03/10/2023

Em seu aniversário de 46 anos, Fhemig lança o Planejamento Estratégico 2024-2027

Maior rede hospitalar do SUS alcança quase meio século com metas que buscam inovar na saúde pública e aumentar o acesso dos mineiros aos serviços prestados

Em comemoração ao aniversário da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), que completou 46 anos nesta terça-feira, 3/10, os gestores se reuniram na Fundação João Pinheiro para o lançamento do Planejamento Estratégico 2024-2027.

“Nosso foco principal é a ampliação do acesso às nossas unidades. Queremos atender cada vez mais os usuários do SUS, para que as pessoas tenham oportunidade de utilizar nossos serviços no tempo certo, com qualidade e segurança. E isso vale para todas as unidades, cada uma dentro da sua especialidade e vocação. Estamos aqui mirando um futuro ainda mais exitoso, colocando metas, objetivos. Nossa equipe está engajada e temos muito trabalho para os próximos anos”, anunciou a presidente da Fhemig, Renata Dias, no início do evento.

Em sua participação por vídeo, o governador Romeu Zema parabenizou os 13 mil servidores da Fundação na data comemorativa: “Parabenizo aos servidores de todas as áreas, que se dedicam com seriedade e compromisso à missão de salvar vidas e garantir uma assistência de qualidade ao povo mineiro”. Sobre a gestão, o governador lembrou que “realizamos muitas melhorias em toda a rede, com investimentos robustos, compra de equipamentos modernos, a realização do concurso público (com mais de 1.800 vagas); vamos investir e fazer muito mais. O planejamento estratégico que está sendo lançado hoje, nesta data tão importante, reforça os avanços que queremos, com metas até 2027: Uma Fhemig ainda mais eficiente no tratamento do paciente, que se moderniza e entrega à população resultados e serviços de qualidade”, afirmou.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor, lembrou que praticamente iniciou sua carreira na Fhemig, quando ingressou no Hospital Júlia Kubitschek (HJK) como médico recém-formado. Foi coordenador de plantão, diretor do HJK e presidente da Fundação antes de assumir a pasta no governo estadual. “Sempre valorizei a trajetória da Fhemig, reconhecendo que o melhor dela são os seus talentos, a experiência e a vivência no dia a dia. A Fhemig tem um potencial enorme”, disse o secretário, que também marcou presença no evento, ao lado de outros convidados: Marina Queiroz Cury (chefe de Gabinete da SES/MG), Gerlainne Cristine Diniz Romero Lopes (chefe de Gabinete da Secretaria Geral), Camila Barbosa Neves (subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão) e da vice-presidente da Fhemig, Patrícia Albergaria.

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico foi consolidado pela Assessoria Estratégica a partir da sua construção nos encontros de team building, ao longo dos últimos meses. A assessora Bárbara Campos iniciou a apresentação com a matriz SWOT (ou FOFA, em português - forças, oportunidades, fraquezas e ameaças). A partir dessa matriz - alinhada à missão, visão e valores da instituição, foi desenhado o planejamento para os próximos quatro anos.

“A ‘Fhemig do Futuro’ busca ser reconhecida pela sua eficiência: atender mais usuários, sem desperdícios e fazendo o que fazemos de melhor – ofertar saúde pública de qualidade”, citou a assessora em sua apresentação, que completou: “A modernização da gestão hospitalar é fundamental para que os processos se tornem mais ágeis e mais qualificados, tanto na assistência, quanto nos serviços de apoio, melhorando as condições de trabalho e a experiência do usuário”.

Os indicadores apontados para os próximos quatro anos prevêem diminuir a média de permanência dos pacientes nas unidades, ao mesmo tempo em que se projeta uma maior taxa de ocupação (consequência do giro de leitos mais ágil por meio de ferramentas de gestão e assistência qualificada). A Fhemig ainda buscará ampliar seus índices de cirurgias, internações e a captação de órgãos - por meio do MG Transplantes.

O evento foi encerrado com a exibição das propostas dos primeiros “mascotes” da Fhemig, que serão eleitos pelos próprios servidores.

46 anos da Fhemig

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) tem números que refletem a robustez de sua rede, composta por 19 unidades assistenciais e o MG Transplantes, distribuídos na capital mineira e no interior (Betim, Sabará, Barbacena, Juiz de Fora, Patos de Minas, Ubá, Bambuí e Três Corações). São cerca de 30 mil cirurgias, 54 mil internações, 300 mil exames complementares e outros serviços prestados, como reabilitação, saúde mental e outros atendimentos especializados, como por exemplo, doenças raras, queimaduras, gestações de alto risco, pneumologia e oncologia.

Criada em 1977, A Fhemig originou da fusão de vários serviços de saúde que, a princípio, tinham pouco em comum: as fundações estaduais de Assistência Psiquiátrica (Feap), de Assistência Leprocomial (Feal) e de Urgência (Feamur).

As unidades se modernizaram, se revocacionaram e hoje são referências em suas áreas: Complexo de Urgência e Emergência (hospitais João XXIII, Infantil João Paulo II e Maria Amélia Lins, Complexo de Especialidades (hospitais Júlia Kubitschek e Alberto Cavalcanti), Complexo Hospitalar de Barbacena (Centro Psiquiátrico e Hospital Regional Dr. José Américo), Hospital Eduardo de Menezes, hospitais regionais João Penido e Antônio Dias, Instituto Raul Soares, Maternidade Odete Valadares, Hospital Cristiano Machado, Casas de Saúde Santa Izabel, Padre Damião, Santa Fé e São Francisco de Assis; Centro Mineiro de Toxicomania e Centro Psíquico da Adolescência e Infância.

Por Michèlle Guirlanda
Fotos: Fábio Marchetto (SES/MG)