17/11/2022

Hospital João XXIII aumenta qualidade, reduz custo e melhora experiência do paciente com “Lean nas Emergências”

Segunda fase do projeto, denominada “Transformação Lean”, consolida nova cultura de gestão no HPS

Aumento de 41,94% na quantidade de procedimentos cirúrgicos programados, redução de 66,08% na taxa de atraso das primeiras operações e incremento de 85% no valor agregado ao atendimento ao paciente. Esses são os resultados da incorporação do projeto “Lean nas Emergências” à rotina assistencial do Hospital João XXIII (HJXXIII), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), em sua segunda fase de ações.

“O Hospital João XXIII, mais uma vez, mostrou toda sua capacidade e maturidade. É o maior serviço de saúde do estado e fez valer sua fama de um dos melhores equipamentos de saúde do Brasil. As melhorias demonstradas, por meio dos indicadores apresentados, mostram o quanto os profissionais do hospital são dedicados a entregar uma assistência de excelência aos usuários do SUS. Eles realmente praticam o Kaizen (melhoria contínua) e não medem esforços para salvar vidas”, avalia o médico e consultor do Hospital Sírio Libanês Leonardo de Lima Leite.

O consultor destaca ainda que a primeira fase trouxe resultados efetivos para o HJXXIII. Segundo ele, com a fase 2 (Transformação Lean), é perceptível o estabelecimento de uma nova cultura de gestão, que tem por base os preceitos dos fluxos, dos processos enxutos e sem desperdícios.
“Os resultados da aplicação do “Lean nas Emergências” no Hospital João XXIII refletem o protagonismo dos nossos servidores e seu comprometimento com os projetos de melhoria contínua”, assegura o diretor do Complexo de Urgência e Emergência, Fabrício Giarola Oliveira.

Foco 

Os índices positivos obtidos na primeira fase do projeto levaram o HJXXIII à fase seguinte, desenvolvida no Centro Cirúrgico e nas unidades de Internação. A próxima etapa será o acompanhamento dos indicadores pelos consultores do projeto e pelo Ministério da Saúde.

No Centro Cirúrgico, o objetivo foi melhorar a eficiência de desempenho com a redução do atraso médio da primeira cirurgia, do cancelamento e do tempo de substituição de sala. Nas unidades de internação, a meta foi diminuir o tempo de permanência e o fator de utilização dos leitos.

Para a assessora do Complexo de Urgência e Emergência, Cíntia Carvalho, atualmente, as unidades do Complexo (hospitais João XXIII, Infantil João Paulo II e Maria Amélia Lins) contam com equipes focadas no crescimento e na implantação de estratégias de melhoria. “A busca por melhores resultados, e a humildade para compreender que precisamos aprender e implantar novas ideias, são visíveis ao final de cada etapa do projeto. O servidor se empenha, se compromete, trabalha para fazer o SUS forte e carrega, ainda, o orgulho de ser deste Complexo”, sublinha.

Propósito

De acordo com a assessora da diretoria de Enfermagem do Complexo, Maria Cláudia Souza e Alves, ao adotar o lean para incrementar a eficiência dos hospitais, reduzir o tempo médio de permanência e aumentar o giro de leito, trabalhando com as unidades de terapia intensiva e de internação, com o pronto-socorro e o centro cirúrgico, o propósito do SUS de salvar vidas é concretizado.

"Mais uma vez, podemos ver como a filosofia lean pode colaborar para a melhoria contínua dos processos no Hospital João XXIII. A visita dos consultores contribuiu para o conhecimento de novas ferramentas, o que muito nos auxiliou na visualização dos nossos gargalos. Foi fundamental a participação e engajamento das equipes para o alcance dos resultados expressivos do projeto”, ressalta.

Lean

O projeto “Lean nas Emergências” é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), e executada em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. O Hospital João XXIII é uma das cinco instituições selecionadas no país.

A metodologia lean é uma filosofia de melhoria de processos que tem como base tempo e valor. Ela busca assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. Em tradução livre, lean significa enxuto.

A participação dos hospitais no projeto é realizada em ciclos, que se iniciam a cada seis meses.

Por Alexandra Marques
Fonte: Cíntia Carvalho (CHUE)