20/03/2021

Comunicado à população

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informa à população mineira que, a partir do dia 22 de março, segunda-feira, o Hospital Júlia Kubitschek (HJK) passará a atender integralmente aos casos suspeitos e confirmados de covid-19, respondendo à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte para ampliar a oferta de leitos exclusivos a esses pacientes. A decisão é necessária diante do aumento expressivo dos casos registrado nos últimos dias e, consequentemente, da demanda crescente por atendimento hospitalar.

Com as recentes ampliações de leitos para responder à demanda da pandemia, hoje o Hospital Júlia Kubitschek oferece 59 leitos de terapia intensiva, 203 leitos de enfermaria adulto e 10 leitos de enfermaria obstétrica. A maternidade do HJK, também referência para gestantes e puérperas suspeitas e confirmadas para coronavírus, continua com os atendimentos de urgência.

Importante destacar que o Hospital Júlia Kubitschek não terá pronto atendimento clínico, somente a maternidade continua porta aberta. A orientação e o fluxo normal é buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA's) e, se houver necessidade de internação, a Prefeitura faz a regulação dos leitos para as unidades que tiverem vagas.

Foram consideradas medidas que minimizam o impacto no atendimento à população do entorno. Atualmente a maioria dos atendimentos no HJK são por meio da Central de Regulação ou aos pacientes egressos do próprio hospital. Esses pacientes serão transferidos temporariamente para a Unidade Alternativa de Assistência à Saúde Galba Velloso (UAAS-GV), cumprindo seu papel de retaguarda no cenário pandêmico, ou para o Hospital Alberto Cavalcanti, conforme o caso clínico.

Desde outubro de 2020, o Galba Velloso foi revocacionado para atuar como retaguarda para acolher temporariamente pacientes das linhas de cuidado de doenças infecciosas e doenças respiratórias provenientes dos hospitais Eduardo de Menezes e Julia Kubistchek, que tiveram seus leitos redirecionados para o esforço de atender aos casos agudos de coronavírus. A UAAS-GV ainda receberá pacientes regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de BH, que estão nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) por motivos clínicos diversos, contribuindo para minimizar o impacto da reversão de leitos para a covid-19 para o atendimento de outros agravos que também afligem a saúde pública.

Os demais casos clínicos, que necessitam de atendimento específico, serão absorvidos pela rede municipal, conforme alinhamento com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.