31/10/2023

Hospital Alberto Cavalcanti encerra Outubro Rosa com ações para incentivar a autoestima

No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, mulheres são incentivadas a olharem mais para si mesmas

Paralelo ao tratamento oncológico, o autocuidado exerce papel fundamental no processo de cura. Entre o diagnóstico e a superação do câncer de mama, mulheres que enfrentam a doença necessitam dedicar a si mesmas a atenção que estão acostumadas a devotar aos outros. Para incentivar essa prática, o Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), do Complexo de Especialidades da Rede Fhemig, reservou a manhã dessa segunda-feira, 30/10, para ações de incentivo à autoestima de suas pacientes. Foram realizadas apresentações de música e dança, além de corte de cabelo, manicure, limpeza de pele e oficina de maquiagem.

Referência estadual para o tratamento do câncer, o HAC realizou, de janeiro a setembro deste ano, no âmbito da saúde da mulher, mais de 8 mil consultas oncológicas e mais de 3 mil atendimentos especializados em mastologia e ginecologia, além de quase 300 cirurgias oncológicas e outras 210 em ginecologia e mastologia. Entre 2021 e 2022, foram quase 30 mil consultas e mais de mil cirurgias somente nessas três áreas.

A empresária Márcia Gontijo Nascimento, 62 anos, foi diagnosticada com câncer de mama pela terceira vez. Ela luta contra a doença desde 1996 e seu tratamento é feito no HAC desde então. “Quando recebemos o diagnóstico é terrível. É impactante e mexe demais com a nossa cabeça, mas não é o fim do mundo. Muitas pessoas já passaram por isso. Temos que ter fé em Deus, em nossa família e na equipe médica, que é maravilhosa. Não desistam: lutem, lutem e lutem. Sempre pensem positivo. O dia em que vocês acordarem muito tristes, façam uma oração, se olhem no espelho e digam que vocês são lindas”, recomenda.

A diarista Clenir Moreira Pinto, 55 anos, também enfrenta o seu terceiro diagnóstico. Seu tratamento começou em 2016. Atualmente, aguarda a realização de uma mastectomia e mantém-se confiante de que irá superar, mais uma vez, o câncer de mama. Durante a ação, ela cuidou das unhas e dos cabelos que foram finalizados com uma bela trança. “A autoestima fica lá em cima, ficamos mais bonitas. Não podemos deixar de nos cuidar”, finaliza.

Por Alexandra Marques