06/12/2023

Complexo de Especialidades da Fhemig vai ampliar atendimentos com raios-x digital

Investimento de R$ 4 milhões em modernos aparelhos vai permitir maior qualidade e menor tempo para a realização de exames e diagnósticos

O Hospital Júlia Kubitschek (HJK), em Belo Horizonte, que integra o Complexo de Especialidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), acaba de inaugurar sete aparelhos de raios-x digital DR – sendo dois fixos e cinco móveis -, além de duas placas digitalizadoras portáteis DR. Um investimento de mais de R$ 4 milhões, que vai agilizar e melhorar a qualidade dos exames. A unidade, que já realiza cerca de 1800 raios-x por mês, agora passa a oferecer também cerca de 300 exames mensais para pacientes encaminhados pela Prefeitura de Belo Horizonte, com possibilidade de que, futuramente, esse número seja dobrado, contribuindo para a redução do tempo de espera por exames de raios-x no município. 

“Foi um investimento alto, com o objetivo de qualificar os exames que realizamos na unidade. Com os equipamentos digitais, temos imagens melhores, reduzindo o risco de repetição de exame, além da visualização em tempo real em qualquer computador do hospital. Com isso, passamos a ofertar mais exames de raios-x para quem faz acompanhamento na unidade, ganhamos tempo e qualidade no atendimento aos nossos pacientes internados e, agora, conseguimos atender também pacientes encaminhados pela Prefeitura de BH”, afirma a diretora do complexo, Cláudia Fernanda de Andrade. 

A coordenadora do Serviço de Diagnóstico Por Imagem do HJK, Evelyn Lutum Mendes, explica que, além de não haver utilização de produtos químicos, tóxicos para o meio ambiente, com o uso dos aparelhos digitais também é possível visualizar melhor os detalhes, a diferenciação de densidades, nitidez e contraste na imagem. “Com eles, conseguimos ver a imagem em apenas seis segundos (diferente dos raios-x convencionais que demoram em média 40 minutos para que o médico tenha acesso ao resultado), agilizando o diagnóstico e a consulta médica. Isso faz muita diferença, especialmente para pacientes que estão no CTI, CTI Neonatal e Bloco Cirúrgico”. 

Raios x HJK 2

Ela destaca ainda outras vantagens do uso dos aparelhos de raios-x digital. “Além da redução de custos a longo prazo, também reduzimos a dose de radiação e temos a possibilidade de ir até o paciente para a realização dos exames radiológicos, no caso daqueles que não têm condições de deslocamento até o setor de Radiologia. Também é possível armazenar as imagens por períodos prolongados, podendo ser enviadas aos médicos e pacientes para acesso de forma remota”. 

Sobre a unidade

O HJK foi inaugurado em 1958 e está localizado no bairro Araguaia, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. A unidade presta assistência nas especialidades de Tisiologia, Pneumologia, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgias Geral, Torácica e Plástica, atuando com excelência nas linhas de cuidado de doenças respiratórias e materno-infantil.

Além de atenção especializada para portadores das doenças raras - com tratamento integral para hipertensão pulmonar, fibrose cística, doenças neuromusculares e doenças intersticiais - a unidade também atende pessoas em situação de violência sexual.


Por Aline Castro Alves 
Fotos: Divulgação / Fhemig