26/07/2023

Residência de cirurgia torácica do HJK recebe certificação prata da SBCT

O programa de residência médica especializado em cirurgia torácica e endoscopia respiratória do Hospital Júlia Kubitschek (HJK) recebeu a certificação prata dada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. A concessão do certificado ocorreu em São Paulo, durante o XXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica (SBCT). Na ocasião, estavam presentes Nilson Figueiredo Amaral e Carla Maria Alves e Silva, cirurgiões torácicos preceptores do programa de residência.


Coordenador da residência médica de cirurgia torácica e endoscopia respiratória, Nilson Figueiredo Amaral ressalta os esforços da equipe de residência em contribuir com a evolução da assistência nos serviços. “Agradecemos imensamente aos ex-residentes que brilham em suas atividades; aos colegas Phelipe Gabriel, Maria Luiza Camargos e Rafaela Brandão; e aos residentes de pneumologia, com seu precioso auxílio e as diretorias com seu apoio”, reconhece o coordenador.

Referência estadual no Serviço de Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória, o HJK atendia anualmente em torno de quatro mil consultas especializadas, 1.200 broncoscopias, 700 pequenos procedimentos e 200 cirurgias torácicas de maior complexidade. Recentemente, a unidade do Complexo Hospitalar de Especialidades da Rede Fhemig ganhou um novo bloco cirúrgico, o que aumentou em cerca de 40% a sua capacidade de cirurgias.

A inauguração do bloco, em março deste ano, marcou ainda um retorno dos procedimentos cirúrgicos eletivos, acumulados no período da pandemia, e oferece uma maior qualidade assistencial aos usuários. Em setembro de 2021, também foi entregue o novo CTI da unidade, que proporcionou melhorias na estruturação e uma ampliação na oferta de leitos de terapia intensiva e de enfermaria clínica. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 18,5 milhões.

Para Nilson, as obras reforçam a consagração do atendimento de cirurgia torácica no HJK, que é reconhecido desde a inauguração da unidade, em somatória à história do serviço disposto. “Temos o CTI e o centro cirúrgico renovados e equipados com modernos instrumentos. Essas e outras medidas melhoram significativamente nossas condições de trabalho e garantem excelência no atendimento aos nossos pacientes”, assegura o cirurgião torácico.

O XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica – Tórax 2023, considerado o maior evento de cirurgia torácica da América Latina, aconteceu entre os dias 17 a 19 de maio em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças.


Por Cesar Ferreira Alves, estagiário sob supervisão de Michelle Guirlanda