18/11/2022

Complexo Hospitalar de Barbacena inaugura Agência Transfusional

Novo serviço é fundamental para o hospital, referência nos casos de traumas graves e em ortopedia de alta complexidade

Foi inaugurada, no dia 10 de novembro, a Agência Transfusional do Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A unidade é referência em traumato-ortopedia de alta complexidade para a Região Ampliada de Saúde Centro-Sul e atende uma população de 800 mil habitantes, distribuída em 51 municípios. Foram investidos mais de R$ 140 mil na aquisição de equipamentos e em adequações físicas para implantação do serviço.

O CHB realiza, em média, 250 hemotransfusões por mês. A instalação da agência no hospital irá contribuir para a assistência integral aos usuários, especialmente na urgência e emergência.

A solenidade de inauguração contou com a presença da presidente da Fhemig, Renata Ferreira Leles Dias, do diretor do Complexo, Claudinei Emidio Campos, do prefeito de Barbacena, Carlos Augusto Soares do Nascimento, do superintendente Regional de Saúde Barbacena, Renato Soares dos Reis, do promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Luiz Paulo Bhering Nogueira, além de outras autoridades locais, diretores da Fhemig e servidores da unidade.

Para o diretor Claudinei Campos, a instalação da agência no CHB representa um ganho significativo para a assistência hospitalar segura e de qualidade. “O projeto é fruto de investimento e apoio da alta direção da Fundação, que nos deu o suporte necessário para a abertura do serviço. E os investimentos da Fhemig no CHB irão continuar”, garante.

A presidente da Fhemig, Renata Dias, reforçou que o Governo do Estado de Minas Gerais tem olhado com atenção às necessidades da instituição. “A implantação da agência transfusional é um passo muito importante do ponto de vista assistencial. O Estado tem olhado de forma atenciosa para a Fhemig e o Complexo de Barbacena é um ótimo exemplo dos investimentos que temos feito: reformas, melhorias do parque tecnológico e ampliação dos serviços ofertados. Ressalto, ainda, a importância do trabalho conjunto com a Prefeitura, com a Regional de Saúde, com a Promotoria e demais prestadores. Estou muito feliz e orgulhosa com mais essa conquista do Complexo”, afirmou a presidente.

O prefeito de Barbacena, Carlos Augusto Soares do Nascimento, ressaltou a importância do CHB para a região. “A cada paciente que recebe alta, vemos como o trabalho do hospital faz diferença na vida das pessoas. Somos polo para toda a região temos a missão importante de cuidar dessa população distribuída em mais de 50 municípios. Com o apoio do Governo do Estado, temos conseguido reduzir distâncias. Ganhamos mais uma estrutura de saúde para a população de Barbacena, e temos ainda mais projetos importantes. Graças a esforços conjuntos, o município tem aumentado os investimentos em saúde”, disse.

O promotor Luiz Paulo Bhering Nogueira parabenizou o empenho para a implantação da agência transfusional. “Um grande esforço que irá melhorar significativamente a qualidade de atenção à saúde de toda nossa população”, pontuou. Por fim, o superintendente da Regional de Saúde Barbacena, Renato Soares dos Reis, ressaltou o papel da Fhemig para os avanços na região. “A agência transfusional é fundamental para o hospital, referência na assistência ao trauma e ao AVC. A Fhemig tem contribuído muito, com entregas recentes que já são modelos para outros serviços, como é o caso da Unidade de Cuidados Prolongados (UCP), por exemplo. O CHB tem crescido, vem melhorando seus processos de trabalho e se consolidando como referência”, concluiu.

Por Fernanda Moreira Pinto
Foto: Fernanda Moreira Pinto