e-SIC
Fale conosco
Ouvidoria SUS
Credenciamento de profissionais médicos
Credenciamento Consórcios Intermunicipais de Saúde

Notícias

05/09/2023

Hospital Júlia Kubitschek abre mais 20 leitos de enfermaria cirúrgica e estima mais de 2.500 procedimentos por ano

Fhemig concretiza mais uma importante entrega para a retomada plena dos serviços ofertados pelo Complexo de Especialidades

O Hospital Júlia Kubitschek (HJK), do Complexo de Especialidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), entregou, no dia 1/9, 20 novos leitos de enfermaria cirúrgica. A partir de agora, a unidade conta com 40 leitos destinados à cirurgia, em um total de 323 leitos hospitalares. Essas novas vagas ampliam a retaguarda para o atendimento de urgência da cirurgia geral e do bloco cirúrgico, ao permitir maior giro e ocupação do setor.

Os novos leitos serão ocupados por pacientes de todas as especialidades cirúrgicas da unidade - que realiza procedimentos em cirurgia geral, torácica, ginecológica e urológica. A expectativa é de que o número de operações aumente em, aproximadamente, 40% e ultrapasse o contingente de 2.500 procedimentos anuais em comparação às 1.800 cirurgias realizadas antes da pandemia da covid-19. 

A ampliação das salas cirúrgicas e a aquisição do novo parque tecnológico permitiram que o HJK retomasse os serviços de cirurgia de média e alta complexidade, sendo referência na grade de urgência de Belo Horizonte para as unidades de pronto atendimento (UPAs) das regionais Barreiro e Oeste, assim como para o Hospital João XXIII (HJXXIII), no tratamento de abdome agudo não traumático, potencializando seu papel no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a diretora-geral do Complexo de Especialidades, Cláudia Fernanda de Andrade, a reativação desses leitos permite que o paciente tenha acesso mais rápido ao serviço de saúde e ao tratamento cirúrgico demandado, “além de elevar o HJK, e consequentemente o Complexo, a um nível ainda maior de prestação de serviços que impactam a fila por procedimento cirúrgico eletivo no município”, pontuou.

 

 

Por Alexandra Marques

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig
Banco de Leite Humano
Doe Orgãos
Protocolos Clinicos
Redes Sociais

Processos seletivos - Notícias

Documentos

  • Programa de prevenção à corrupção
  • Canal denúncia CGE-MG
  • Declara SUS
  • Portal do Servidor MG
  • SEI/MG
  • Gestão do cuidado - COVID-19