16/08/2023

Fhemig entrega dez leitos de CTI no Hospital Júlia Kubitschek e amplia assistência ao usuário do SUS

A unidade disponibilizará mensalmente 300 diárias de leitos de terapia intensiva com novos e modernos equipamentos e equipe especializada.

Investindo continuamente na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) entregou nessa quarta -feira, 16/8, no Hospital Júlia Kubitschek, pertencente ao Complexo Hospitalar de Especialidades, dez leitos de terapia intensiva, que permitirão uma maior retaguarda ao bloco cirúrgico, recém ampliado, e aos novos leitos de internação cirúrgica. A oferta desses leitos possibilitará à unidade disponibilizar mensalmente 300 diárias de leitos de terapia intensiva. Com a média de permanência de seis a sete dias, presume-se 45 novas entradas de pacientes ao mês nesses dez leitos.

Uma solenidade foi realizada para formalizar a entrega dos leitos e contou com a presença da presidente da Rede Fhemig, Renata Dias; do secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte; Danilo Borges Matias, da vice-presidente da Fhemig, Patrícia Albergaria; da diretora do Complexo Hospitalar de Especialidades, Claudia Fernanda de Andrade; do diretor assistencial do CHE, Samuel Gonçalves; e da diretora de Regulação de Média e Alta Complexidade da Prefeitura de Belo Horizonte, Marcela Nunes Silvério Pimenta.

“Os dez novos leitos atenderão os pacientes internados no HJK, oriundos de leitos da clínica médica, cirurgia geral, cirurgia torácica, tisiologia, pneumologia e ginecologia, além de servirem como retaguarda para as portas de urgência do hospital. A expansão também aumenta o potencial de oferta para o município, absorvendo a entrada de pacientes das Upa's e de outros serviços de média complexidade”, garante a diretora, Claudia Andrade.

De acordo com a diretora, desde 2021, foram investidos mais de R$ 4 milhões em melhorias para o CTI do Júlia Kubitschek, incluindo um aparelho de raios-X digital, um ultrassom e novos monitores, entregues recentemente. “São muitas as conquistas entrelaçadas nesses meses de planejamento”, ressalta Claudia. Também foram realizadas novas contratações para a abertura dos leitos: enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, técnicos de farmácia e técnicos de patologia.

A presidente da Fhemig, Renata Dias, salientou que a entrega dos dez leitos é o resultado de muito planejamento, elaboração de projetos e estabelecimento de metas. “O dia de hoje é mais um passo que damos para o ‘Júlia’ ser uma referência ainda mais importante no estado, e é sempre muito bom o hospital ser reconhecido pela diferença que faz em seu território. Hoje estamos abrindo leitos com nossos próprios equipamentos e contrato de manutenção que garantirá o pleno funcionamento de toda a estrutura”, comemora a presidente.

O secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges Matias, destacou o apoio da gestão e a vontade dos trabalhadores para que o Júlia Kubitschek esteja em um caminho de vitalidade e reinvenção e reforçou a importância da abertura de leitos de CTI para o contexto das urgências do município. “O HJK é um 'colega' que nos ajuda a buscar saídas, enquanto referência no atendimento municipal; e dez leitos de CTI disponíveis trazem grandes melhorias não só para o funcionamento hospitalar, mas para a estrutura de atendimento de forma mais ampla”, esclarece o secretário.

Por Anni Sieglitz