26/12/2023

Hospital Regional Antônio Dias é habilitado como Unidade de Acidente Vascular Cerebral Estadual

Serviço é referência para cerca de 700 mil habitantes na macrorregião Noroeste de Minas Gerais

O Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), foi habilitado como Unidade de Acidente Vascular Cerebral Estadual (U-AVCE) pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em resolução publicada neste mês. Com o reconhecimento, a unidade em Patos de Minas passará a receber um incentivo financeiro de R$23.520,66 por quadrimestre, o que irá contribuir para aquisições e treinamento das equipes.

O HRAD possui cinco leitos, totalmente equipados, destinados ao cuidado de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC). O hospital conta com equipe treinada e fluxos bem estabelecidos, garantindo uma assistência segura e de qualidade ao usuário. A unidade oferece todo o atendimento necessário para confirmação de diagnóstico e tratamento, como serviço de imagem, medicação para trombólise em caso de AVC isquêmico e neurocirurgiões para intervenção em situações de AVC hemorrágico.

A diretora do hospital, Polyana Caires, ressalta a importância do reconhecimento para o serviço oferecido à população. “A unidade e o paciente ganham. Para alcançar a habilitação, implantamos fluxos mais assertivos e treinamos a equipe para termos mais celeridade no atendimento aos pacientes. O incentivo financeiro será primordial para a aquisição de trombolíticos e de sistemas para otimizar o atendimento, além de capacitação das equipes”, afirma.

Outra melhoria trazida pela habilitação é o treinamento de outros serviços de saúde da região para agilizar o tratamento. “UPA’s, SAMU, Corpo de Bombeiros, serviço de regulação, unidades de atendimento das cidades vizinha, entre outros, também passam por capacitação para aumentar a rapidez no diagnóstico e no encaminhamento correto. O paciente com AVC que é atendido em uma unidade que possui fluxos bem descritos e aplicados tem uma chance de sobrevida, sem sequelas, infinitamente maior”, ressalta Polyana.

A unidade habilitada como Unidade de Acidente Vascular Cerebral Estadual tem, estabelecido em legislação, prazo de seis meses para solicitar a habilitação federal, pelo Ministério da Saúde. “O HRAD já vem trabalhando para cumprir com todas as determinações da Portaria Ministerial mesmo antes da conquista da habilitação estadual. Estamos no caminho para o alcance desse reconhecimento, que irá consolidar, para toda a macrorregião Noroeste, a nossa vocação na assistência aos pacientes com AVC”, conclui a diretora.

Por Fernanda Moreira Pinto
Foto: Divulgação / Fhemig