18/10/2023

Diretoria Assistencial da Fhemig realiza workshop com foco na comunicação

A Diretoria Assistencial (Dirass) da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) realizou, ontem (17/10), seu “1º Workshop Integrado Comunicação Segura”. O evento aconteceu no auditório do BDMG e é mais uma ação com o objetivo de trazer os gestores das unidades da Rede para discussões mais completas e amplas, relacionadas ao serviço prestado.

O workshop incluiu dinâmicas e palestras com bases teóricas e práticas sobre o assunto, sendo encerrado, ao fim do dia, com a apresentação de ferramentas que favorecem a implementação da comunicação efetiva na Fhemig.

“A comunicação segura é uma premissa para qualquer atitude assertiva. Na área da saúde, ela é parte importante da segurança do paciente. Por isso, precisamos ter um cuidado ainda maior com as informações, como a interpretação de dados discutidos e registrados, para que o paciente não seja prejudicado” afirmou a diretora assistencial da Fhemig, Lucineia Carvalhais, responsável pela abertura do workshop.

Ela explica que o paciente é atendido por uma equipe multiprofissional e o plano de cuidados precisa ser bem comunicado e bem compreendido entre a equipe, paciente e familiares. “É importante deixar claro o objetivo e a expectativa do tratamento, o cuidado e o tempo esperado para a alta – ou, em casos mais graves, com risco de morte, manter a família ciente sobre a situação e todos os esforços empenhados e o sucesso e insucesso potencial de cada caso. Além disso, manter uma comunicação clara contribui para a adesão do paciente ao tratamento”.

Ainda segundo a diretora, a Fhemig já investe na comunicação segura há muitos anos. “Implantamos, desenvolvemos e adequamos os protocolos internacionais de segurança do paciente à nossa realidade. Porém, isso é um esforço a ser investido cotidianamente”, ressaltou.

Para o enfermeiro da Fhemig Gilberto Fragoso, um dos palestrantes do evento, a comunicação é uma importante ferramenta para minimizar os erros. “É preciso melhorar, alcançarmos uma comunicação efetiva, que de fato traduza o que é importante, com uma linguagem acessível, clara e objetiva, para que todos entendam”.

Cintia Alcântara de Carvalho, assessora da diretoria assistencial do João XXIII, achou de grande relevância a escolha do tema. “Termos um dia para refletir sobre como nos comunicamos, não só por meio de palavras mas também por meio de gestos, é importante, pois é o que fazemos o dia todo. É essencial pensarmos sobre a nossa postura, nossa conduta e nossa forma de nos comunicarmos com os pacientes e entre nós mesmos. Afinal, se a equipe não se comunica, com certeza o prejuízo vai aparecer na assistência aos nossos pacientes”, afirmou.

A coordenadora do Núcleo de Risco do Hospital João Penido (HRJP), em Juiz de Fora, Suellen Macedo, esteve presente pela primeira vez em um evento da Dirass e aprovou. “A promoção desses eventos nos ajuda a melhorar como profissional e, consequentemente, a qualidade do nosso atendimento”.

Por Aline Castro Alves 
Foto: Aline Castro Alves