24/10/2023

HIJPII treina cuidadores de crianças traqueostomizadas

Nos dias 6, 11 e 20 de outubro, foram realizados treinamentos sobre a inclusão escolar de crianças traqueostomizadas, promovidos pelo Serviço de Assistência Integral à Criança Traqueostomizada (Sait) do Hospital Infantil João Paulo II (HJPII) para cuidadores da EMEI Mantiqueira, em Belo Horizonte.

“Foram agendados dois dias. No primeiro dia, treinamos os auxiliares de inclusão, que aprenderam a técnica correta de aspiração traqueal no nosso manequim. Houve a possibilidade de erros, acertos e esclarecer as dúvidas. No segundo dia, foi feita a aspiração no próprio paciente para verificar a técnica correta e o aprendizado. E ainda contamos com mais um treinamento para uma equipe de técnicos de enfermagem somente com o manequim”, explica a enfermeira coordenadora do Sait, Adriana Martinha Lopes Gonçalves, ministrante dos treinamentos.sait HIJPIIb

Além da aspiração, os participantes também aprendem como atender as emergências relacionadas à traqueostomia, como a decanulação acidental e a obstrução da cânula por tampão mucoso (ou rolha), intercorrências fatais para os pacientes quando não assistidas imediatamente.

“A traqueostomia não impede essas crianças de interagir, aprender, adquirir autonomia e independência em todas as fases da vida. O Sait tem um papel muito importante na inclusão social dessas crianças por meio da capacitação desses profissionais. E é muito gratificante o retorno dos auxiliares de inclusão quando entendem a importância do treinamento para receber essa criança na escola. As mães e professoras me abraçaram no final agradecendo pelo aprendizado”, conta Adriana.

Por Cesar Ferreira, estagiário sob supervisão de Michèlle Guirlanda

Fotos: Equipe do Sait/ HIJPII