14/12/2023

Encontro Gerencial projeta a ‘Fhemig do futuro’

Tradicional evento trouxe uma dinâmica interativa para a apresentação das principais ações deste ano e objetivos estratégicos para 2024

Diretores da Administração Central (ADC) e de todas as unidades que integram a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) se reuniram em Belo Horizonte, nos dias 12 e 13 de dezembro, para participarem do Encontro Gerencial 2023, tradicional evento realizado para a apresentação dos resultados da rede e das perspectivas e metas para o futuro.

A abertura foi feita pela chefe de gabinete, Carolina Lages, que falou sobre a implantação do Tasy, novo sistema de gestão hospitalar, que veio para modernizar a comunicação entre os profissionais, promover a informatização de processos que antes eram manuais, eliminar prontuários em papel e garantir melhorias no atendimento aos pacientes. O software já está em funcionamento na Maternidade Odete Valadares, no Instituto Raul Soares e nas Casas de Saúde Santa Isabel, Santa Fé e Padre Damião, onde os ganhos são perceptíveis.

Em seguida, foi a vez da vice-presidente da Fhemig, Patrícia Albergaria, falar aos presentes. “Ao saírem daqui hoje, lembrem-se de que vocês fazem parte de um patrimônio de Minas Gerais”, disse.

A presidente da Fhemig, Renata Leles Dias, citou a importância do evento para que os gestores pudessem dividir uns com os outros as trajetórias vividas durante o ano. “São 13 mil servidores e 1 milhão de desafios. Tenho a tranquilidade de saber que vocês conhecem o caminho a ser trilhado em 2024. Precisamos que todos estejam cada vez mais engajados, para que possamos oferecer o melhor atendimento ao usuário do SUS e aumentar o acesso da população aos nossos serviços que são referência”, ressaltou.

Mascotes

A Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Fhemig aproveitou o Encontro Gerencial para apresentar os “Fhemigos”, mascotes escolhidos após votação dos servidores e que serão usados nos materiais de comunicação interna, em alinhamento com os objetivos estratégicos e a identidade organizacional da Fhemig. O intuito da iniciativa é que os mascotes levem informação de hl-12984500489.jpgforma leve e promovam o engajamento dos colaboradores.

Apresentações

O evento seguiu com as apresentações das unidades hospitalares, que, este ano, tiveram uma dinâmica diferente e mais interativa. A assessora estratégica da Fhemig, Bárbara Campos, foi a responsável por conduzir as entrevistas com os diretores, em uma alusão ao programa “De Frente com Gabi”, com o objetivo de tornar o momento mais leve. Cada gestor teve a responsabilidade de apresentar os resultados alcançados em 2023 por suas unidades, com as principais ações e os gargalos observados.

Entregas importantes do ano foram relembradas, como a dos tomógrafos do Hospital Eduardo de Menezes e do Centro Hospitalar de Barbacena, e a reabertura do bloco cirúrgico e dos leitos de UTI no HJK, entre outras.

Homenagem

Um dos momentos de destaque do dia foi a homenagem às diretoras gerais do Centro Mineiro de Toxicomania (CMT), Roberta Moraes, e do Centro Psíquico da Adolescência e da Infância (Cepai), Virgínia Salles. As unidades passaram a ser de gestão municipal a partir de 13 de dezembro (quarta-feira), após a assinatura de um termo de cooperação entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte, em um movimento para fortalecimento da assistência à saúde mental e adequação necessária às diretrizes do SUS.

Cepai e CMT são credenciados como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) - unidades que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

Inovação

A abertura do segundo dia de evento teve a participação do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Thiago Toscano, que contou da sua experiência pessoal e falou da necessidade de buscar a inovação no setor público para o bem da sociedade. “Temos que procurar soluções ousadas e ter o orgulho de fazer parte da construção da solução de problemas que afetam as pessoas”, afirmou.

Após a palestra, a presidente da Fundação, Renata Dias, detalhou alguns objetivos táticos de cada uma das unidades e lembrou que o planejamento estratégico é um valioso instrumento para a construção da Fhemig do futuro, com mais eficiência e maior acesso da população ao atendimento humanizado e especializado.

Ao final, a Assessoria Estratégica promoveu uma dinâmica, em que cada representante de uma unidade ou diretoria escolhia um objetivo para ajudar a outra a conquistar, formando uma rede mais sólida e unida. “Somos todos um só”, ressaltou a presidente.

Por Anni Sieglitz e Janaína Oliveira