09/08/2023

Centro Mineiro de Toxicomania completa 40 anos e se firma como referência no cuidado individualizado ao usuário de álcool e drogas

Credenciada como CAPS-AD desde 2002, unidade oferece linha de cuidado baseada na liberdade e autonomia do paciente, alinhada aos princípios da Reforma Psiquiátrica

O Centro Mineiro de Toxicomania (CMT), da Rede Fhemig, completou, em 5 de agosto, 40 anos de existência como destaque na clínica da toxicomania e em pesquisa na área. A unidade, habilitada como um dispositivo de urgência e referência territorial das Regionais Centro-Sul e Leste de Belo Horizonte desde sua criação, aposta no olhar integral às necessidades do usuário por meio do Plano Terapêutico Singular, principal diretriz da atuação interdisciplinar na atenção psicossocial.

De acordo com a diretora do CMT, Roberta Moraes, a questão das drogas é um grave problema de saúde pública e multifatorial - considerando aspectos econômicos, sociais, de renda e emprego, da assistência social, e moradia – e o trabalho realizado é um grande desafio. “Escutamos histórias de pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas e sofrem violação de vários de seus direitos durante suas vidas , além de discriminações como racismo, homofobia e tantas outras violências e práticas de exclusão envolvidas. Temos o compromisso ético de construir uma rede que garanta os direitos como cidadão, da atenção primária à intersetorialidade, promovendo sua autonomia e inserção nos espaços públicos e acesso ao lazer, cultura e outras políticas públicas”, afirma Roberta.

O técnico operacional de saúde, Thiago Silva, atua na unidade há quase 10 anos, e hoje trabalha na gestão da porta de entrada do serviço. Segundo o profissional, o atendimento ao usuário avançou muito na comunicação com outros dispositivos de saúde do território das regionais Centro-Sul e Leste durante esse período. “Hoje estamos muito mais próximos dos centros de saúde e de convivência e das demais unidades de saúde do território, construindo juntos o cuidado aos nossos pacientes e avançando nas atividades de qualificação interna dosprofissionais. O acolhimento das famílias também foi ampliado com o fortalecimento de suas participações nas reuniões”, relata o servidor.

Assistência humanizada

O CMT atende, atualmente, cerca de 50 pacientes em regime de permanência-dia, além dos usuários que utilizam a Hospitalidade Noturna (dispositivo que acolhe os usuários em crise, com maior gravidade e com necessidade de acompanhamento intensivo em período noturno) e daqueles que fazem acompanhamento ambulatorial (oferta de tratamento para casos de menor gravidade em situações que não necessitam de acompanhamento mais intensivo). Trata-se de um serviço de funcionamento por 24 horas, com portas abertas das 7 às 19 horas, não sendo necessário agendamento prévio.

Os projetos individualizados oferecidos pela unidade incluem participação em oficinas, atividades de inserção social, leitos de desintoxicação e psicoterapia, em consonância com a missão do CAPS-AD. Todas as ações são realizadas por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, médicos clínicos, enfermeiros, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e nutricionista. O acolhimento na unidade se inicia por meio de uma avaliação cuidadosa do paciente e, a partir daí, um tratamento singular e humanizado é elaborado para o usuário, considerando suas necessidades específicas.

Dentre as atividades realizadas junto aos usuários e seus familiares, em alinhamento à missão do CMT, estão: assembleia de usuários, chá de mulheres, ateliê aberto, reunião com familiares, oficina de autocuidado, oficinas artísticas, rodas de conversa sobre redução de danos, uso do espaço de conhecimento (biblioteca), oficina cidadania digital, giro cultural e mãos na terra.

Sarau marca os 40 anos

Os 40 anos do CMT foram comemorados na segunda-feira (7/8) em um sarau, que reuniu usuários, servidores da unidade e a presidente da Fhemig para um momento lúdico com música, poesia, bolo de aniversário e muita espontaneidade.

A presidente Renata Ferreira Leles Dias destacou que é perceptível a importância do CMT para a vida das pessoas que fazem uso dele. “Nós trabalhamos para vocês e para o Sistema Único de Saúde. É bom estar aqui para juntos comemorarmos os 40 anos dessa unidade criada pela Fhemig e que é referência pelo trabalho que desenvolve”.

Histórico

O CMT foi inaugurado em 1983, sendo o primeiro serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) especializado no cuidado e atenção àqueles que fazem uso prejudicial de álcool, drogas e outras substâncias psicoativas, alinhado aos princípios do SUS, da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial e orientado pelo cuidado em liberdade, autonomia dos usuários e Redução de Danos enquanto estratégia ética.

O CMT iniciou suas atividades pelo tratamento por psicanálise e, com o tempo, se aperfeiçoou em saúde mental - com a inserção de novos profissionais e a ampliação do local. Em apenas quatro anos de funcionamento, em 1987, o Centro foi reconhecido pelo Conselho Federal de Entorpecentes, atual Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) como unidade de excelência para tratamento de usuários de álcool e drogas no Estado de Minas Gerais. Além disso, desde 2002, o CMT é credenciado como Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e drogas (CAPS-AD), em consonância com a Política Nacional do Ministério da Saúde.

Por Anni Sieglitz