Nutrição e Dietética
1.5.2.5 Coordenação de Diagnóstico por Imagem
1.5.3 Gerência Médica do Adulto
1.5.3.1 Coordenação Médica da Unidade de Terapia Intensiva Adulto
1.5.3.2 Coordenação Médica das Unidades de Internação Adulto
1.5.3.3 Coordenação Médica da Unidade de Toxicologia
1.5.3.4 Coordenação Médica do Ambulatório Adulto
1.5.3.5 Coordenação Médica do Centro de Tratamento de Queimados
1.5.3.6 Coordenação da Ortopedia
1.5.4 Gerência Médica da Pediatria
1.5.4.1 Coordenação Médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica
1.5.4.2 Coordenação Médica das Unidades de Internação Pediátrica
1.5.4.3 Coordenação Médica do Ambulatório de Pediatria
1.5.4.4 Coordenação Médica do Cuidar
1.5.5 Gerência Médica de Urgência e Emergência
1.6 Diretoria de Enfermagem
1.6.1 Gerência de Urgência e Emergência
1.6.1.1 Coordenação de Urgência e Emergência Pediátrica
Coordenação de Urgência e Emergência Adulto
1.6.2 Gerência Terapia Intensiva
1.6.2.1 Coordenação da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica
1.6.2.2 Coordenação da Unidade de Terapia Intensiva Adulto
1.6.3 Gerência de Assistência Cirúrgica
1.6.3.1 Coordenação do Bloco Cirúrgico
1.6.3.2 Coordenação do Centro de Tratamento de Queimados
Coordenação da Central de Material e Esterilização
1.6.3.4 Coordenação das Unidades de Internação Cirúrgica
1.6.3.5 Coordenação das Unidades de Internação Cirúrgica de Retaguarda
1.6.4 Gerência de Média Complexidade
1.6.4.1 Coordenação das Unidades de Internação Adulto
1.6.4.2 Coordenação das Unidades de Internação Pediátrica
1.6.4.3 Coordenação do Ambulatório Adulto
1.6.4.4 Coordenação do Ambulatório de Pediatria
1.6.4.5 Coordenação do Cuidar e Atenção Domiciliar
1.7 Núcleo Interno de Regulação
II – Hospital Regional Antônio Dias - Porte IV
1. Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2 Núcleo de Risco
1.3 Núcleo de Ensino e Pesquisa
1.4 Gerência Administrativa
1.4.1 Coordenação de Compras e Logística
1.4.2 Coordenação de Hotelaria
1.4.3 Coordenação de Infraestrutura
1.4.4 Coordenação de Gestão da Informação
1.4.5 Coordenação de Finanças
1.4.6 Coordenação de Gestão de Pessoas
1.5 Gerência Assistencial
1.5.1 Coordenação Técnica de Enfermagem
1.5.2 Coordenação da Equipe Multidisciplinar
1.5.3 Coordenação das Unidades de Internação
1.5.4 Coordenação da Unidade Cirúrgica
1.5.5 Coordenação da Unidade de Pacientes Externos
1.5.6 Coordenação de Assistência Farmacêutica
1.5.7 Coordenação de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
1.5.8 Coordenação das Unidades Críticas
1.5.9 Coordenação da Maternidade
III – Hospital Regional Dr. João Penido - Porte III
1. Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2 Núcleo de Risco
1.3 Núcleo de Ensino e Pesquisa
1.4 Gerência Administrativa
1.4.1 Coordenação de Compras e Logística
1.4.2 Coordenação de Hotelaria
1.4.3 Coordenação de Infraestrutura
1.4.4 Coordenação de Gestão da Informação e Finanças
1.4.5 Coordenação de Gestão de Pessoas
1.4.6 Coordenação do Serviço de Nutrição e Dietética
1.4.7 Coordenação do Centro de Educação Infantil
1.5 Gerência Assistencial
1.5.1 Coordenação Técnica de Enfermagem
1.5.2 Coordenação das Unidades de Internação
1.5.3 Coordenação da Unidade Cirúrgica
1.5.4 Coordenação da Unidade de Pacientes Externos e Reabilitação
1.5.5 Coordenação de Assistência Farmacêutica
1.5.6 Coordenação de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
1.5.7 Coordenação das Unidades Críticas
1.5.8 Coordenação da Maternidade
IV – Complexo Hospitalar de Barbacena - III
1 Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2 Núcleo de Risco
1.3 Núcleo Interno de Regulação
1.4 Núcleo de Ensino e Pesquisa
1.5 Diretoria Administrativa
1.5.1 Gerência de Gestão da Informação e Finanças
1.5.1.1 Coordenação de Compras e Contratos
1.5.1.2 Coordenação de Finanças
1.5.1.3 Coordenação de Hotelaria
1.5.1.4 Coordenação de Infraestrutura
1.5.1.5 Coordenação de Patrimônio
1.5.1.6 Coordenação de Faturamento
1.5.2 Gerência de Gestão de Pessoas
1.5.2.1 Coordenação de Gestão de Pessoas
1.5.2.2 Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalhador
1.5.2.3 Coordenação do Centro de Educação Infantil
1.6 Diretoria Assistencial
1.6.1 Gerência de Linhas de Cuidado e Apoio Assistencial
1.6.1.1 Coordenação da Linha de Cuidado da Traumato-Ortopedia
1.6.1.2 Coordenação da Linha de Cuidado da Saúde do Adulto
1.6.1.3 Coordenação de Assistência Farmacêutica
1.6.1.4 Coordenação de Enfermagem e Equipe Multidisciplinar
1.6.1.5 Coordenação de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
1.6.2 Gerência de Internação
1.6.2.1 Coordenação da Unidade de Cuidados Continuados Integrados
1.6.2.2 Coordenação da Unidade de Pacientes Críticos
1.6.2.3 Coordenação de Saúde Mental
1.6.2.4 Coordenação da Unidade de Urgência e Emergência
1.6.2.5 Coordenação da Unidade de Clínica Médica
1.6.2.6 Coordenação da Unidade Cirúrgica
1.6.2.7 Coordenação dos Ambulatórios
V – Maternidade Odete Valadares - IV
1. Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2 Núcleo de Risco
1.3 Núcleo de Ensino e Pesquisa
1.4 Gerência Administrativa
1.4.1 Coordenação de Compras e Logística
1.4.2 Coordenação de Hotelaria
1.4.3 Coordenação de Infraestrutura
1.4.4 Coordenação de Gestão da Informação
1.4.5 Coordenação de Finanças
1.4.6 Coordenação de Gestão de Pessoas
1.5 Gerência Assistencial
1.5.1 Coordenação Técnica de Enfermagem
1.5.2 Coordenação da Equipe Multidisciplinar
1.5.3 Coordenação da Ginecologia e Obstetrícia
1.5.4 Coordenação da Unidade de Neonatologia
1.5.5 Coordenação da Unidade de Terapia Intensiva
1.5.6 Coordenação de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
1.5.7 Coordenação da Unidade Cirúrgica
1.5.8 Coordenação da Unidade Ambulatorial
1.5.9 Coordenação do Banco de Leite
VI – Hospital Eduardo de Menezes - Porte II
1. Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2 Núcleo de Risco
1.3 Núcleo de Ensino e Pesquisa
1.4 Gerência Administrativa
1.4.1 Coordenação de Compras e Logística
1.4.2 Coordenação de Hotelaria
1.4.3 Coordenação de Gestão da Informação
1.4.4 Coordenação de Finanças
1.4.5 Coordenação de Gestão de Pessoas
1.4.6 Coordenação do Centro de Educação Infantil
1.5 Gerência Assistencial
1.5.1 Coordenação Técnica de Enfermagem
1.5.2 Coordenação das Unidades de Internação
1.5.3 Coordenação da Unidade de Pacientes Externos
1.5.4 Coordenação de Assistência Farmacêutica
1.5.5 Coordenação de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
1.5.6 Coordenação das Unidades Críticas
VII – Complexo Hospitalar de Especialidades - Porte IV
1. Diretoria Geral
1.1. Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2. Núcleo de Risco
1.3. Núcleo Interno de Regulação
1.4. Núcleo de Ensino e Pesquisa
1.5. Diretoria Administrativa
1.5.1. Gerência de Suprimentos, Logística e Finanças
1.5.1.1. Coordenação de Suprimentos e Logística
1.5.1.2. Coordenação de Compras e Contratos
1.5.1.3. Coordenação de Finanças
1.5.1.4. Coordenação de Hotelaria
1.5.1.5. Coordenação da Infraestrutura
1.5.2. Gerência de Gestão da Informação
1.5.2.1. Coordenação de Faturamento e Custos
1.5.2.2. Coordenação de Arquivo Médico e Estatística
1.5.3. Gerência de Gestão de Pessoas
1.5.3.1. Coordenação da Gestão de Pessoas
1.5.3.2. Coordenação de Saúde do Trabalhador
1.6. Diretoria Assistencial
1.6.1. Gerência Médica Oncológica
1.6.1.1. Coordenação Médica da Clínica Oncológica
1.6.1.2. Coordenação Médica da Cirurgia Oncológica
1.6.1.3. Coordenação Médica da Cirurgia Torácica
1.6.2. Gerência Médica Adulto e Materno-infantil
1.6.2.1. Coordenação Médica da Terapia Intensiva Adulto
1.6.2.2. Coordenação Médica da Urgência e Emergência
1.6.2.3. Coordenação da Pneumologia
1.6.2.4. Coordenação da Clínica Médica e Especialidades
1.6.2.5. Coordenação Médica Materno-infantil
1.6.2.6. Coordenação Médica da Terapia Intensiva Neonatal
1.6.2.7. Coordenação da Cirurgia Geral
1.6.2.8. Coordenação da Anestesiologia
1.6.3. Gerência de Enfermagem e Equipe Multidisciplinar
1.6.3.1. Coordenação de Enfermagem Oncológica
1.6.3.2. Coordenação de Enfermagem Adulto Materno-Infantil
1.6.3.3. Coordenação de Internação - Adulto
1.6.3.4. Coordenação de Internação - Oncológica
1.6.3.5. Coordenação da Unidade de Terapia Intensiva Adulto
1.6.3.6. Coordenação da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
1.6.3.7. Coordenação de Urgência e Emergência
1.6.3.8. Coordenação Cirúrgica
1.6.3.9. Coordenação da Maternidade
1.6.3.10. Coordenação do Ambulatório
1.6.3.11. Coordenação da Equipe Multidisciplinar
1.6.4. Gerência de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
1.6.4.1. Coordenação do Laboratório
1.6.4.2. Coordenação do Serviço de Diagnóstico por Imagem
1.6.4.3. Coordenação de Assistência Farmacêutica
1.6.4.4. Coordenação da Engenharia Clínica
1.6.4.5. Coordenação do Serviço de Nutrição e Dietética
IX – Casa de Saúde Padre Damião - Porte I
1. Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2 Núcleo de Risco
1.3 Gerência Administrativa
1.3.1 Coordenação de Compras e Logística
1.3.2 Coordenação de Hotelaria
1.3.3 Coordenação de Gestão da Informação e Finanças
1.3.4 Coordenação de Gestão de Pessoas
1.4 Gerência Assistencial
1.4.1 Coordenação Técnica de Enfermagem
1.4.2 Coordenação da Unidade de Cuidado ao Adulto
1.4.3 Coordenação da Unidade de Pacientes Externos
1.4.4 Coordenação de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
X – Casa de Saúde São Francisco de Assis - Porte I
1. Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2 Núcleo de Risco
1.3 Gerência Administrativa
1.3.1 Coordenação de Compras e Logística
1.3.2 Coordenação de Hotelaria
1.3.3 Coordenação de Gestão da Informação e Finanças
1.3.4 Coordenação de Gestão de Pessoas
1.4 Gerência Assistencial
1.4.1 Coordenação Técnica de Enfermagem
1.4.2 Coordenação da Equipe Multidisciplinar
1.4.3 Coordenação da Unidade de Internação e Pacientes Externos
1.4.4 Coordenação de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
XI – Casa de Saúde Santa Fé - Porte I
1. Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2 Núcleo de Risco
1.3 Gerência Administrativa
1.3.1 Coordenação de Compras e Logística
1.3.2 Coordenação de Hotelaria
1.3.3 Coordenação de Gestão da Informação e Finanças
1.3.4 Coordenação de Gestão de Pessoas
1.4 Gerência Assistencial
1.4.1 Coordenação Técnica de Enfermagem
1.4.2 Coordenação da Unidade de Cuidado ao Adulto
1.4.3 Coordenação da Unidade de Pacientes Externos
1.4.4 Coordenação de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
XII – Casa de Saúde Santa Izabel - Porte I
1. Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2 Núcleo de Risco
1.3 Gerência Administrativa
1.3.1 Coordenação de Compras e Logística
1.3.2 Coordenação de Hotelaria
1.3.3 Coordenação de Gestão da Informação e Finanças
1.3.4 Coordenação de Gestão de Pessoas
1.4 Gerência Assistencial
1.4.1 Coordenação Técnica de Enfermagem
1.4.2 Coordenação da Unidade de Cuidado ao Adulto
1.4.3 Coordenação da Unidade de Pacientes Externos
1.4.4 Coordenação de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
XIII – Hospital Cristiano Machado - Porte I
1. Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2 Núcleo de Risco
1.3 Gerência Administrativa
1.3.1 Coordenação de Suprimentos e Finanças
1.3.2 Coordenação de Hotelaria
1.3.3 Coordenação de Gestão de Pessoas
1.4 Gerência Assistencial
1.4.1 Coordenação Técnica de Enfermagem
1.4.2 Coordenação das Unidades de Internação
1.4.3 Coordenação da Unidade Cirúrgica
1.4.4 Coordenação de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
XV – Centro Mineiro de Toxicomania - Porte I
1. Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2 Gerência Administrativa
1.3 Gerência Assistencial
XVI – Centro Psiquiátrico da Adolescência e Infância - Porte I
1. Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2 Núcleo de Risco
1.3 Núcleo de Ensino e Pesquisa
1.4 Gerência Administrativa
1.4.1 Coordenação de Compras e Logística
1.4.2 Coordenação de Hotelaria
1.4.3 Coordenação de Gestão da Informação e Finanças
1.4.4 Coordenação de Gestão de Pessoas
1.5 Gerência Assistencial
1.5.1 Coordenação Técnica de Enfermagem
1.5.2 Coordenação de Internação e Ambulatório
1.5.3 Coordenação da Unidade de Urgência
1.5.4 Coordenação de Assistência Farmacêutica
XVIII – Instituto Raul Soares - Porte II
1. Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade
1.2 Núcleo de Risco
1.3 Núcleo de Ensino e Pesquisa
1.4 Gerência Administrativa
1.4.1 Coordenação de Compras e Logística
1.4.2 Coordenação de Hotelaria
1.4.3 Coordenação de Gestão da Informação
1.4.4 Coordenação de Finanças
1.4.5 Coordenação de Gestão de Pessoas
1.4.6 Coordenação do Centro de Educação Infantil
1.5 Gerência Assistencial
1.5.1 Coordenação Técnica de Enfermagem
1.5.2 Coordenação das Unidades de Internação
1.5.3 Coordenação da Unidade de Pacientes Externos
1.5.4 Coordenação de Assistência Farmacêutica
1.5.5 Coordenação de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
XIX – MG Transplantes - Porte IV
1. Diretoria Geral
1.1 Assessoria de Gestão Estratégica
1.2 Gerência Administrativa
1.2.1 Coordenação de Finanças, Almoxarifado e Patrimônio
1.2.2 Coordenação de Logística
1.2.3 Coordenação de Gestão de Pessoas
1.3 Gerência Assistencial
1.3.1 Coordenação do Núcleo de Córneas
1.3.2 Coordenação do Núcleo de Rim e Pâncreas
1.3.3 Coordenação do Núcleo de Coração e Pulmão
1.3.4 Coordenação do Núcleo de Fígado
1.4 Núcleo de Organização de Procura de Órgãos e Tecidos - Região Metropolitana, em Belo Horizonte
1.5 Núcleo de Organização de Procura de Órgãos e Tecidos - Zona da Mata, em Juiz de Fora
1.6 Núcleo de Organização de Procura de Órgãos e Tecidos - Sul, em Pouso Alegre
1.7 Núcleo de Organização de Procura de Órgãos e Tecidos - Vale do Aço, em Ipatinga
1.8 Núcleo de Organização de Procura de Órgãos e Tecidos - Oeste, em Uberlândia
1.9 Núcleo de Organização de Procura de Órgãos e Tecidos - Norte, em Montes Claros
1.10 Núcleo de Organização de Procura de Órgãos e Tecidos - Leste, em Governador Valadares
Comissão de Ética da Fhemig
Instituídas pelo Decreto 43.885, de 04 de outubro de 2004, as Comissões de Ética estão presentes em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.
A Comissão de Ética da Fhemig tem por finalidade zelar pela observância do Código de Conduta Ética do Agente Público e da Alta Administração Estadual, divulgando suas normas e atuando na prevenção e na apuração de falta ética no âmbito da Fundação.
Dentre suas competências, destacam-se:
- Divulgar normas éticas e de prevenção de falta ética;
- Orientar e aconselhar os agentes públicos sobre ética profissional na Fhemig;
- Alertar agentes públicos quanto à conduta no ambiente de trabalho, especialmente no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público;
- Decidir pela instauração e conduzir processo ético, observadas as normas estabelecidas pela legislação vigente.
A atuação em Comissão de Ética não enseja remuneração e os trabalhos nela desenvolvidos são considerados prestação de relevante serviço público.
A Comissão de Ética da Fhemig está subordinada ao Conselho de Ética Pública (Conset) - criado pelo Decreto 43.673/2003, de 04 de dezembro de 2003). O Conset tem por objetivo zelar pelo cumprimento dos princípios e das regras éticas, bem como pela transparência das condutas na Administração Pública do Poder Executivo e conta com o apoio das comissões de ética dos órgãos e entidades neste propósito.
Composição:
Wivian Aparecida Dornelas Couto - Presidente
Leila Pereira Vilaça - Membro efetivo
Mara Alice Diniz Figueiredo - Membro efetivo
Maria Theresa de Melo Francisco - Suplente
Tiago Sávio Moreira Possas - Suplente
Jacqueline Saldanha Mendes da Costa - Suplente
Membros designados pela Portaria Presidencial nº 2.769, de 17 de agosto 2023.
Endereço
Edifício Gerais – 13º andar
Cidade Administrativa de Minas Gerais
Rodovia Papa João Paulo II, 4.001 - Serra Verde.
Belo Horizone - Minas Gerais - CEP 31.630-901
Telefone: (31) 3915-9500
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
SEI!MG: Fhemig/Comissão de Ética
Material informativo
Comissão de ética
Composição do Conselho Curador
Secretaria de Estado de Saúde - SES
Presidente - Fábio Baccheretti Vitor
* Na ausência, convidar o secretário-adjunto
Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig
Secretária executiva - Renata Ferreira Leles Dias
* Na ausência, chefe de Gabinete
Secretaria de Estado de Fazenda - SEF
Titular - Leonardo Raphael Lamoglia Scarabelli - Mandato: 30/10/2019 a 30/10/2021
Suplente - Larissa Soares Guimarães - Mandato: 30/10/2019 a 30/10/2021
Conselho Estadual de Saúde - CES
Titular: Renato Almeida de Barros – Mandato: 21/05/2021 A 21/05/2023
Suplente: Ederson Alves da Silva - Mandato: 18/12/2019 A 18/12/2021
Fhemig - Diretores ADC
Titular: Diana Martins Barbosa - Mandato: 02/06/2021 a 02/06/2023
Suplente: Lucineia Maria de Queiroz Carvalhais Ramos - Mandato: 02/09/2022 a 12/09/2024
Fhemig - Diretores Assistenciais
Titular: Samar Musse Dib - Mandato: 02/09/2022 a 12/09/2024
Suplente: Daniel Ortiz Miotto - Mandato: 02/09/2022 a 12/09/2024
Conforme estabelece o Decreto nº 48.651 de 11/07/2023, compete ao Conselho Curador:
Art. 4º – Compete ao Conselho Curador:
I – aprovar:
a) a prestação de contas anual e o relatório anual de atividades da Fhemig;
b) a aquisição, alienação, arrendamento, cessão, concessão, permissão e autorização de uso de bens imóveis da Fhemig;
c) as propostas de alteração do Estatuto da Fhemig;
d) o Plano Global de Avaliação a que se refere o art. 113 da Lei nº 11.406, de 28 de janeiro de 1994;
e) o valor especial para o Plantão Médico Complementar a que se referem os §§ 5º e 6º do art. 73 da Lei nº 24.313, de 2023;
II – representar ao Governador em caso de irregularidade verificada na Fhemig e indicar as medidas corretivas;
III – requisitar e examinar, a qualquer tempo, documentos de escrituração relacionados à administração orçamentária e financeira da Fhemig;
IV – elaborar seu regimento interno.
Parágrafo único – Os procedimentos para as aprovações de que trata o inciso I serão previstos em regimento interno, observada a legislação aplicável.
Art. 5º – O Conselho Curador da Fhemig tem a seguinte composição:
I – membros natos:
a) o Secretário de Estado de Saúde, que é o seu Presidente;
b) o Presidente da Fhemig, que é o seu Secretário Executivo;
II – membros designados:
a) um representante da Secretaria de Estado de Fazenda – SEF;
b) um representante da Secretaria de Planejamento, Gestão e Finanças – Seplag;
c) um representante da Secretaria de Estado de Governo – Segov;
d) um representante do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais – CES-MG;
e) um ocupante de cargo de direção da Fhemig, indicado pelo seu Presidente;
f) um representante dos diretores das unidades assistenciais, indicado pelo seu Presidente.
§ 1º – Os membros a que se refere o inciso II serão designados pelo Governador para um mandato de dois anos, permitida uma recondução por igual período.
§ 2º – Cada membro do Conselho Curador terá um suplente, que o substituirá em suas ausências e impedimentos.
§ 3º – O Presidente do Conselho Curador terá direito, além do voto ordinário, ao voto de qualidade e será substituído pelo Secretário Executivo em suas ausências e impedimentos.
§ 4º – O Conselho Curador se reunirá, ordinariamente, duas vezes ao ano com a maioria de seus membros e, extraordinariamente, quando convocado pelo Presidente, pelo Secretário Executivo ou pela maioria dos membros.
§ 5º – Poderão ser convidados para reuniões ordinárias ou extraordinárias:
I – um representante da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais – ALMG;
II – um representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig.
§ 6º – A atuação no âmbito do Conselho Curador será considerada serviço público relevante e não dará causa a qualquer espécie de remuneração.
§ 7º – As demais disposições relativas ao funcionamento do Conselho Curador serão dispostas em regimento interno.
Art. 6º – A Direção Superior da Fhemig é exercida pelo Presidente e pelo Vice-Presidente, auxiliado pelos demais diretores.
Objetivo Operacional e Competências Legais
Objetivo operacional
Criada pela Lei nº 7.088, de 3 de outubro de 1977, sua organização e estrutura estão definidas no Decreto nº 48651, de 11/07/2023.
A Fhemig tem como competência prestar serviços de saúde e assistência hospitalar de importância estratégica estadual e regional, em níveis secundário e terciário de complexidade, por meio de hospitais organizados e integrados ao Sistema Único de Saúde – SUS, e participar da formulação, do acompanhamento e da avaliação da política de gestão hospitalar, em consonância com as diretrizes definidas pela SES, com atribuições de:
Outras competências
I – participar, em nível de integração e cooperação, da formulação e implementação das diretrizes da política estadual de saúde;
II – prestar, em caráter suplementar, assistência ambulatorial especializada e de apoio à atividade hospitalar;
III – incentivar e promover o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino e à pesquisa em saúde;
IV – formular, executar, acompanhar e avaliar, em caráter suplementar, a política de insumos e equipamentos para a saúde, no âmbito de suas unidades assistenciais;
V – coordenar a política de captação de órgãos e tecidos no Estado, regular e gerenciar o processo de notificação, doação, distribuição e logística, avaliar resultados e capacitar hospitais e profissionais afins na atividade de captação de órgãos;
VI – incentivar e participar de ações intersetoriais, no âmbito municipal, estadual e federal, visando à reabilitação e à reinserção social dos moradores das ex-colônias de hansenianos e de internos em hospitais psiquiátricos.
Competências setoriais internas da Fhemig
As competências das Diretorias, Gerências e Assessorias da Administração Central – ADC da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Fhemig, estão definidas a partir do Artigo 7º ao 32ºA do Decreto nº 48.651, de 11/07/2023.
As competências das unidades administrativas subordinadas às Diretorias, Gerências e Assessorias da Administração Central – ADC da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Fhemig, conforme estrutura orgânica constante no Artigo 3º do Decreto nº 48.651, de 11/07/2023, estão estabelecidas na Portaria Presidencial nº 2.865, de 31 de outubro de 2023.
Plano de Integridade
A partir do Decreto nº 47.185, de maio de 2017, que normatizou o Plano Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI), que tem como propósito contribuir para a disseminação e fortalecimento da cultura de integridade no âmbito do Poder Executivo Estadual, a Administração Pública de Minas Gerais ganhou força para solidificar a integridade pública.
Praticar a ética, a conformidade dos processos e ações, o respeito pelo serviço público, promover ações preventivas e, muitas vezes, mudanças culturais e institucionais são atitudes essenciais na composição e concretização de um ambiente de maior probidade em nossa sociedade, alinhando assim nosso compromisso com a integridade.
A sociedade demanda cada vez mais eficiência e qualidade na prestação de serviços, baseados no respeito e em conformidade às leis e regulamentações, através da prestação de contas, responsabilidade da gestão e transparência nos processos.
O Plano de Integridade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig é composto por oito eixos temáticos: Governança e Comprometimento da Alta Administração; Planejamento Estratégico; Controles Internos e Gestão de Riscos; Conflito de Interesses e Nepotismo; Gestão de Pessoas; Código de Ética e Comissão de Ética, Canal de Denúncias e Transparência que se pautaram nos princípios éticos e constitucionais norteadores da Administração Pública, além de acesso à informação.
O objetivo é solidificar a confiança dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), agentes públicos e da sociedade em geral nos serviços prestados pela Fhemig.
Por se tratar de uma ação coletiva, com comprometimento da alta direção, gestores e servidores da Fhemig, torna-se primordial a atenção, esforço e engajamento de todos para que o resultado seja alcançado.
Plano de Integridade Fhemig
Plano Mineiro de Promoção à Integridade
Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico é fundamental para orientar as decisões e atividades de uma instituição, de maneira clara e coesa, somando todos os esforços dos líderes e servidores na conquista de objetivos comuns. Para o ciclo 2024 – 2027, o Planejamento Estratégico dá certa continuidade e fortalecimento à identidade institucional vigente, no qual o usuário SUS é o foco e o cuidado humanizado, eficiente e de qualidade é a chave para o sucesso.
O Mapa Estratégico abaixo reúne de forma didática e simplificada a identidade institucional da Fhemig – missão, visão e valores – e os 15 objetivos estratégicos, organizados de acordo com as quatro perspectivas da metodologia de Robert Kaplan, Balanced Scorecard – BSC (Sociedade, Aprendizado e Crescimento, Processos e Financeiro).
- Para saber mais sobre o tema, acesse nosso curso sobre “Planejamento Estratégico” na plataforma EAD da Fhemig.
Como principal ferramenta de governança da Fundação Hospitalar, criado pela Portaria Presidencial nº 1.098 de 23 de julho de 2015, o Pacto de Gestão Participativa - PGP orienta os esforços da instituição alinhados ao Planejamento Estratégico. Por meio do PGP, são monitorados bimestralmente indicadores para mensurar o desempenho institucional, vinculados aos objetivos e demais diretrizes estabelecidas pelo Planejamento Estratégico vigente. O acompanhamento bimestral subsidia, ainda, a tomada de decisão da gestão, incentiva o ciclo de melhoria contínua para atingirmos as metas propostas e resulta na composição da Gratificação de Incentivo à Eficientização dos Serviços - GIEFS paga a cada servidor da Fhemig.Outros links úteis:
Tragédia em Janaúba - 20/10/2017 - 14h30
Permanecem internadas no Hospital João XXIII, da Rede Fhemig, hoje (20/10), às 14h30, em decorrência de agressão sofrida em creche na cidade de Janaúba, 06 pessoas, sendo 02 mulheres em estado grave, estável, e apresentando melhoras, 02 crianças em estado grave, estável e apresentando melhoras, e 02 crianças estáveis.
MG Transplantes apoia campanha de incentivo à doação de órgãos promovida por veteranos da Força Aérea
Embora o volume de doações no estado tenha sido o melhor da última década, a fila de espera aumentou
Para expandir o desempenho do ano passado, quando o número de doadores e de cirurgias no estado cresceu 20% em comparação ao período pré-pandemia, neste ano, o MG Transplantes (MGTX), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), impulsiona a sua política de parcerias com setores da sociedade, a fim de ampliar a campanha de conscientização para a doação de órgãos e tecidos.
Hospital João XXIII alerta para aumento de 30% no número de atendimentos a acidentes com motocicletas
Maio Amarelo lembra a importância de comportamentos mais seguros no trânsito
Todos os dias o Hospital João XXIII, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), recebe novas vítimas de acidentes no trânsito que, na maioria das vezes, poderiam ser evitados se as leis fossem respeitadas. Somente no ano passado, a unidade registrou um total de 8.631 atendimentos a vítimas de acidentes envolvendo pedestres, carros de passeio, caminhões, camionetes, ônibus e motos. Desse total, 5.707 são ocupantes de motocicletas. Este ano, os números podem ser ainda piores. Isso porque de janeiro a março já foi registrado um aumento de mais de 30% nos atendimentos a motociclistas ou garupeiros, em relação ao mesmo período do ano passado.
Governo de Minas anuncia R$ 70 milhões em investimentos para o Hospital Regional João Penido
Em Juiz de Fora, Secretaria de Estado de Saúde e Fundação Hospitalar do Estado vistoriam unidade e acompanham as melhorias entregues e em andamento
O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta sexta-feira (22/4), em Juiz de Fora, a destinação de R$ 70 milhões do orçamento do Estado para investir ainda mais na qualidade da assistência do Hospital Regional João Penido (HRJP), referência para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Zona da Mata mineira.
Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, irá abrir pronto atendimento e ampliar serviços do SUS para 94 municípios da região
Parceria possibilitará diversas melhorias para a população, como abertura da Unidade de Queimados e acompanhamento de crianças traqueostomizadas
Abertura do pronto atendimento, aumento de mais de 30% no total de leitos, com implantação de serviços de neurologia, neurocirurgia, cuidados prolongados, Unidade Neonatal Intermediária convencional e canguru, atendimento especializado à criança traqueostomizada e ao queimado, além do banco de leite humano. Essas são algumas das melhorias previstas para o Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, com o início da parceria com uma Organização Social (OS).
Hospital Cristiano Machado vai ampliar atendimentos e serviços para os usuários do SUS em Sabará e região
Celebração de parceria prevê aumento de leitos e oferta de procedimentos de média e alta complexidade
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou, nesta quarta-feira (24/4), novo edital para celebração de contrato de gestão com entidade qualificada ou que tenha intenção de se qualificar como Organização Social (OS) para o Hospital Cristiano Machado (HCM), localizado em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O documento atual traz adequações de caráter técnico nos critérios de seleção.
Hospital João XXIII revisará o Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas, acionado em casos de catástrofes
Atualização do Plamv é recorrente e prepara a equipe para atuar nos variados contextos de urgência, como nas tragédias de Mariana e Brumadinho
Quando se fala em atendimento de urgência na capital mineira, uma das principais referências é o Hospital João XXIII – do Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência (CHU) da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A unidade atuou com excelência em casos marcantes, que envolveram diversas vítimas, como rompimentos de barragens e incêndios. A agilidade do atendimento, que salvou muitas vidas, foi garantida pelo acionamento do Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas (Plamv), que passará por nova atualização nos próximos meses.
Minas conta com 108 hospitais de referência para otimizar atendimento a mulheres vítimas de violência sexual
Serviços funcionam em regime integral, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, sem interrupção; Saúde disponibiliza cartilha sobre acesso à rede de apoio clínico e psicológico
Diante de episódios de abuso sexual é muito importante garantir atenção e escuta qualificadas às vítimas já no momento em que chegarem aos serviços de saúde.
Após dengue grave, ex-paciente retorna ao Hospital Eduardo de Menezes para agradecer equipe
Viviane Miranda ficou cinco dias na UTI e chegou a apresentar exames com taxa de plaquetas zerada
O que parecia ser um quadro de dengue com uma evolução dentro do esperado tornou-se um grande susto para a massoterapeuta Viviane Gomes Miranda. Após cinco dias com os sintomas clássicos da doença, um sangramento acendeu o sinal de alerta e a fez procurar uma unidade de pronto atendimento. No mesmo dia, já foi encaminhada para o Centro de Terapia Intensiva do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Seu caso era tão grave que, por três vezes, chegou a apresentar um resultado de hemograma preocupante: o número de plaquetas estava em zero.
Bebê de 4,5 kg nasce na Maternidade Odete Valadares, em BH
Referência em gestação de alto risco, unidade da Fhemig alerta para riscos do diabetes na gravidez
Uma bebê “gigante” nasceu com 4,5 kg - um peso considerado acima do padrão - na Maternidade Odete Valadares (MOV), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Ketllin Sofia Araújo de Jesus, como foi chamada, veio ao mundo no dia 4/4, às 11h58. A criança nasceu com 39 semanas e 4 dias. A recém-nascida e a mãe Isabel Madalena de Jesus passam bem.
Hospital da Fhemig traz esperança a casais que desejam ter filho
Ambulatório de Infertilidade do Júlia Kubitschek realiza tratamentos para viabilizar a gravidez
O Ambulatório de Infertilidade do Hospital Júlia Kubitschek (HJK), do Complexo Hospitalar de Especialidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), oferece o serviço e atende pacientes de todo o estado. Nele são identificadas as causas da infertilidade e realizados os tratamentos e procedimentos para melhorar as taxas de gravidez, como alternativa à fertilização in vitro.