22/02/2024

Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, entrega UTI Pediátrica revitalizada

Unidade da Fhemig é referência para 94 municípios da macrorregião Sudeste de Minas Gerais

O Hospital Regional João Penido (HRJP), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), entregou, nesta quinta-feira (22), sua Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica totalmente revitalizada. Foram investidos R$ 500 mil em obras que trouxeram melhorias na estrutura física do setor, além de aquisição de equipamentos, como ventiladores mecânicos, monitores multiparâmetros, camas automatizadas e itens de mobiliário.

A Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Regional João Penido possui 10 leitos para atendimento à macrorregião sudeste de Minas Gerais, prestando assistência clínica e pós-cirúrgica a crianças de 29 dias de vida aos 14 anos incompletos.

Para a presidente da Fhemig, Renata Dias, a entrega demonstra o empenho da unidade para implementar melhorias na assistência à população de Juiz de Fora e região. “A revitalização da UTI Pediátrica, com estrutura moderna e de alto padrão, com muito mais conforto e segurança para o paciente, é mais uma melhoria entre tantas conquistas realizadas recentemente. Em 2022, nossa maternidade foi reconhecida pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança. E, no ano passado, tivemos a abertura de mais 10 leitos de UTI adulto, alcançamos um aumento de 115% nas cirurgias eletivas realizadas no HRJP e iniciamos o atendimento ao médio queimado. Ações que mostram a dedicação da Fhemig e de toda equipe aqui do hospital para ampliar o acesso ao usuário do SUS e oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e com mais qualidade”, reconhece.

O diretor do Hospital Regional João Penido, Daniel Ortiz Miotto, ressaltou os impactos positivos da revitalização para a assistência oferecida pela unidade. “É com muita alegria que entregamos a UTI Pediátrica revitalizada, que irá trazer um conforto muito grande para pacientes e servidores. O espaço agora possui um ambiente mais claro, agradável, moderno e bonito, o que, sem dúvidas,  traz benefícios para o tempo de internação e também impacta na melhoria da saúde do paciente”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Juiz de Fora, Ivan Chebli, este é um momento muito importante para a cidade de Juiz de Fora e toda a região. “O Hospital Regional João Penido é um parceiro histórico do município no atendimento à população. E a entrega da revitalização da UTI Pediátrica vai garantir ainda mais qualidade e condições adequadas aos usuários e servidores do hospital, que contribuem para um SUS cada vez melhor”, conclui.

Melhorias recentes

Em 2023, a unidade abriu 10 novos leitos de UTI adulto, dobrando a sua capacidade atual. Foram investidos mais de R$ 930 mil em infraestrutura para viabilizar o funcionamento desses leitos. Com a ampliação, foi possível aumentar a oferta de cirurgias de alta complexidade e otimizar o tempo de internação dos pacientes.

Além das unidades de terapia intensiva pediátrica e adulto, o hospital também conta com 18 leitos de tratamento intensivo neonatal.

HRJP

O Hospital Regional João Penido é um hospital geral de média e alta complexidade, com maternidade de alto risco, e atende cerca de 1,7 milhão de habitantes de 94 municípios da macrorregião Sudeste de Minas Gerais.

A unidade oferece internação clínica em pneumologia sanitária, cirurgia geral, pediátrica, entre outras, atendimento clínico pediátrico, além de centro de reabilitação para incapacidades físicas. Conta com leitos de terapia intensiva para adultos, crianças e recém-nascidos.

Por Fernanda Moreira Pinto e Janaína de Oliveira
Fotos: Marcus de Araújo Ferreira