Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena

• Ambulatório de Saúde Mental: (32) 3339-2625
  • Unidade de Cuidados Prolongados: (32) 3339-2646
  • Unidade de internação Psiquiátrica: (32) 3339-2629

*Em respeito ao sigilo das informações médicas dos pacientes, não disponibilizamos, por telefone, dados sobre os usuários internados nas unidades assistenciais.

Direção

Claudinei Emídio Campos

Diretor AdministrativoBruno Rocha de Campos

Diretora Assistencial: Isabela Rodrigues Campos

Diretor Técnico do CHPB: Geraldo Magela dos Santos da Silva

Horários de visitas

• Unidades de Internação (Clínica Médica e Clínica Cirúrgica ): 14h às 17h e 19h às 20h
  • Unidade de Terapia Intensiva: 15h às 16h  e 19h30 às 20h30
  • Unidade de Decisão Clínica (Emergência): 15h às 15h30 e 21h às 21h30
  • Unidade não crítica para pacientes com mais de 12 horas e sem acompanhante (UCR, UDM3, Boarding): 16h às 16h15
  • Unidade de Cuidados Prologados: 14h às 16h (Diariamente)
  • Unidade de Internação Psiquiátrica: 13h às 17h
  • Unidade da Longa Permanência: Durante o período diurno previamente agendado com a Coordenação de Saúde Mental (32) 3339-2605.

Horários de divulgação dos boletins médicos

Os boletins médicos são informados nos horários de visitas diurnas aos familiares e responsáveis.

Documentos necessários para atendimento ao usuário

• Carteira de Identidade (ou Documento de Identificação com foto)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cartão Nacional de Saúde (CNS)
  • Ambulatório de Egresso (apenas retorno de pós operatório realizados no HRBJA): Documento de identidade com foto

Perfil assistencial

• Internação
  • Atendimento psiquiátrico a pacientes agudos
  • Ambulatório de saúde mental (consultas eletivas)

Serviços
  • O CHPB é um hospital público que integra a rede de saúde mental, assistindo à população da macrorregião Centro-Sul em três modalidades distintas:

1 - Ambulatório de saúde mental: consultas eletivas em Psicologia, Assistência Social e Psiquiatra adulto e infantil. O encaminhamento ocorre por meio da central de marcação de consultas de Barbacena ou das unidades básicas de saúde. Após a primeira consulta, o próprio profissional responsável pelo atendimento faz o agendamento dos retornos. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 h.

2 - Internação adulto: atendimento psiquiátrico a pacientes agudos e usuários de longa permanência. O encaminhamento é por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Municipal de Barbacena. Funcionamento 24 horas.

3- Atendimento em reabilitação clínica multidisciplinar (Unidade de Cuidados Continuados Integrados - UCCI). O encaminhamento é realizado pela central de marcação de consultas de Barbacena ou pelas unidades básicas de saúde.

Histórico

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), localizado a 165 km de Belo Horizonte, foi inaugurado em 1903. Primeiro hospital psiquiátrico público de Minas Gerais, atuava na assistência aos "alienados”, em área anteriormente ocupada por sanatório particular destinado ao tratamento de casos de tuberculose. Em 1911, a instituição se tornou "hospital colônia", tendo o trabalho como principal forma de terapia.

O CHPB pertencia à Fundação Estadual de Assistência Psiquiátrica (Feap) e passou a integrar a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) em 1977, ano de sua criação.

Na década de 1980, foi realizada a reestruturação física e implementada a humanização do atendimento, visando reintegrar o paciente ao convívio social. Foram criadas estruturas alternativas, como internações de curto prazo (ambulatórios), hospital-dia, centros de convivência, oficinas terapêuticas e módulos residenciais.

Em 16 de agosto de 1996, foi inaugurado o "Museu da Loucura" - referência cultural dentro do hospital, com o objetivo de resgatar a memória da assistência à saúde mental e mostrar a história do antigo manicômio por meio da exibição de equipamentos, acervos e, ainda, documentação coletada em todo o estado. A iniciativa também destaca o contraste com a atual abordagem do tratamento que vem sendo oferecido aos pacientes da saúde mental, promovendo sua autonomia e reinserção social.

A partir de 2000, os avanços no processo de desospitalização e o empenho para finalizar as obras do hospital regional desencadearam um novo rumo para o CHPB. A elaboração do planejamento estratégico, construído com a comunidade hospitalar, definiu os rumos e as ações para a continuação dos projetos de humanização e de desospitalização, bem como os caminhos para estabelecer parcerias para a conclusão do Hospital Regional de Barbacena.

Em 2016 foi implantado o projeto "Casa Lar" - residência transitória, onde moradores convivem em um espaço mais próximo de um lar, possibilitando à equipe intensificar a reabilitação psicossocial e a independência dos usuários.

Em janeiro de 2020 foi implantada a Unidade de Cuidados Continuados Integrados - UCCI, que oferece, atualmente, 15 leitos clínicos de retaguarda para o Hospital Regional de Barbacena prestar assistência àqueles usuários que, apesar de estarem em condição de receber alta hospitalar, necessitam de cuidados especializados para sua reabilitação física.