29/11/2023

Hospital Alberto Cavalcanti encerra o Novembro Azul

Celebração marcou o fim da campanha e o Dia Nacional de Combate ao Câncer; atrações do evento levaram alegria aos pacientes

O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), referência em oncologia na rede pública estadual, participa ativamente do Novembro Azul, campanha pela prevenção do câncer de próstata, não apenas oferecendo assistência integral aos pacientes, mas também orientando sobre a prevenção e o tratamento da doença. Por isso, realizou na última segunda-feira (27/11) uma celebração especial pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer, juntamente com o encerramento da campanha de novembro.

Mascotes das torcidas dos times de futebol mineiros, artistas e músicos estiveram na unidade para alegrar a manhã dos pacientes, distribuir camisas e reforçar a principal mensagem das campanhas contra o câncer: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. De acordo com Cláudia Fernanda Júnior, diretora geral do Complexo Hospitalar de Especialidades da Fhemig, as ações são uma forma de levar informação para os usuários do SUS, de forma humanizada, chamando a atenção para os objetivos do Novembro Azul. “Além do cuidado médico, especializado, este é um momento de carinho para os pacientes. Queremos incentivar os homens a se cuidarem. Quanto mais cedo a procura por um médico, maior a chance de cura”, lembrou a diretora.

O usuário Caio Eduardo estava na unidade realizando exames preventivos e mandou um recado para os homens. “Após os 40, todos devem fazer um acompanhamento contínuo. Mesmo sem qualquer tipo de dor, vá ao médico e previna-se”, sugere o paciente, lembrando do estigma e do preconceito, que continuam sendo obstáculos para a prevenção do câncer de próstata.

O HAC possui equipes especializadas que atuam desde o diagnóstico até o tratamento de tumores na próstata. Além de consultas nas áreas de urologia e oncologia clínica, o hospital possui outras especialidades e conta com uma equipe de enfermagem e multiprofissional – psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e nutricionistas. As consultas são encaminhadas por meio da Central de Marcação do município. O Pronto Atendimento, exclusivo para pacientes com câncer, atende 24 horas (inclusive com urologistas no plantão).

A equipe realiza diversos exames, cirurgias, procedimentos e tratamentos, entre eles a quimioterapia e a hormonioterapia. O Hospital Alberto Cavalcanti oferece modalidades modernas de tratamento, elaborando planos individuais para os pacientes. “Existem características próprias de alguns tumores que são de baixa agressividade e que, às vezes, nem possuem indicação de cirurgia, apenas o acompanhamento periódico”, explica o urologista Adriano Pivoto.

Doença silenciosa

Pelo alcance da doença, homens a partir dos 40 anos, com fatores de risco, e a partir dos 50 anos, sem esses fatores, devem ir ao urologista, mesmo que não tenham sintomas, para conversar sobre o exame de toque retal, que permite avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e também sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. O câncer da próstata tem evolução silenciosa. Daí a extrema importância de procurar uma UBS ao surgirem sintomas como dificuldade de urinar, diminuição do jato, presença de sangue e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Além de incentivar a busca por diagnóstico do câncer de próstata, o Novembro Azul também tem por objetivo sensibilizar a população masculina, gestores e profissionais de saúde quanto ao autocuidado e cuidado integral, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade, que repercutem sobre as condições de saúde dessa população.

Por Anni Sieglitz