Hospital Regional Antônio Dias

Endereço

Rua Major Gote, 1.231
Bairro Centro
Patos de Minas/MG
CEP 38700-001


Horário de funcionamento

Pronto atendimento 24h


Linhas de ônibus

Acesse o link: https://passarobranco.com.br/rotas/


Telefone

(34) 3818-6000

*Em respeito ao sigilo das informações médicas dos pacientes, não disponibilizamos, por telefone, dados sobre os usuários internados nas unidades assistenciais.


Direção

Polyana de Oliveira Caires
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(34) 3818-6001/ 6002


Horários de visitas

  • Unidades de Internação (Clínica Médica e Clínica Cirúrgica e Eletiva): 13h30 às 14h30
  • Unidades de Internação (Clínica Ortopédica e Clínica Pediátrica): 14h30 às 15h30
  • Alojamento Conjunto e Casa da Gestante: 15h30 às 16h30
  • UTI Adulto: 14:00 às 15:00 horas - 20h30 às 21h
  • UTI Neonatal: 24 horas (pai e mãe): 16h às 17h
  • Unidade de Decisão Clínica (Emergência): 13h30 às 14h30 horas e 20h às 21h
  • Unidade de Curta Permanência (Observação): 16h30 às 17h30

Horários de divulgação dos boletins médicos

Os boletins médicos são informados nos horários de visitas aos familiares responsáveis.

Documentos necessários para atendimento ao usuário

  • Carteira de Identidade (ou Documento de Identificação com foto)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cartão Nacional de Saúde (CNS)

Perfil assistencial

Urgência e emergência em traumas, clínicos e pediátricos
Maternidade de alto risco
Ambulatório de retornos e internação

Especialidades

Atendimentos de média e alta complexidade em traumato-ortopedia, urgências clínicas e pediátricas, queimados tipo II, neurocirurgia, acidente vascular cerebral (AVC), gestação de alto risco (GAR) e atendimentos à vítimas de violência sexual.

Serviços

  • Apoio diagnóstico e terapêutico (endoscopia digestiva alta, videolaparoscopia, colonoscopia, imaginologia - raios X e ultrassonografia -, tomografia computadorizada, anátomo patológico e laboratório de análises clínicas)
  • Serviços de alta complexidade: UTI adulto covid-19, UTI adulto, UTI neonatal e cuidados intermediários, terapia nutricional enteral e parenteral, assistência hemoterápica, maternidade de alto risco e coluna
  • Serviços de apoio ao paciente:  Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Psicologia, Terapia Nutricional
  • Ambulatório: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia, Cirurgia Plástica, Bucomaxilofacial
  • Atendimento em urgência de Clínica Médica
  • Atendimento médico de urgência para traumas ortopédicos a vítimas de acidentes em estado grave
  • Atendimento médico em casos de envenenamento ou intoxicação grave
  • Atendimento médico em urgências pediátricas

Acesso aos serviços

  • Central de regulação - SUSFácil
  • SAMU e Corpo de Bombeiros - fluxo de atendimento às vítimas de trauma
  • Pronto atendimento para casos de risco iminente de morte
  • Pronto atendimento para gestações de alto risco - fluxo de atendimento à gestante de alto risco 


Histórico

Em fevereiro de 1915, o semanário “Cidade de Patos” anunciava a construção de uma Santa Casa de Misericórdia. Após a doação do terreno por moradores da cidade e a conclusão das obras iniciadas em 1920, em 18 de julho de 1930 foi inaugurado o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), referência para o município de Patos de Minas e região. 

A inauguração contou com a presença de Olegário Maciel, então presidente eleito do Estado, e outras autoridades. Na época, a cidade tinha uma população estimada em 3 mil habitantes.

Em 1932, a congregação das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Dores se tornou responsável pela coordenação da enfermagem e das demais áreas de apoio, além de prestar assistência religiosa a pacientes e funcionários. O hospital tinha caráter assistencial e servia de clausura para as freiras que atendiam órfãos, carentes e excluídos sociais. 

Na década de 1960, o hospital passou a ser administrado pela Secretaria de Estado da Saúde. De 1975 a 1978, foi administrado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e, posteriormente, passou a integrar a rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Em 18 de julho de 1980, por ocasião do cinquentenário do hospital, foi inaugurado o "Pavilhão de Psiquiatria João Pacheco Filho". Em 2001, o pronto atendimento foi reformado e ampliado o serviço de imaginologia. Foram construídos, ainda, o laboratório de análises clínicas e a UTI adulto com nove leitos.

O HRAD foi incluído no "Programa de Melhoria dos Hospitais do SUS" (Pró-Hosp) e no "Programa Viva Vida" em 2004. Em 2005, foram concluídas e inauguradas as obras do bloco administrativo e da maternidade de alto risco "Dona Calú" (alojamento conjunto, UTI neonatal e centro de cuidados e intermediários).

Em 2020, o hospital foi ativado como referência, na macrorregião Noroeste, para pacientes graves acometidos por covid-19 que necessitam de leitos de UTI.

O Hospital Regional Antônio Dias é referência no atendimento de urgência e emergência de grandes traumas, no atendimento pediátrico, em Clínica Médica, Toxicologia, Neurologia, Neurocirurgia e Ginecologia e Obstetrícia, com maternidade para gestações de alto risco para a macrorregião Noroeste - composta por 33 municípios* que reúnem uma população de mais de 700 mil habitantes.

O hospital atua, ainda, como principal formador de recursos humanos do SUS na região, possuindo convênios com instituições de ensino técnico e superior na formação de profissionais na área de saúde, e residência médica em Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, e Ortopedia; e multiprofissional em Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia. Também são oferecidos estágios acadêmicos em Enfermagem e Fisioterapia.

O HRAD presta diversos serviços assistenciais a crianças, adultos e idosos, de forma segura, ágil e eficaz, incorporando novas tecnologias, com protocolos clínicos definidos, dentro dos princípios do SUS.

*Municípios da macrorregião Noroeste referenciados pelo HRAD: Arapuá, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Carmo do Paranaíba, Chapada Gaúcha, Cruzeiro da Fortaleza, Dom Bosco, Formoso, Guarda Mor, Guimarânia, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Natalândia, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, Riachinho, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, Unaí, Uruana de Minas, Varjão de Minas e Vazante.