12/04/2023

Hospital Regional de Barbacena passa a oferecer raios-X digital

Novo modelo promete melhorias na qualidade e na prontidão dos exames

O Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo (HRB-JA) finalizou, no mês de março, a instalação do aparelho de raios-X digital. Com um investimento de mais de R$ 720 mil, a aquisição faz parte do processo de renovação do parque tecnológico do Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB).

A reestruturação do parque tecnológico do CHB visa oferecer um modelo assistencial mais eficiente. Vários equipamentos foram renovados, entre eles intensificadores de imagem, mesas cirúrgicas, broncoscópios, camas elétricas e aparelhos de ultrassom. O investimento atual ultrapassa R$ 9 milhões.

“É um ganho muito importante para os pacientes. Temos recebido um feedback positivo por parte da equipe também. De um modo geral, demonstra o comprometimento da Fhemig em garantir uma assistência de melhor qualidade”, diz o diretor do CHB, Claudinei Emídio Campos, que ressalta que um novo equipamento - como o de raios-X digital - assegura um diagnóstico mais preciso.

Maior resolução e segurança

A Coordenação de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico, por meio do Setor de Imaginologia, utilizava o sistema analógico em uma média de 1.300 exames de raios-X por mês. O modelo digital oferece maior qualidade da imagem e rapidez na entrega do resultado, o que pode ser determinante em casos de urgência hospitalar.

Com uma melhor resolução da imagem, o raio-X digital evita repetições, como ocorre muitas vezes com o exame analógico. Ecologicamente correto, também dispensa o uso de produtos químicos que prejudicam o meio ambiente. Além disso, os níveis de exposição à radiação ionizante são minimizados, garantindo mais segurança ao paciente e ao profissional.

O aparelho conta ainda com sistema de armazenamento de imagens e de comunicação, o PACS (Picture Archiving and Communication System), que possibilita a visualização sem a necessidade de impressão. Com o PACS, os exames podem ser acessados em tempo real pela equipe médica em 20 pontos de acesso - incluindo smartphones, agilizando ainda mais o atendimento ao usuário.CHB Raios Xdigital2

Guilherme Curcio Cassini, gerente de Linhas de Cuidado e Apoio Assistencial, considera o equipamento um grande avanço para a assistência aos pacientes do CHB, já que ele é o mais moderno em radiologia na região. “É um diferencial para toda a equipe que tem em mãos uma tecnologia de ponta para prestarem seus serviços’, destaca.

Referência para 14 municípios

Referência pública em pronto atendimento nos 14 municípios da microrregião de Barbacena, o HRB-JA realiza por volta de 2 mil exames diagnósticos de imagem por mês, contando com os de raios-X. Além da unidade oferecer leitos de UTI, clínica médica e clínica cirúrgica credenciados no SUS, é especializada no atendimento em Traumatologia e Ortopedia.

Por Cesar Ferreira, estagiário sob supervisão de Michèlle Guirlanda