Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo

Diretora Assistencial: Isabela Rodrigues Costa

Diretor Técnico do HRBJA: Rodrigo Quintão Lopes

Horários de visitas

• Unidades de Internação (Clínica Médica e Clínica Cirúrgica ): 14h às 17h e 19h às 20h
  • Unidade de Terapia Intensiva: 15h às 16h  e 19h30 às 20h30
  • Unidade de Decisão Clínica (Emergência): 15h às 15h30 e 21h às 21h30
  • Unidade não crítica para pacientes com mais de 12 horas e sem acompanhante (UCR, UDM3, Boarding): 16h às 16h15
  • Unidade de Cuidados Prologados: 14h às 16h (Diariamente)
  • Unidade de Internação Psiquiátrica: 13h às 17h
  • Unidade da Longa Permanência: Durante o período diurno previamente agendado com a Coordenação de Saúde Mental (32) 3339-2605.

*Em respeito ao sigilo das informações médicas dos pacientes, não disponibilizamos, por telefone, dados sobre os usuários internados nas unidades assistenciais.

Horários de divulgação dos boletins médicos

Os boletins médicos são informados nos horários de visitas diurnas aos familiares e responsáveis.

Documentos necessários para atendimento ao usuário

• Carteira de Identidade (ou Documento de Identificação com foto)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cartão Nacional de Saúde (CNS)
  • Ambulatório de Egresso (apenas retorno de pós operatório realizados no HRBJA): Documeno de identidade com foto

Perfil assistencial

O HRBJA oferece pronto atendimento clínico adulto aos usuários da microrregião de Barbacena. As consultas e cirurgias eletivas são realizadas por meio de encaminhamento da central de regulação do SUSFácil.

No ambulatório de egresso são realizadas consultas de retorno pós-operatório em Ortopedia, Bucomaxilofacial, Cirurgia Geral, Vascular e Plástica para pacientes atendidos no HRBJA, após alta hospitalar, encaminhados pelo próprio hospital. O agendamento pode ser feito na recepção do setor ou pelo telefone (32) 3339-1651.O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 h.

- Atendimento em urgência e emergência
- Atendimento em Clínica Médica, Cirurgias Gerais, Vasculares, Ortopédicas, de Trauma e Bucomaxilofacial de urgência
- Atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos
- Tratamento médico para adultos que necessitam de cuidados intensivos e intermediários

Serviços

Assistência em média e alta complexidade: Clínica Médica e Cirúrgica, Centro de Tratamento Intensivo adulto.
Serviço de apoio de diagnósticos e imagem: Laboratório de Análises Clínicas, serviços de eletroencefalografia, radiologia, ultrassonografia e tomografia para pacientes em atendimento no Pronto Atendimento ou internados na unidade.

Histórico

O Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo foi criado com a proposta de ampliar os serviços oferecidos pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), uma vez que a Reforma Psiquiátrica e os novos modelos assistenciais tiveram como resultado o fim da cronificação de pacientes portadores de transtornos mentais e a intensificação do processo de desospitalização dos antigos moradores da "ex-colônia".

Assim, na década de 1990, teve início a reestruturação física dos antigos pavilhões situados no departamento B do CHPB, denominados "Afonso Pena", "Arthur Bernardes" e "Noraldino Lima". Esses espaços foram desativados para a construção de um hospital destinado à população da região, que já sofria com a defasagem de leitos clínicos, em especial os de tratamento intensivo.

A partir de 2000, foram empenhados esforços para finalizar as obras do Hospital Regional de Barbacena. O hospital foi inaugurado em 20 de setembro de 2005, ainda como anexo do CHPB, com a proposta assistencial de ser o primeiro hospital público da região. A partir da reestruturação organizacional da Fhemig, em janeiro de 2007, o hospital tornou-se unidade independente, integrada ao Complexo de Hospitais Gerais.

Atualmente, o HRBJA é referência no atendimento em Traumatologia, Ortopedia e linha de cuidado do paciente de acidente vascular cerebral (AVC) para a população de Barbacena e dos outros 51 municípios que compõem a região ampliada de saúde Centro-Sul, que reúne, aproximadamente, 800 mil habitantes.

O HRBJA é também porta de urgência e emergência na microrregião de Barbacena, que conta com 14 municípios. Possui leitos credenciados no SUS, distribuídos entre o centro de tratamento intensivo adulto, Clínica Médica e Clínica Cirúrgica, além do pronto atendimento.