13/03/2024

Rede Fhemig lança o Manual de Governança do DRG

Material busca descomplicar conceitos e diretrizes relacionados à ferramenta e foi desenvolvido para utilização nas rotinas assistenciais dos servidores

Foi lançado nesta terça-feira, 12 de março, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o Manual deGovernança do DRG Fhemig, simultaneamente com a sua versão menor, no formato de cartilha. O Diagnosis Related Group (DRG – Grupos de Diagnósticos Relacionados), em poucas palavras, constitui um sistema de classificação de pacientes, de acordo com a complexidade assistencial. Utilizada desde 2019 na rede, a ferramenta subsidia ações gerenciais e ajuda a superar os desafios da atenção hospitalar.

O evento de lançamento foi direcionado aos coordenadores do DRG, gerentes e diretores das unidades assistenciais e da Administração Central, comissões de residências médicas e coordenadores de setores assistenciais. O manual está dividido em quatro capítulos, pensados em abordar, de modo objetivo, porém completo, os principais conceitos do DRG, o processo de codificação clínica e a qualidade da informação em saúde, os tipos de usuário da plataforma, além das possibilidades de uso da ferramenta nos processos de gestão das unidades assistenciais.

O material foi desenvolvido pela Coordenação de Desempenho Assistencial e Linhas de Cuidado (CDALC), da Diretoria Assistencial (Dirass) da Rede Fhemig, em parceria com a Assessoria de Comunicação, e busca elucidar para os servidores da Rede Fhemig alguns conceitos chave e funcionalidades da metodologia DRG, de modo a ser utilizada no dia a dia de trabalho na Fundação. “A equipe da Dirass atuou com muito empenho e dedicação para trazer definições e diretrizes que inicialmente possam parecer complicadas, traduzidas em uma linguagem mais acessível e agradável, para que sejam consultadas de forma sistemática pelos nossos servidores”, explica a diretora assistencial da Fhemig, Lucineia Carvalhais, que realizou a abertura do lançamento do manual.

Segundo Lucineia, o DRG, que foi implantado em 2019 na Fhemig, é capaz de trazer análises claras da qualidade de assistência que entrega, além de ser um instrumento de avaliação de gestão. “O DRG compara nossos resultados aos do banco de dados gerais do Brasil , considerando o valor que entregamos e o modo que usamos nossos recursos. Para nós, hoje é um dia de grande avanço para o crescimento dessas ferramentas, que trazem para a nossa rotina a busca pela eficiência e excelência”, completa ela.

A coordenadora da CDALC, Lara Drummond, responsável pela apresentação do manual de governança do DRG no evento, ressalta que, após o seu lançamento e divulgação ampla do material e de sua versão mais compacta, espera-se que servidores-chaves das unidades assistenciais utilizem o DRG de forma mais recorrente. “O objetivo é que ele seja uma ferramenta para a busca contínua pela melhoria dos processos, do desempenho hospitalar e qualidade assistencial”, afirma a profissional.

Sobre o DRG

A metodologia se baseia na interação do modelo de governança com uma base sólida de informações, ou seja, um banco de dados robusto, fidedigno, e que assegura benchmarking com outras instituições, tanto do SUS, saúde suplementar ou assistência privada, que tratam de pacientes de mesma complexidade, no nível nacional ou até mesmo internacional.

Com os dados gerados pela plataforma DRG, que consolida e analisa as informações assistenciais coletadas, é possível ter subsídios que auxiliam na tomada de decisões gerenciais que refletem diretamente na melhoria dos processos e, consequentemente, na qualidade da assistência prestada aos usuários.

Por Anni Sieglitz