08/02/2022

Novo sistema de gestão hospitalar traz segurança e agilidade para as unidades da Fhemig

Além do sistema, estão sendo realizados investimentos também na aquisição de computadores e na modernização de cabeamentos de rede de internet
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas (Fhemig) contratou um novo sistema eletrônico de gestão hospitalar que gerencia os dados assistenciais das unidades da rede, incluindo os prontuários médicos. O investimento no sistema é de R$ 23,6 milhões, além de R$ 3,7 milhões na aquisição de 830 computadores e R$ 13 milhões na modernização dos cabeamentos de rede de internet.


O sistema possui selo de certificação da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), e sua implantação irá oferecer várias melhorias na assistência prestada nas unidades.

“O novo software é desenvolvido para que todo o atendimento seja registrado no sistema, sem a necessidade de impressão de prontuários (paper free). Permite a utilização de dispositivos móveis e poderá ser acessado em qualquer unidade da Fhemig, o que consolida a premissa de assistência em rede da Fundação, explica a diretora de Contratualização e Gestão da Informação (DCGI), Diana Martins Barbosa.

Segundo Diana, será possível, ainda, acompanhar um conjunto muito maior de indicadores assistenciais e de desempenho, e enviar automaticamente os dados de produção hospitalar para o Ministério da Saúde. Há, também, previsão de integração com sistemas especializados em saúde utilizados pela Fhemig e demais sistemas do estado.

Um exemplo de sua aplicabilidade no cotidiano é a inclusão de toda dispensação de medicamentos, assim como realização e resultados de exames no sistema – evitando-se a duplicidade de intervenções e garantindo a rastreabilidade e a segurança assistencial.

A licença para uso é vitalícia, e será garantida a segurança tecnológica desses dados, protegidos por firewall, e o sigilo do prontuário, seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O piloto do novo sistema será instalado no Complexo de Especialidades (Hospitais Júlia Kubitschek e Alberto Cavalcanti), quando será feita a parametrização e os ajustes necessários. O treinamento aos servidores será dado pela empresa, que dará suporte presencial nas unidades por 30 dias.


Por Michèlle Guirlanda

Imagens ilustrativas: Philips Clinical Informatics