05/08/2021

Hospital Eduardo de Menezes recebe medalha de mérito em reconhecimento aos serviços prestados durante a pandemia

Honraria foi concedida pela Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais

O Hospital Eduardo de Menezes (HEM), referência no tratamento da covid-19, recebeu, nessa quarta-feira (4/8), a “Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena”, concedida pela  Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, anualmente, às pessoas ou instituições que tenham prestado serviços de relevância à Justiça de Primeira Instância do estado.  A solenidade foi realizada no auditório do Tribunal do Júri do Fórum Lafayette da Comarca de Belo Horizonte para um público restrito, atendendo às normas de segurança necessárias em razão da pandemia, e transmitida on-line. 

A diretora do HEM, Virgínia Antunes de Andrade, esteve presente para receber a homenagem. “É emocionante! Uma grande honra e uma surpresa a condecoração concedida ao hospital. Eu, como representante de todos os servidores da unidade, agradeço o reconhecimento. Acalenta saber que o trabalho árduo, muitas vezes sacrificante, num tempo de incertezas e medo, foi importante e aclamado. Foram meses de dedicação intensa de uma equipe corajosa e generosa”, afirma a diretora.

A comissão especial encarregada de selecionar os agraciados é presidida pelo Corregedor-Geral de Justiça e chanceler da medalha, Agostinho Gomes de Azevedo. Para a escolha dos homenageados, são observadas a abnegação, antiguidade, dedicação, dinamismo, eficiência, presteza e produtividade no cumprimento dos deveres funcionais. Em alguns casos, são considerados também trabalhos de relevância e integração com as ações e os projetos da Corregedoria.medalha hem 5

Na comenda deste ano, referente a 2020, foram entregues 17 condecorações especiais, além de 12 magistrados e servidores vítimas da covid-19, na modalidade post mortem.  Em seu discurso, o desembargador Agostinho Gomes de Azevedo ressaltou a importância da homenagem. "A orientação, a fiscalização e ação disciplinar são as funções precípuas da Corregedoria, mas a Medalha Ruy Gouthier também nos propicia reconhecer e agradecer aos magistrados, servidores, notários, registradores e personalidades de outras esferas e órgãos que se destacam no cumprimento das suas obrigações com a entrega desta importantíssima comenda que, pela sua natureza, sempre é entregue por mérito a quem a ela fez jus por direito".

Também participaram da cerimônia a gerente administrativa do Hospital Eduardo de Menezes, Fabiana do Carmo Vieira, e a coordenadora da internação, Maria Rita Teixeira Dutra. 

Por Aline Castro Alves 

Foto: Mirna de Moura / TJMG