10/11/2021

HTLV – Conscientização é vital para prevenir e combater a doença

A data de 10 de novembro referencia o Dia Mundial de Combate ao vírus HTLV, ainda negligenciado no Brasil e no mundo

O Dia Mundial de Combate ao vírus HTLV é um alerta para uma infecção causada pelos vírus linfotrópico das células T humanas (HTLV), pouco conhecida e que atinge as células de defesa do organismo, os linfócitos T. A data, escolhida pela Associação Internacional de Retrovirologia (IRVA – International Retrovirology Association), visa informar e mobilizar a sociedade e o poder público para o significado da infecção, as doenças associadas ao vírus, seu impacto na saúde pública e os meios de contê-lo.

O HTLV causa uma infecção crônica, ainda sem tratamento para eliminar o vírus, e que ao longo dos anos pode prejudicar gravemente a saúde e qualidade de vida das pessoas. Entre outras doenças, pode causar mielopatia, que afeta a medula espinhal, provocando dificuldade de movimento e perda de locomoção. Outra doença é uma leucemia associada ao vírus. No entanto, após mais de 40 anos da sua descoberta, o HTLV ainda é uma doença negligenciada, com poucas políticas públicas voltadas para o diagnóstico da infecção viral, para prevenção da sua transmissão e para a orientação e cuidado adequado de quem vive com o vírus.

Sua transmissão se dá via relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas, amamentação do bebê de mãe infectada, transfusão de sangue e transplante de órgãos contaminados. Desde 1993, a triagem para o HTLV-1/2 é obrigatória em bancos de sangue brasileiros.

Na Fundação Hemominas, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em HTLV (GIPH) acompanhou por mais de 20 anos ex-doadores de sangue portadores do vírus HTLV, contribuindo intensamente na geração de conhecimento em diversas áreas do estudo do vírus e na formação e capacitação de professores e de profissionais de saúde. Nesse sentido, o GIPH fomentou a produção de uma série de dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como a publicação de vários artigos em revistas nacionais e internacionais, além de participar de discussões com órgãos de saúde municipais, estaduais e do Ministério da Saúde para a implementação de medidas públicas de enfrentamento ao HTLV. O livro Cadernos Hemominas – HTLV pode ser acessado gratuitamente pelo link ”PUBLICAÇÕES”.

Hospital Eduardo de Menezes oferece serviço

O Hospital Eduardo de Menezes (HEM), da Rede Fhemig, é um dos dois serviços de referência em Belo Horizonte para o atendimento às pessoas diagnosticadas com infecção pelo HTLV. Pacientes com suspeita ou confirmação para a infecção podem ser encaminhados ao serviço, por meio da central de marcação de consultas ou por telefone. Uma vez encaminhados, os pacientes passam a receber acompanhamento no HEM – o que pode durar por toda a vida -, com o objetivo de identificar e monitorar a ocorrência de possíveis complicações, não existindo, até o momento, tratamento específico para combater o vírus. “Este acompanhamento deve ser multidisciplinar, visando uma avaliação global do paciente”, afirma a gerente assistencial da unidade e infectologista, Tatiani Ferreguetti.

Segundo a médica, o maior desafio relacionado à doença é o baixíssimo índice de detecção. “Isto faz com que muitos diagnósticos aconteçam em virtude de complicações já instaladas, causando grande impacto na qualidade de vida dessas pessoas. Observa-se, de maneira generalizada, importante desconhecimento a respeito da infecção, as formas de transmissão e os potenciais danos à saúde”, completa a gerente, que citou inclusive estudo realizado recentemente por profissional do HEM sobre a reabilitação de pacientes diagnosticados com complicações motoras decorrentes da doença causada pelo HTLV. O serviço conta com parceria firmada com a Fundação Hemominas para confirmação dos diagnósticos de pacientes atendidos na unidade.

Matéria produzida pela Fundação Hemominas com informações da Fhemig.