14/12/2022

Hospital Regional João Penido recebe título de Amigo da Criança

Iniciativa do Ministério da Saúde credenciou maternidade pelo sucesso no estímulo ao aleitamento materno

A maternidade do Hospital Regional João Penido (HRJP), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), recebeu o reconhecimento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), pelo Ministério da Saúde, por cumprir os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno instituídos pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A solenidade de entrega da placa foi realizada no dia 6 de dezembro, na própria unidade, em Juiz de Fora.

Em Minas Gerais há, atualmente, 22 hospitais com a certificação. Desse total, três são unidades da Fhemig. Além da maternidade do HRJP, a Maternidade Odete Valadares (MOV) recebeu o reconhecimento em 1999, e a maternidade do Hospital Júlia Kubitschek (HJK) em 2013.

A presidente da Fhemig, Renata Ferreira Leles Dias, esteve presente na solenidade e destacou que o trabalho das maternidades da Fundação é valioso para a assistência à saúde. “O esforço para conseguir atingir os 10 passos exigidos para a habilitação é muito grande e vocês realmente merecem esse reconhecimento. É muito gratificante para a Fhemig receber pela terceira vez o título. Muitas causas de morte maternas e neonatais são evitáveis e amamentar na primeira hora de vida, conhecida como hora de ouro, faz toda a diferença. Estamos em um ótimo caminho, salvando muitas vidas. Parabéns a todos! O SUS agradece”, disse a presidente.

O diretor do HRJP, Daniel Ortiz Miotto, afirmou que o reconhecimento é a coroação de um longo trabalho que tem sido feito. “Pelos comentários que chegam à ouvidoria, percebemos que a maternidade é muito elogiada e conceituada. Recebo diversos telefonemas de pessoas que querem conhecer nossa estrutura e ter seus filhos aqui. Isso acontece porque o atendimento é brilhante. Uma equipe competente, com os melhores profissionais da região, e 100% SUS”, sublinhou o gestor.

A gerente assistencial da unidade, Fernanda Rezende Garcia, também ressaltou o empenho de todos os profissionais. ”Celebramos, com muita alegria, o trabalho de uma equipe tão unida em prol das usuárias. Hoje estamos colhendo frutos de um trabalho iniciado há mais tempo e que consolida a maternidade do HRJP como apoiadora do aleitamento materno. Sabemos da qualidade do serviço e quem tem a ganhar são as nossas pacientes e as crianças que aqui nascem”, concluiu.

A coordenadora da maternidade do HRJP, Ana Carolina Matos Medeiros, reforçou o reconhecimento ao trabalho da equipe. “Agradeço pelo comprometimento com as nossas pacientes e seus bebês, pois sabemos da importância da amamentação para mães e crianças. A busca por esse título começou em 2009 e, além da equipe atual, outras pessoas que passaram pela maternidade têm papel importante nessa conquista”, pontuou.

O secretário adjunto de Saúde de Juiz de Fora, Leonardo Azevedo, parabenizou o HRJP pela conquista. “O HRJP é referência na cidade. As mulheres de Juiz de Fora e da região procuram o atendimento da maternidade. Título mais do que legítimo. A unidade é uma grande parceira do município, sobretudo no atendimento materno-infantil”, afirmou.

A IHAC tem por objetivo promover, proteger e apoiar a amamentação. Para receber o título, a unidade passa por vários treinamentos, seminários e oficinas para a mudança de condutas e rotinas responsáveis por índices de desmame precoce. Em seguida, acontecem as avaliações que checam o cumprimento das conformidades exigidas, por meio de entrevistas com puérperas, gestantes e trabalhadores.

Serviço

A maternidade do Hospital Regional João Penido foi inaugurada em 2008, trazendo para Juiz de Fora a ideia de um trabalho multidisciplinar, com a inserção do enfermeiro obstetra no momento do parto. Funciona como porta aberta, 24h por dia, e oferece ao município o atendimento de pré-natal, posto de coleta vinculado ao Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, Casa da Gestante, ambulatório pós-parto, entre outros serviços. A equipe conta com profissionais de psicologia, serviço social, fonoaudiologia, nutrição, enfermagem e pediatria. A maternidade é habilitada para atendimento de alto risco. No ano passado, atingiu a média de 110 partos por mês.

10 passos

De acordo com a Unicef e a OMS, os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno são:

1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.
2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.
3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
6 – Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.
7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.
9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

Por Fernanda Moreira Pinto