03/03/2020

Fhemig formaliza contrato com a Prefeitura de Belo Horizonte

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) formalizou o Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos com a Prefeitura de Belo Horizonte - depois de nove anos, que passa a vigorar em 2020 e tem vigência de 60 meses. A publicação do contrato saiu nesta terça-feira (3 de março) na imprensa oficial.

O documento foi assinado pelo presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti Vítor (foto), e pelo secretário municipal de saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto. “A assinatura desse protocolo representa a importância da Fhemig no serviço da assistência à saúde em Belo Horizonte. Atualizamos metas, pactuamos consultas e procedimentos depois de discutirmos com o gestor municipal sobre os interesses de ambos. A missão e a visão institucionais da Fundação são agora direcionadas para a média e a alta complexidade e isso foi refletido nesse documento”, lembra o presidente da Fhemig.

Todos os detalhes do protocolo foram alinhados para oferecer melhores serviços, como explica a diretora de Contratualização e Gestão da Informação, Camila Neves: “Foi um esforço conjunto para melhorar a capacidade de entrega da assistência à saúde para a população atendida na capital mineira. Com sua elaboração, foi também possível compreender e desenhar melhor a vocação das unidades assistenciais, como por exemplo, o Hospital Alberto Cavalcanti, que assume protagonismo como unidade exclusivamente oncológica”.

Com o novo protocolo, o município (e a microrregião pactuada) terá a rede de assistência ampliada para procedimentos cirúrgicos eletivos e atendimentos especializados prestados pela Fhemig. “O Plano Operativo possibilita a gestão de serviços com foco na demanda da população, por meio de uma regulação eficaz, com indicadores de assistência, controle orçamentário e financeiro”, esclarece a diretora assistencial Lucineia Carvalhais.

O Protocolo define que cada unidade hospitalar também tenha seu próprio Plano Operativo, determinando o quantitativo e o perfil dos serviços prestados e objetivando a entrega para o SUS, regulado pelo município. O novo contrato permite que as unidades da Fhemig prestem serviços de maior potencial, gradativamente voltando-se ainda mais para a média e a alta complexidade – e que não se sobrepõem à capacidade municipal.

Foram contempladas todas as 11 unidades da Rede Fhemig em Belo Horizonte: Complexo Hospital João XXIII (que inclui o Hospital Maria Amélia Lins como retaguarda), Hospital Infantil João Paulo II, Hospital Júlia Kubitschek, Hospital Alberto Cavalcanti, Hospital Eduardo de Menezes, Maternidade Odete Valadares, Centro Mineiro de Toxicomania, Centro Psíquico da Adolescência e Infância, Hospital Galba Velloso e Instituto Raul Soares.

Por Michèlle de Toledo Guirlanda